Análise das concepções de profissionais da educação sobre o desenvolvimento infantil: Um estudo em creches de uma cidade da Paraíba – Brasil

Analysis of the conceptions of professionals in education on child development: a study in daycare centers in a city in paraíba – Brazil

  • Vanessa da Cruz Alexandrino Doutoranda em Psicologia Social pelo Programa de Pós graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0002-7822-6830
  • Fabíola de Sousa Braz Aquino Docente no Programa de Pós graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba

Resumo

A educação infantil é um importante período do processo de aprendizado e desenvolvimento infantil e o conhecimento dos profissionais da educação é importante para mediar práticas pedagógicas que integrem os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais da criança, considerando o seu papel ativo no meio social. O objetivo deste estudo foi analisar e conhecer as concepções e ações de professoras da educação infantil, monitoras e psicólogas escolares sobre o desenvolvimento infantil em uma cidade do Estado da Paraíba. Participaram deste estudo 17 professoras, 17 monitoras e quatro psicólogas escolares, que atuavam em instituições públicas de educação infantil. Estas profissionais responderam a um questionário sociodemográfico e a uma entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram que a maioria das professoras e monitoras percebe o desenvolvimento infantil a partir das atividades propostas e pelas situações de brincadeira. Por sua vez, as psicólogas relataram que o desenvolvimento infantil é um processo contínuo e que pode ser percebido através das situações de interação entre o adulto e a criança. Esse estudo reafirmou a importância da influência das concepções sobre desenvolvimento infantil nas práticas dos profissionais.

Palavras-chave: Desenvolvimento infantil; Educação infantil; Psicologia escolar

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Publicado
2018-12-06
Secção
Artigos