Análise do astigmatismo corneano nos candidatos a cirurgia de catarata

Autores

  • André Salgado Marques Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental Hospital de Egas Moniz
  • Joana Portelinha
  • Filipe Isidro
  • Pedro Simões
  • Tiago Bravo Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.48560/rspo.6876

Palavras-chave:

astigmatismo, tomografia, catarata, tórica, intraocular

Resumo

Introdução: apesar das opções para correcção do astigmatismo corneano aquando da cirurgia de catarata, especialmente o uso de lentes intraoculares tóricas, existem poucos dados relativos à prevalência e magnitude do astigmatismo corneano em doentes portugueses. O objectivo deste estudo foi proceder a essa análise e realçar a importância do reconhecimento e tratamento do astigmatismo durante a cirurgia de catarata.

Material e Métodos: foi realizada tomografia corneana com Pentacam HR® a doentes propostos para cirurgia de catarata na consulta geral de oftalmologia do Hospital de Egas Moniz. Foram excluídos doentes com astigmatismos irregulares ou outras patologias oculares importantes associadas. Procedeu-se à análise da queratometria e astigmatismo das faces anterior e posterior da córnea.

Resultados: foram avaliados 234 olhos de 117 doentes com idade média de 74.45 ± 7.66 anos. O astigmatismo corneano da face anterior médio foi de 0.98 ± 0.74D (0.1 – 3.4D), com 39% dos olhos com valores superiores a 1.00D e apenas 32% dos olhos com um astigmatismo inferior a 0.50D. O astigmatismo da face anterior foi oblíquo na maioria dos olhos (48%). O astigmatismo da face posterior médio foi de 0.28 ± 0.15D (0.1 – 0.9 D), com o eixo mais curvo alinhado verticalmente em 68% dos olhos.

Conclusões: mais de um terço dos casos propostos para cirurgia de catarata apresenta astigmatismo corneano anterior superior a 1.00D. O astigmatismo posterior médio foi de 0.28D. Estes dados devem ser tidos em consideração ao planear a cirurgia de catarata para obtenção dos melhores resultados visuais e refractivos possíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

André Salgado Marques, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental Hospital de Egas Moniz

Joana Portelinha

Filipe Isidro

Pedro Simões

Tiago Bravo Ferreira

Downloads

Publicado

2015-12-25

Como Citar

Marques, A. S., Portelinha, J., Isidro, F., Simões, P., & Ferreira, T. B. (2015). Análise do astigmatismo corneano nos candidatos a cirurgia de catarata. Revista Sociedade Portuguesa De Oftalmologia, 39(1), 23–30. https://doi.org/10.48560/rspo.6876

Edição

Secção

Artigos Originais