Contribuições das ciências sociais em face dos entraves à educação para sociedades sustentáveis

Autores

  • Aloísio Ruscheinsky Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.13977

Resumo

O objeto da investigação centra-se no debate sobre educação e sociedades sustentáveis e as interrogações a propósito deste significado, com a respectiva entonação ideológica. O campo do ambientalismo está desafiado em suas proposições, tanto pelas inovações e seus riscos tecnológicos quanto pela dialética de agregar aos direitos de cidadania também a contemporânea emergência de direitos ao e do meio ambiente. O objetivo é apresentar, sob o enfoque das ciências sociais, algumas provocações sobre a denominação, os condicionamentos e os nexos entre educação e sociedades sustentáveis, de tal forma que tais aspectos atentam às tensões prementes e suscitem, no debate, tanto interrogações urgentes quanto a busca por práticas sociais e responsabilidades públicas. O resultado almejado é apontar controvérsias envolvidas no nexo entre atores socioambientais e a constituição de sociedade sustentável. É a tentativa de contribuir com um amplo esforço empreendido para forjar multiplicadores ou agentes de educação ambiental, interrogando o cuidado efetivo ou envolvimento subjetivo, bem como políticas eficientes ante a crise ambiental.


Palavras-chave: Sociedades sustentáveis; Direitos; Atores socioambientais; Dialética.

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Publicado

2018-02-27

Como Citar

Ruscheinsky, A. (2018). Contribuições das ciências sociais em face dos entraves à educação para sociedades sustentáveis. Revista Portuguesa De Educação, 23(1), 29–54. https://doi.org/10.21814/rpe.13977

Edição

Secção

Artigos