Cuidado cardiovascular seguro no ensino de enfermagem: perspetiva de docentes, discentes e graduados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RV20093

Palavras-chave:

enfermagem cardiovascular, segurança do paciente, educação superior, educação em enfermagem

Resumo

Enquadramento: A segurança do paciente é essencial para a promoção da qualidade assistencial, especialmente quando associada ao impacto epidemiológico global e regional da saúde cardiovascular, evidenciando a necessidade da introdução clara da temática nos currículos de saúde.

Objetivo: Analisar a formação em enfermagem no domínio do cuidado cardiovascular seguro.

Metodologia: Estudo hermenêutico realizado no curso de enfermagem de uma universidade pública do interior do Nordeste brasileiro com docentes, discentes e graduados. A amostragem foi por conveniência. As entrevistas e grupos focais sofreram análise categorial temática com referencial teórico do guia curricular de segurança do paciente da Organização Mundial de Saúde. A amostra final foi de 46 participantes.

Resultados: As categorias resultaram nos temas: O cuidado é complexo e o seu ensino é fragmentado; A falta de especificidade no ensino do cuidado cardiovascular seguro; O reconhecimento do cuidado cardiovascular seguro e Os desafios do ensino e aprendizagem no cuidado cardiovascular seguro.

Conclusão: O ensino do cuidado cardiovascular seguro mostrou-se indireto e fragmentado por todos os grupos de participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amorim, C. B., Oliveira, M. F., Barlem, E. L., & Mattos, L. M. (2019). Dificuldades vivenciadas pelos estudantes de enfermagem durante a sua formação. Journal of Nursing and Health, 9(3), e199306. https://doi.org/10.15210/jonah.v9i3.14310

Bohomol, E. (2019). Patient safety education of the graduation in Nursing from the teaching perspective. Escola Anna Nery de Enfermagem, 23(2), e20180364. https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0364

Brown, A., Nidumolu, A., McConnell, M., Hecker, K., & Grierson, L. (2019). Development and psychometric evaluation of an instrument to measure knowledge, skills, and attitudes towards quality improvement in health professions education: The Beliefs, Attitudes, Skills, and Confidence in Quality Improvement (BASiC-QI) Scale. Perspectives on Medical Education, 8(3), 167–176. https://doi.org/10.1007/s40037-019-0511-8

Fernandes, J. (1998). A construção do currículo em Enfermagem: Concepções educacionais e pedagógicas: Da normatividade à autonomia. Revista de Enfermagem Referência, 0, 33-39. https://rr.esenfc.pt/site/index.php?module=rr&target=publicationDetails&pesquisa=cuidados%20de%20enfermagem&id_artigo=66

Gleason, K. T., Greenberg, P., & Dennison Himmelfarb, C. R. (2019). Nurses are key in preventing deadly diagnostic errors in cardiovascular diseases. The Journal of Cardiovascular Nursing, 34(1), 6–8. https://doi.org/10.1097/JCN.0000000000000542

Guinea, S., Andersen, P., Reid-Searl, K., Levett-Jones, T., Dwyer, T., Heaton, L.,... Bickell, P. (2019) Simulation-based learning for patient safety: The development of the Tag Team Patient Safety Simulation methodology for nursing education. Collegian, 26(3), 392-398. https://doi.org/10.1016/j.colegn.2018.09.008

Gustavsen, P. H., Nielsen, D. G., Paltved, C., Konge, L., & Nayahangan, L. J. (2019). A national needs assessment study to determine procedures for simulation-based training in cardiology in Denmark. Scandinavian Cardiovascular Journal: SCJ, 53(1), 35–41. https://doi.org/10.1080/14017431.2019.1569716

Hessels, A. J., Paliwal, M., Weaver, S. H., Siddiqui, D., & Wurmser, T. A. (2019). Impact of patient safety culture on missed nursing care and adverse patient events. Journal of Nursing Care Quality, 34(4), 287–294. https://doi.org/10.1097/NCQ.0000000000000378

Kirwan, M., Riklikiene, O., Gotlib, J., Fuster, P., & Borta, M. (2019). Regulation and current status of patient safety content in pre-registration nurse education in 27 countries: Findings from the Rationing – Missed nursing care (rancare) project. Nurse Education in Practice, 37, 132-140. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2019.04.013

Malachias, M. V., Póvoa, R. M., Nogueira, A. R., Souza D., Costa L. S., & Magalhães, M. E. (2016). 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial: Capítulo 3 - Avaliação clínica e complementar. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 107(3, Supl.), 14-17. https://doi.org/10.5935/abc.20160153

Minayo, M. C. (2013). O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, Brasil: Hucitec

Ministério da Saúde. (2014). Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/documento_referencia_programa_nacional_seguranca.pdf

Nightingale, F. (1989). Notas sobre enfermagem: O que é e o que não é. São Paulo, Brasil: Cortez.

Organização Mundial da Saúde. (2016). Guia curricular de segurança do paciente da Organização Mundial da Saúde: Edição multiprofissional. Rio de Janeiro, Brasil: Autor.

Organização Mundial de Saúde. (2011). Estrutura conceitual da classificação internacional sobre segurança do doente: Relatório técnico final. Lisboa, Portugal: Direção-Geral da Saúde.

Ozer, S., Sarsilmaz Kankaya, H., Aktas Toptas, H., & Aykar, F. S. (2019). Attitudes toward patient safety and tendencies to medical error among Turkish cardiology and cardiovascular surgery nurses. Journal of Patient Safety, 15(1), 1–6. https://doi.org/10.1097/PTS.0000000000000202

Resolução nº 3/2001 de 7 de novembro. Diário Oficial da União 09 Novembro 2001 – Seção 1. Ministério da Educação, Gabinete do Ministro. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf

Samuriwo, R., Laws, E., Webb, K., & Bullock, A. (2020). “I didn’t realise they had such a key role.” Impact of medical education curriculum change on medical student interactions with nurses: A qualitative exploratory study of student perceptions. Advances in Health Sciences Education: Theory and Practice, 25(1), 75–93. https://doi.org/10.1007/s10459-019-09906-4

Weeks, K. W., Coben, D., O’Neill, D., Jones, A., Weeks, A., Brown, M., & Pontin, D. (2019). Developing and integrating nursing competence through authentic technology-enhanced clinical simulation education: Pedagogies for reconceptualising the theory-practice gap. Nurse Education in Practice, 37, 29-38. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2019.04.010

Wu, A. W., & Busch, I. M. (2019). Patient safety: A new basic science for professional education. GMS Journal for Medical Education, 36(2), doc21. https://doi.org10.3205/zma001229

Publicado

2021-03-31

Como Citar

Gomes, E. B., Moreira, T. M. M., Pereira, H. C. V., Beltrão, I. C. S. L. de, Oliveira, C. J. de, Carvalho, R. E. F. L. de, & Freitas, C. H. A. de. (2021). Cuidado cardiovascular seguro no ensino de enfermagem: perspetiva de docentes, discentes e graduados. Revista De Enfermagem Referência, 5(5), 1–8. https://doi.org/10.12707/RV20093

Edição

Secção

Artigos de Investigação