O valor educativo do desporto: Desafios e dificuldades percebidas por treinadores de crianças e jovens
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.38603Palavras-chave:
Valores educativos, desporto, dificuldades, treinador, jovens atletasResumo
Este estudo investigou os desafios e dificuldades enfrentadas pelos treinadores ao transmitir valores educativos do desporto e as suas estratégias para lidar com a falta desses valores nos seus jovens atletas. A amostra incluiu quatro treinadores de crianças e jovens do género masculino, com idades entre os 44 e 46 anos, e entre 5 e 20 anos dedicados ao treino de crianças e jovens. Conduziram-se entrevistas anónimas semiestruturadas de interação verbal, com o apoio de um guião. Os principais resultados indicam que os treinadores muitas vezes lutam contra a realidade atual dos pais dos atletas, que priorizam a competição acima de tudo e não transmitem os valores fundamentais aos seus filhos, e enfrentam o uso crescente da tecnologia para transmitir valores desportivos que nem sempre correspondem aos desejados. As principais estratégias identificadas para combater a falta de valores incluem promover o respeito, usar os valores corretos diariamente e incentivar a igualdade. Conclui-se que a família dos atletas influencia significativamente na sua prática desportiva e na transmissão dos valores desportivos, e que os treinadores enfrentam o desafio de os pais ou a família dos atletas nem sempre terem uma atuação pedagógica.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Sílabas Didáticas. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.