Intervenção educativa para prevenção da remoção não eletiva do cateter central de inserção periférica em pediatria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RVI23.109.32841

Palavras-chave:

cateterismo venoso central, unidades de terapia intensiva pediátrica, conhecimento, educação em saúde, cuidados de enfermagem

Resumo

Enquadramento: A participação da equipe de enfermagem nas intervenções educativas utilizando a metodologia da problematização melhora o conhecimento teórico, reduzindo o número de cateteres retirados precocemente.

Objetivo: Avaliar o efeito da intervenção educativa na equipa de enfermagem na unidade de terapia intensiva pediátrica na melhoria do conhecimento teórico sobre a prevenção de complicações que ocasionam a remoção não eletiva do cateter central de inserção periférica.

Metodologia: Estudo quase-experimental com aplicação de questionário antes e após intervenção educativa, com aplicação do teste t de Student Pareado, considerando-se o nível de significância de 95% e os valores de p < 0,05 significativos

Resultados: Aumento do conhecimento teórico após intervenção, com aumento da média da pontuação dos técnicos em enfermagem de 5,30 (DP = 1,49) para 9,10 (DP = 1,79) e enfermeiros de 11,83 (DP = 2,12) para 20,67 (DP = 2,46).

Conclusão: Espera-se que esse conhecimento teórico sobre a prevenção de complicações se efetive no ato de cuidar, promovendo a melhoria da prática de manutenção e, consequentemente, redução das perdas prematuras do cateter.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, A. C., Pires, M. H., Santana, I. S., Salgado, P. O., Toledo, L. V., Parreira, P., & Braga, L. M. (2022). Eficácia de uma intervençãoeducativa para prevenção de complicações no cateter venoso periférico. Cogitare Enfermagem, 27, e83329. http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.83329

Angeloni, N. L., Silva, M. H., Valle, L. A., Sousa, Á. F., Valim, M. D., Andrade, D., Fronteira, I., & Junior, A. G. (2023). Impact of an educational intervention on standard precautions during the covid-19 pandemic. Revista Brasileira De Enfermagem, 76(4), e20220750. https://www.scielo.br/j/reben/a/9ZWMKwqhg-7C4pNcthj7TGBR/?format=pdf&lang=pt

Araújo, P. R., Santana, B. S., Nogueira, J. W., & Magro, M. C. (2022). Clinical simulation in nursing professionals’ late retention of knowledge and selfconfidence: A quasi-experimental study. Cogitare Enfermagem, 27, e86981. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.86981

Balsorano, P., Virgili, G., Villa, G., Pittiruti, M., Romagnoli, S., Gaudio, A. R., & Pinelli, F. (2020). Peripherally inserted central catheter-related thrombosis rate in modern vascular access era: When insertion technique matters: A systematic review and meta-analysis. The Journal of Vascular Access, 21(1), 45–54. https://doi.org/10.1177/1129729819852203

Bierlaire, S., Danhaive, O., Carkeek, K., & Piersigilli, F. (2021). How to minimize central line-associated bloodstream infections in a neonatal intensive care unit: A quality improvement intervention based on a retrospective analysis and the adoption of an evidence-based bundle. European Journal of Pediatrics, 180, 449-460. https://doi.org/10.1007/s00431-020-03844-9

Felix, L. G., Mendonça, A. E., Costa, I. K., Oliveira, S. H., Almeida, A. M., & Soares, M. J. (2021). Knowledge of primary care nurses before and after educational intervention on diabetic foot. Revista Gaúcha de Enfermagem, 42, e20200452. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200452

Ferreira, C. P., Querido, D. L., Christoffel, M. M., Almeida, V. S., Andrade, M., & Leite, H. C. (2020). A utilização de cateteres venosos centrais de inserção periférica na unidade intensiva neonatal. Revista Eletrônica de Enfermagem, 22(56923), 1-8. https://doi.org/10.5216/ree.v22.56923

Fonseca, R. M. (2021). Implantação de um protocolo de cateter central de inserção periférica: Contribuição dos enfermeiros gestores do processo para a segurança do paciente [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem]. Biblioteca Virtual em Saúde. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1382289

Godeiro, A. L. (2020). Intervenção educativa para prevenção da remoção não eletiva do cateter central de inserção periférica em pediatria [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. Estudo Geral: Repositório Científico da UFRN. https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30945/1/Intervencaoeducativaprevencao_Godeiro_2020.pdf

Godeiro, A. L., Santos, L. M., Souza, A. L., Dantas, D. N., & Leal, M. D. (2023). Remoção não eletiva do cateter central de inserção periférica: Medidas preventivas e manejo das causas em pediatria e neonatologia. Research Society and Development, 12(8), e18612843076. https://www.researchgate.net/publication/373697101_Remocao_nao_eletiva_do_cateter_central_de_insercao_periferica_medidas_preventivas_e_manejo_das_causas_em_pediatria_e_neonatologia

Levit, O., Shabanova, V., & Bizzarro, M. (2020). Impact of a dedicated nursing team on central line-related complications in neonatal intensive care unit. The Journal of Maternal-fetal & Neonatal Medicine, 33(15), 2618–2622. https://doi.org/10.1080/14767058.2018.1555814

Mendonza, I. Y. (2012). Intervenção educativa sobre hipotermia: Uma estratégia para aprendizagem em centro cirúrgico. Revista da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, 46(4), 851-857. https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000400010

Prado, N. C., Santos, R. S., Almino, R. H., Lima, D. M., Oliveira, S. S., & Silva, R. A. (2020). Variables asociadas a eventos adversos en neonatos con catéter venoso central de inserción periférica. Enfermería Global, 19(3), 36-46. https://doi.org/10.6018/eglobal.387451

Silva, K. R., Neves, L. G., Silva, L. F., Silva, M. J., & Simor, A. (2022). Educação permanente em cuidados de enfermagem na manutenção do cateter venoso central de inserção periférica. Revista de Enfermagem UFPI, 11(1), e2556. https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2556/3165

Publicado

2024-06-18

Como Citar

Godeiro, A. L. da S. ., Santos, L. M. C. ., Cavalcanti, E. F. O. ., Pinto, J. T. J. M. ., João Bosco Filho, Souza, A. L. S. ., & Mourad, R. P. . (2024). Intervenção educativa para prevenção da remoção não eletiva do cateter central de inserção periférica em pediatria. Revista De Enfermagem Referência, 6(3). https://doi.org/10.12707/RVI23.109.32841

Edição

Secção

Artigos de Investigação