Atitudes em relação à imigração dos alunos de uma escola de enfermagem de Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RIV18086

Palavras-chave:

atitude, emigrantes e imigrantes, diversidade cultural, enfermagem, saúde

Resumo

Enquadramento: A diversidade cultural está presente em todas as sociedades. Os enfermeiros devem ser culturalmente competentes para prestar cuidados de qualidade.

Objetivo: Validar a Escala de Atitude em Relação à Imigração na Enfermagem (EAIE) para português e conhecer as atitudes face à imigração dos estudantes do 1º ano da licenciatura de uma escola de enfermagem de Portugal.

Metodologia: Estudo descritivo, exploratório e analítico, com aplicação da EAIE, traduzida e adaptada culturalmente para a língua portuguesa, composta por 39 items. Participaram no estudo 143 estudantes.

Resultados: Boa consistência interna da escala medida com o α de Cronbach (0,94). Com a análise unifatorial da escala e de cada item em separado identificaram-se diferenças significativas de atitude entre homens e mulheres em 6 itens e entre grupos etários em 2 itens.

Conclusão: As atitudes de uma parte dos estudantes não mostram um reconhecimento inequívoco dos direitos dos imigrantes aos recursos sociossanitários. Consideramos necessário aprofundar a formação em competência cultural e sobre o Direito Universal à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alizadeh, S., & Chavan, M. (2015). Cultural competence dimensions and outcomes: A systematic review of the literature. Health and Social Care in the Community, 4(6), 117-130. doi:10.1111/hsc.12293

Antonín-Martín, M., & Tomás-Sábado, J. (2004). La escala de actitud ante la inmigración para enfermería: Validación preliminar. Enfermería Científica, 262-263, 77-82. Retrieved from https://www.researchgate.net/publication/262727094_La_escala_de_actitud_ante_la_inmigracion_para_enfermeria_Validacion_preliminar

Beaton, D. E., Bombardier, C., Guillemin, F., & Ferraz, M. B. (2000). Guidelines for the process of cross-cultural adaptation of self-report measures. Spine, 25(24), 3186-3191. Retrieved from https://lab.research.sickkids.ca/pscoreprogram/wp-content/uploads/sites/72/2017/12/Beaton2000-GuidelinesCrossCulturalAdaptation.pdf

Comisión Europea. (2017). Eurobarómetro standard 88: Informe nacional: Opinión pública en la unión europeia. Retrieved from https://ec.europa.eu/spain/sites/spain/files/eb88_nat_es_es.pdf

García, E. B. (2015). Competencia cultural en salud: Conocimientos, prácticas y actitudes ante los cuidados culturales (Ph.D. Thesis). Available at http://hdl.handle.net/10272/11441

Giger, J. N., & Davidhizar, R. (2001). The giger and davidhizar transcultural assessment model. Journal of Transcultural Nursing, 13(3), 185-188. doi:10.1177/10459602013003004

Gil, M. D., & Solano, M. C. (2017). La aplicación del modelo de competencia cultural en la experiencia del cuidado en profesionales de enfermería de atención primaria. Atención Primaria, 49(9), 549-556. doi:10.1016/j.aprim.2016.10.013

Grueso, F. J., & Arroyo. L. M. (2016). La actitud de los estudiantes de enfermería de la UCO hacia el paciente inmigrante. Ciber Revista, 49, 43-55. Retrieved from http://www.enfermeriadeurgencias.com/ciber/ mayo2016/pagina8.html

Jofré, S., & Sepúlveda, C. (2017). Migración en Chile: Nuevo desafío para la formación de competências culturales en estudiantes de enfermería. Enfermería Actual de Costa Rica, 33, 88-98. doi:10.15517/revenf.v0i33.28950

Marzilli, C. (2014). Concept analysis of culture applied to nursing. Creative Nursing, 20(4), 227-233.

Noble, A., Nuszen, E., Rom, M., & Noble, L. M. (2014). The effect of a cultural competence educational intervention for first-year nursing students in Israel. Journal of Transcultural Nursing, 25(1), 87-94. doi:10.1177/1043659613503881

Observatorio Permanente Andaluz de las Migraciones. (2017). Opiniones y actitudes de la población andaluza ante la inmigración. Retrieved from http://www.juntadeandalucia.es/justiciaeinterior/opam/sites/default/files/DOC/Informe_final_OPIA_publicaci%-C3%B3n_1.pdf

Perng, S. J., & Watson, R. (2012). Construct validation of the nurse cultural competence scale: A hierarchy of abilities. Journal Clinical Nursing, 21(11-12), 1678-1684. doi:10.1111/j.1365-2702.2011.03933.x

Reis, A., & Madeira, A. (2016). Saúde das famílias imigrantes: Estratégias pedagógicas na formação em enfermagem. Revista Millenium, 2(1), 63-69. Retrieved from https://repositorio.ipsantarem.pt/bitstream/10400.15/1979/1/Revista%20Millenium-2016_2%281%29_Pags.%2063-69.pdf

Roca, N., & Vega, C. (2007). Diversidad cultural: Actitudes, valores by saberes de los estudiantes de enfermería. EMIGRA, Educació, Migracions i Infáncia, 73, 1-19. Retrieved from https://ddd.uab.cat/pub/emigrawp/emigrawp_a2007n73/emigrawp_a2007n73p1.pdf

Sánchez-Ojeda, M. A., Alemany, I., & Gallardo, M. A. (2017). The nursing department’s view towards moroccan patients. Revista Escola de Enfermagem da USP, 51, e03227. doi:10.1590/S1980-220X2016022703227

Shattell, M. M., Nemitz, E. A., Crosson, N. P., Zackeru, A. R., Starr, S., & Gonzales, C. (2013). Culturally competent practice in a pre-licensure baccalaureate nursing program in the United States: A mixed-methods study. Nursing Education Perspectives, 34(6), 383-389. Retrieved from https://pdfs.semanticscholar.org/75e4/47f690cbb2e21b05a819a512b38faf179958.pdf

Ugarte, M. I. (2015). La salud reproductiva de las mujeres inmigrantes marroquíes: Análisis cualitativo de las representaciones sociales de mujeres y profesionales de la salud (Ph.D. Thesis). Universidad de Castilla-La Mancha, Espanã. Retrieved from http://hdl.handle.net/10578/9051

Young, K., & Flügel, J. C. (1967). Psicología de las actitudes. Buenos Aires, Argentina: Paidos.

Publicado

2019-06-28

Como Citar

Gurrutxaga, M. I. U., Cardoso, M. L., Xavier, B., Gallego, B. M., & Rodrigues, M. A. (2019). Atitudes em relação à imigração dos alunos de uma escola de enfermagem de Portugal. Revista De Enfermagem Referência, 4(21), 13–24. https://doi.org/10.12707/RIV18086

Edição

Secção

Artigos de Investigação