Curso de Licenciatura em Enfermagem: Panorama do ensino de liderança em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RV20203

Palavras-chave:

enfermagem, estudantes de enfermagem, educação superior, liderança, educação baseada em competências

Resumo

Enquadramento: A liderança eficaz na prática de enfermagem relaciona-se com a preparação dos estudantes durante a formação académica.

Objetivo: Identificar conteúdos sobre liderança nos programas do Curso de Licenciatura em Enfermagem em Portugal.

Metodologia: Consulta online dos programas das unidades curriculares de 17 cursos com conteúdos acessíveis, de 39 instituições de ensino superior que lecionam enfermagem, em setembro-dezembro de 2018. Dados organizados com o software Excel para caracterização das unidades curriculares e análise de conteúdo com software IRAMUTEQ 0.6 alpha 3.

Resultados: Identificados conteúdos sobre liderança em unidades curriculares que apresentavam os termos “gestão” e/ou “administração”, associados com “enfermagem” e/ou “saúde”, e outros termos associados, salientando-se “organização dos cuidados de saúde”.

Conclusão: O ensino da liderança está presente como conteúdo programático em todos os currículos, embora não seja lecionada como disciplina própria em nenhum dos Cursos de Licenciatura. Reconhece-se ser fundamental o ensino da liderança para o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes. Não foram encontradas nas unidades curriculares dos cursos ligações do ensino da liderança à prática clínica.

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Publicado

2022-01-11

Como Citar

Ferreira, M. M. F., Bueno, A. de A., & Lomba, M. de L. (2022). Curso de Licenciatura em Enfermagem: Panorama do ensino de liderança em Portugal. Revista De Enfermagem Referência, 5(8, Supl. 8), 1–6. https://doi.org/10.12707/RV20203

Edição

Secção

Artigos de Investigação