Comunicação Cinésica e Proxémica de Instrutores de Localizada Experientes e Estagiários: Deteção de T-patterns

Autores

  • Susana Mendes Alves Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), Rio Maior Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV), Santarém Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), Vila Real
  • Marta Castañer Institut Nacional d’Educació Física de Catalunya (INEFC) – Universitat de Lleida, Grup de recerca en Metodologia Observacional en l'activitat Física i Esportiva.
  • Oleguer Camerino Institut Nacional d’Educació Física de Catalunya (INEFC) – Universitat de Lleida, Grup de recerca en Metodologia Observacional en l'activitat Física i Esportiva.
  • Susana Carla Alves Franco Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), Rio Maior Centro de Estudos em Educação, Tecnologia e Saúde (CI&DETS), Viseu
  • José Jesus Fernandes Rodrigues Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), Rio Maior Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV), Santarém Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH), Aguaçu, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.3817

Resumo

O presente estudo centra-se na análise da comunicação não-verbal dos instrutores de fitness com recurso à metodologia observacional e objetiva a análise das configurações e padrões temporais (T-patterns) de comportamento cinésico e proxémico de instrutores com diferentes níveis de experiência profissional. Participaram neste estudo 12 instrutores de fitness divididos em dois grupos em função da sua experiência profissional: grupo de instrutores experientes (n = 6); grupo de instrutores estagiários (n = 6). As sessões de exercício foram filmadas e os comportamentos cinésicos e proxémicos dos instrutores codificados com recurso ao Sistema de Observação da Comunicação Cinésica - Fitness (SOCIN-Fitness) e ao Sistema de Observação da Comunicação Proxémica - Fitness (SOPROX-Fitness). Os resultados obtidos revelaram a existência de padrões temporais de comportamento cinésico e proxémico, próprios de cada grupo de instrutores. Foi possível verificar que os instrutores experientes apresentam um comportamento cinésico e proxémico mais consistente e complexo do que os estagiários, caraterizado pela regulação do comportamento dos praticantes, através do acompanhamento na realização dos exercícios a partir da posição correspondente, e da intercalação de comportamentos de informação e de feedback, com recurso à utilização de uma morfologia de gestos mais diversificadas. 

Biografias Autor

Susana Mendes Alves, Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), Rio Maior Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV), Santarém Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), Vila Real

Susana Mendes Alves. Concluiu Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2013. É Assistente 1º triénio no Instituto Politécnico de Santarém. Publicou 9 artigos em revistas especializadas e 14 trabalhos em actas de eventos. Possui 37 itens de produção técnica. Recebeu 8 prémios e/ou homenagens. Nas suas actividades profissionais interagiu com 33 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Susana Carla Alves Franco, Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), Rio Maior Centro de Estudos em Educação, Tecnologia e Saúde (CI&DETS), Viseu

Susana Carla Alves Franco. Concluiu Fonaments Metodològics de la Recerca de l Áctivitat Física i l Esport - Institut Nacional d Educació Física de Catalunya Universitat de Lleida em 2009. É Professor Coordenador no Instituto Politécnico de Santarém. Publicou 8 artigos em revistas especializadas, possui 2 capítulos de livros e 4 livros publicados. Possui 2 itens de produção técnica. Orientou 1 tese de doutoramento e co-orientou 1, orientou 4 dissertações de mestrado nas áreas de Ciências da Saúde e Ciências da Educação. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Entre 2003 e 2010 participou em 4 projectos de investigação. Actualmente participa em 6 projectos de investigação, sendo que coordena 2 destes. Actua nas áreas de Ciências Médicas com ênfase em Ciências da Saúde e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 27 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Fitness, Comportamento, Aeróbica, Aptidão Física, Exercício, Pedagogia, Instrutor, Step, Comunicação Paraverbal e Feedback (retroalimentação).

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Publicado

2016-03-10

Edição

Secção

Artigos Originais

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