O autoconceito de estudantes de ensino médio e sua relação com desempenho acadêmico: Uma revisão sistemática

  • Guilherme Da Silva Gasparotto Universidade Federal do Paraná & Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPR), Brasil
  • Thaynara do Prado Szeremeta Universidade Federal do Paraná, Brasil
  • Gislaine Cristina Vagetti Universidade Federal do Paraná, Brasil
  • Tania Stoltz Universidade Federal do Paraná, Brasil
  • Valdomiro de Oliveira Universidade Federal do Paraná, Brasil

Resumo

O objetivo do estudo foi revisar sistematicamente as pesquisas que analisaram a relação do autoconceito com o rendimento acadêmico de adolescentes do ensino médio, bem como verificar quais variáveis e contextos dentro da escola foram abordados em conjunto ao autoconceito, para melhor explicar essa relação. A revisão incluiu estudos publicados nos últimos 10 anos nas bases eletrônicas de trabalhos científicos: ERIC/Thesaurus, MEDLINE/Pubmed, SportDiscus, SciELO e Web of Science. Foram utilizados os descritores caracterizando componentes do autoconceito (self, self-concept e self-psychology) com os descritores relacionados ao rendimento acadêmico, em que também se considerou a capacidade acadêmica percebida (academic achievement, underachievement, educational achievement, perception of competence, competence perception, self-efficacy). Dez estudos foram incluídos na revisão. A relação entre autoconceito e desempenho acadêmico mostrou-se consistente e se confirmou em nove dos 10 trabalhos. Outras variáveis também se apresentaram importantes na explicação do desfecho do rendimento acadêmico, tais como a motivação acadêmica, a prática de atividades extracurriculares, a autoeficácia acadêmica e o envolvimento dos pais.

Palavras-chave:Estudantes; Psicologia do self; Adolescente; Avaliação do rendimento

 

ABSTRACT

The aim of the study was to systematically review the studies that analyzed the relationship between self-concept and academic achievement in high school students, as well as to verify which variables and contexts within the school were approached together with self-concept, to better explain this relationship. The review included studies published in the last ten years in the scientific electronic databases: ERIC/Thesaurus, MEDLINE/Pubmed, SportDiscus, SciELO and Web of Science. The descriptors that characterized the components of self-concept used were those of self, self-concept and self-psychology, and the descriptors related to academic achievement, academic achievement, underachievement, educational achievement, perception of competence, competence perception and self-efficacy. Ten studies were included in the review. The relationship between self-concept and academic performance was consistent and confirmed in nine of the ten papers. Other variables that were important in explaining the academic achievement were academic motivation, the practice of extracurricular activities, academic self-efficacy and parental involvement.

Keywords:Students; Self-psychology; Adolescent; Performance assessment


Biografias do Autor

Guilherme Da Silva Gasparotto, Universidade Federal do Paraná & Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPR), Brasil
Doutor em Educação Física, Docente do Instituto Fedral de Educação, Ciência e Técnologia do Paraná -IFPR
Thaynara do Prado Szeremeta, Universidade Federal do Paraná, Brasil
Acadêmica de Mestrado em Educação
Gislaine Cristina Vagetti, Universidade Federal do Paraná, Brasil
Doutora em Educação Física; Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR; Docente da Faculdade de Artes do Paraná - FAP UNESPAR
Tania Stoltz, Universidade Federal do Paraná, Brasil
Doutora em Educação; Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR
Valdomiro de Oliveira, Universidade Federal do Paraná, Brasil
Doutor em Educação Física; Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR; Docente do departamento de Educação Física da UFPR

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Publicado
2018-06-01
Secção
Artigos