A influência das teorias cognitivas na investigação em Tecnologia Educativa. Pressupostos teóricos e metodológicos, expectativas e resultados
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.13921Resumo
Neste artigo sistematiza-se um importante corpo de investigação desenvolvido em torno do potencial educativo das tecnologias da informação e comunicação, num período temporal que abarcou mais de duas décadas, e em que o denominador comum foi o facto da pesquisa realizada ter sido norteada pelos referenciais teóricos das Teorias Cognitivas. Nesse sentido, começaremos por apresentar os pressupostos teóricos do cognitivismo, equacionando em que medida sustentaram formas alternativas de encarar o papel dos "meios tecnológicos" na aprendizagem. Numa segunda fase, serão apresentados os resultados da pesquisa desenvolvida no domínio da Tecnologia Educativa (TE) no período em que o cognitivismo dominou o pensamento e a praxis da investigação educativa. A análise incidirá nas problemáticas de investigação, nos quadros conceptuais e metodológicos dos estudos realizados e terminará debatendo de que forma os resultados obtidos foram (ou não) de encontro às enormes expectativas criadas. Na medida em que não é fácil definir, de forma unívoca, o que se entende por Teoria Cognitiva, nem precisar o momento em que os seus pressupostos conceptuais começaram a influenciar a pesquisa em TE, ou sequer precisar o momento em que esses mesmos referenciais teóricos deram espaço a que o novo marco conceptual, o Construtivismo, passasse a dominar o pensamento e a prática da investigação na área, estamos conscientes das limitações que esta síntese necessariamente acarreta. Esperamos, ainda assim, contribuir para caracterizar um período importante na história da TE e, desta forma, consolidar o seu espaço dentro das Ciências da Educação.
Palavras-chave: Tecnologia Educativa; Investigação; Teoria cognitiva
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