Textos e contextos educativos que promovem aprendizagem — optimização de um modelo de prática pedagógica

Autores

  • Ana Maria Morais Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
  • Isabel Pestana Neves Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.13951

Resumo

Ao longo de vinte anos de investigação, temos procurado respostas para o problema de melhorar a aprendizagem dos alunos, particularmente dos desfavorecidos, sem diminuir o nível de exigência conceptual. A investigação tem-se focado em diversos contextos: contextos de aprendizagem na família e na escola, contextos de formação de professores e contextos de construção de programas e manuais escolares. De forma a dirigir a investigação e a analisar os resultados, temos construído modelos específicos. Aproximações sucessivas conduziram a um modelo que conceptualiza uma prática pedagógica que parece ter o potencial para levar os alunos ao sucesso na escola, diminuindo o fosso entre alunos socialmente diferenciados. Os estudos têm tido como enquadramento conceptual fundamental a teoria do discurso pedagógico de Bernstein. Neste artigo pretende-se apresentar o modelo e descrever as suas características, mostrar a forma como ele tem sido usado e discutir a sua optimização. Um novo modelo teórico, derivado dessa optimização, será testado em investigação futura.

Palavras-chave: Prática pedagógica; Aprendizagem dos alunos; Contextos sociais

 

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Publicado

2018-02-27

Como Citar

Morais, A. M., & Neves, I. P. (2018). Textos e contextos educativos que promovem aprendizagem — optimização de um modelo de prática pedagógica. Revista Portuguesa De Educação, 22(1), 5–28. https://doi.org/10.21814/rpe.13951

Edição

Secção

Artigos