Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review

Autores

  • Margarida Moreira da Silva Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0031-271X
  • Maria Henriqueta Figueiredo Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto, Portugal; Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0001-7902-9751
  • Verónica Coutinho Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0001-8073-4562
  • Adriana Raquel Neves Coelho Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra, Portugal; Portugal Centre for Evidence-Based Practice: A Joanna Briggs Institute Centre of Excellence , Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-6381-7128

DOI:

https://doi.org/10.12707/RV21107

Palavras-chave:

enfermagem familiar, enfermagem, estudantes de enfermagem, revisão

Resumo

Contexto: As metodologias pedagógicas adotadas são um fator importante na aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem. Não obstante, as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar encontram-se dispersas na literatura.

Objetivo: Mapear as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar.

Método de revisão sistemática: Scoping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados.

Apresentação e interpretação dos resultados: Dois estudos foram incluídos na revisão. Foram utilizadas como metodologias pedagógicas o debriefing estruturado e a narração dialógica. Ambos os estudos foram implementados em estudantes da graduação de enfermagem. Um dos estudos foi realizado unicamente em contexto de laboratório e outro, adicionalmente, em contexto real.

Conclusão: As metodologias pedagógicas e os contextos de implementação diferem entre os estudos. Mais estudos devem ser realizados no âmbito das metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar.

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Publicado

2022-09-13

Como Citar

Silva, M. M. da, Figueiredo, M. H., Coutinho, V., & Coelho, A. R. N. (2022). Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review. Revista De Enfermagem Referência, 6(1), 1–7. https://doi.org/10.12707/RV21107

Edição

Secção

Artigos de Revisão Sistemática