O autoconceito de estudantes de ensino médio e sua relação com desempenho acadêmico: Uma revisão sistemática

Autores

  • Guilherme Da Silva Gasparotto Universidade Federal do Paraná & Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPR), Brasil
  • Thaynara do Prado Szeremeta Universidade Federal do Paraná, Brasil
  • Gislaine Cristina Vagetti Universidade Federal do Paraná, Brasil
  • Tania Stoltz Universidade Federal do Paraná, Brasil
  • Valdomiro de Oliveira Universidade Federal do Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.13013

Resumo

O objetivo do estudo foi revisar sistematicamente as pesquisas que analisaram a relação do autoconceito com o rendimento acadêmico de adolescentes do ensino médio, bem como verificar quais variáveis e contextos dentro da escola foram abordados em conjunto ao autoconceito, para melhor explicar essa relação. A revisão incluiu estudos publicados nos últimos 10 anos nas bases eletrônicas de trabalhos científicos: ERIC/Thesaurus, MEDLINE/Pubmed, SportDiscus, SciELO e Web of Science. Foram utilizados os descritores caracterizando componentes do autoconceito (self, self-concept e self-psychology) com os descritores relacionados ao rendimento acadêmico, em que também se considerou a capacidade acadêmica percebida (academic achievement, underachievement, educational achievement, perception of competence, competence perception, self-efficacy). Dez estudos foram incluídos na revisão. A relação entre autoconceito e desempenho acadêmico mostrou-se consistente e se confirmou em nove dos 10 trabalhos. Outras variáveis também se apresentaram importantes na explicação do desfecho do rendimento acadêmico, tais como a motivação acadêmica, a prática de atividades extracurriculares, a autoeficácia acadêmica e o envolvimento dos pais.

Palavras-chave:Estudantes; Psicologia do self; Adolescente; Avaliação do rendimento

 

ABSTRACT

The aim of the study was to systematically review the studies that analyzed the relationship between self-concept and academic achievement in high school students, as well as to verify which variables and contexts within the school were approached together with self-concept, to better explain this relationship. The review included studies published in the last ten years in the scientific electronic databases: ERIC/Thesaurus, MEDLINE/Pubmed, SportDiscus, SciELO and Web of Science. The descriptors that characterized the components of self-concept used were those of self, self-concept and self-psychology, and the descriptors related to academic achievement, academic achievement, underachievement, educational achievement, perception of competence, competence perception and self-efficacy. Ten studies were included in the review. The relationship between self-concept and academic performance was consistent and confirmed in nine of the ten papers. Other variables that were important in explaining the academic achievement were academic motivation, the practice of extracurricular activities, academic self-efficacy and parental involvement.

Keywords:Students; Self-psychology; Adolescent; Performance assessment


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Guilherme Da Silva Gasparotto, Universidade Federal do Paraná & Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPR), Brasil

Doutor em Educação Física, Docente do Instituto Fedral de Educação, Ciência e Técnologia do Paraná -IFPR

Thaynara do Prado Szeremeta, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Acadêmica de Mestrado em Educação

Gislaine Cristina Vagetti, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Doutora em Educação Física; Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR; Docente da Faculdade de Artes do Paraná - FAP UNESPAR

Tania Stoltz, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Doutora em Educação; Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR

Valdomiro de Oliveira, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Doutor em Educação Física; Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR; Docente do departamento de Educação Física da UFPR

Referências

Abruzzo, K. J., Lenis, C., Romero, Y. V., Maser, K. J., & Morote, E.-S. (2016). Does participation in extracurricular activities impact student achievement? Journal for Leadership and Instruction, 15(1), 21–26.

Allen, J., Gregory, A., Mikami, A., Lun, J., & Hamre, B. (2013). Observations of effective teacher-student interactions in secondary school classrooms: Predicting student achievement with the classroom assessment scoring system-secondary - ProQuest. School Psychology Review, 42(1), 76–98.

Álvarez, A., Suárez, N., Tuero, E., Núñez, J. C., Valle, A., & Regueiro, B. (2015). Implicación familiar, autoconcepto del adolescente y rendimiento académico. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, 5(3), 293–311.

Areepattamannil, S., & Freeman, J. G. (2008). Academic achievement, academic self-concept, and academic motivation of immigrant adolescents in the greater Toronto area secondary schools. Journal of Advanced Academics, 19(4), 700–743.

Awan, R., Noureen, G., & Naz, A. (2011). A study of relationship between achievement motivation, self-concept and achievement in English and Mathematics at secondary level. International Education Studies, 4(3), 72–79.

Castejón, J. L., Gilar, R., Veas, A., & Miñano, P. (2016). Differences in learning strategies, goal orientations, and self-concept between overachieving, normal-achieving, and underachieving secondary students. Frontiers in Psychology, 7, 14-38.

Chen, X., Beydoun, M. A., & Wang, Y. (2008). Is sleep duration associated with childhood obesity? A systematic review and meta-analysis. Obesity, 16(2), 265–274.

Cia, F., & Barham, E. J. (2008). Estabelecendo relação entre autoconceito e desempenho acadêmico de crianças escolares. Psico, 39(1), 21–27.

Covington, M. V. (2000). Goal theory, motivation, and school achievement: An integrative review. Annual Review of Psychology, 51(1), 171–200.

García-Grau, P., Pérez, D. A., Moreno, F. C., & Prado-Gascó, V. J. (2014). Self-concept in preadolescence: A brief version of AF5 scale. Motriz: Revista de Educação Física, 20(2), 151–157.

Hattie, J. (2014). Self-concept. New York and London: Psychology Press.

Hines, E. M., & Holcomb-McCoy, C. (2013). Parental characteristics, ecological factors, and the academic achievement of African American males. Journal of Counseling & Development, 91(1), 68–77.

Jansen, M., Scherer, R., & Schroeders, U. (2015). Students’ self-concept and self-efficacy in the sciences : Differential relations to antecedents and educational outcomes. Contemporary Educational Psychology, 41, 13–24.

Klapp, A. (2017). Does academic and social self-concept and motivation explain the effect of grading on students’ achievement? European Journal of Psychology of Education, 33(2), 355-376.

Leme, V. B. R., & Marturano, E. M. (2014). Preditores de comportamentos e competência acadêmica de crianças de famílias nucleares, monoparentais e recasadas. Psicologia: Reflexão e Crítica, 27(1), 153–162.

Lone, P. A., & Lone, T. A. (2016). A study on relation between self-concept and academic achievement among secondary school students of Jammu District. Journal of Education and Practice, 7(31), 19–23.

Marx, R. W., & Winne, P. H. (1978). Construct interpretations of three self-concept inventories. American Educational Research Journal, 15(1), 99–109.

Miranda, L., & Almeida, L. S. (2009). As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno. Educação Temática Digital, 10, 36–61.

Oxford Centre for Evidence-Based Medicine (2016). Levels of evidence working group. The Oxford levels of evidence 2. Disponível em: https://www.cebm.net/index.aspx?o=5653 (acesso em: 05/03/2018).

Pasin, E. B., Paiva, M. G. V., & Lannes, D. R. C. (2012). Associação entre fatores psicológicos e relacionais e o rendimento escolar no ensino fundamental. Avaliação Psicológica, 11(2), 275–286.

Piers, E. V., & Harris, D. (1964). Age and others correlates of self-concept in children. Journal of Educational Psychology, 55(2), 91–95.

Piers, E. V., & Herzberg, D. (2002). Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (2ª ed.). Wilshire Boulevard, CA: Western Psychological Services.

Pipa, J., & Peixoto, F. J. B. (2011). Adaptação da escala de autoconceito artístico para estudantes do ensino secundário. In S. Ferreira, A. Verhaeghe, D. Silva, L. Almeida, R. Lima, & S. Fraga (Eds.), In A. S. Ferreira, A. Verhaeghe, D. R. Silva, L. S. Almeida, R. Lima, & S. Fraga (Eds.), Actas do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (pp. 668–678). Lisboa: Sociedade Portuguesa de Psicologia.

Purkey, W. W. (1970). Self-concept and school achievement. Oxford, England: Prentice-Hall.

Ribeiro, J. L. P. (2014). Revisão de investigação e evidência científica. Psicologia, Saúde & Doenças, 15(3), 671–682.

Scherer, R., & Scherer, R. (2013). Further evidence on the structural relationship between academic self-concept and self-efficacy: On the effects of domain specificity. Learning and Individual Differences, Complete 28, 9–19.

Shavelson, R. J., Hubner, J. J., & Stanton, G. C. (1976). Self-concept: Validation of construct interpretations. Review of Educational Research, 46(3), 407–441.

Skaalvik, E., & Bong, M. (2003). Self-concept and self-efficacy revisited. A few notable differences and important similarities. In W. H. Marsh, R. G. Craven, & D. McInerney, International advances in self research (pp. 67–89). Greenwich: Information Age Publishing.

Stankov, L., Lee, J., Luo, W., & Hogan, D. J. (2012). Confidence: A better predictor of academic achievement than self-efficacy, self-concept and anxiety? Learning and Individual Differences, 22(6), 747–758.

Stocker, J., & Faria, L. (2012). Competência percebida no ensino secundário: Do conceito à avaliação através de um questionário compósito. Psicologia, 26(2), 113–140.

Strong, W. B., Malina, R. M., Blimkie, C. J. R., Daniels, S. R., Dishman, R. K., Gutin, B., & Trudeau, F. (2005). Evidence based physical activity for school-age youth. The Journal of Pediatrics, 146(6), 732–737.

Vagetti, G. C., Filho, B., C, V., Moreira, N. B., Oliveira, V., Mazzardo, O., & Campos, W. (2014). Association between physical activity and quality of life in the elderly: A systematic review, 2000-2012. Revista Brasileira de Psiquiatria, 36(1), 76–88.

Valle, A., Núñez, J. C., Cabanach, R. G., González-Pienda, J. A., Rodriguez, S., Rosário, P., ... Cerezo, R. (2009). Academic goals and learning quality in higher education students. The Spanish Journal of Psychology, 12, 96–105.

Vaz Serra, A. (1988). O autoconceito. Análise Psicológica, 6(2), 101–110.

Veas, A., Castejón, J.-L., Gilar, R., & Miñano, P. (2015). Academic achievement in early adolescence: The influence of cognitive and non-cognitive variables. The Journal of General Psychology, 142(4), 273–294.

Veiga, F. H. (2005). Novos elementos acerca da escala de autoconceito “Piers-Harris Children´s Self-Concept Scale”. In E. C. Martins (Ed.), Actas do VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (pp. 1085–1091). Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Veiga, F. H., & Domingues, D. (2012). A escala Piers-Harris Children's Self-Concept Scale: Uma versão com respostas de um a seis. In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva, & V. Monteiro (Eds.), Atas do 12° Colóquio Psicologia e Educação - Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 223–238). Lisboa: ISPA.

Von Elm, E., Altman, D. G., Egger, M., Pocock, S. J., Gøtzsche, P. C., & Vandenbroucke, J. P. (2014). The strengthening the reporting of observational studies in epidemiology (STROBE) statement: Guidelines for reporting observational studies. International Journal of Surgery, 12(12), 1495–1499.

Zimmerman, B. J. (2008). Investigating self-regulation and motivation: Historical background, methodological developments, and future prospects. American Educational Research Journal, 45(1), 166–183.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

Gasparotto, G. D. S., Szeremeta, T. do P., Vagetti, G. C., Stoltz, T., & Oliveira, V. de. (2018). O autoconceito de estudantes de ensino médio e sua relação com desempenho acadêmico: Uma revisão sistemática. Revista Portuguesa De Educação, 31(1), 21–37. https://doi.org/10.21814/rpe.13013

Edição

Secção

Artigos