Revezamentos entre teoria e prática: Movimentos que acionam outros modos de pensar o ensino da arte

  • Marilda Oliveira de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
  • Vivien Kelling Cardonetti Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
  • Cláudia Aparecida dos Santos Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
  • Francieli Regina Garlet Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Resumo

Este texto abordará algumas experimentações que temos realizado no Ensino Superior com as turmas de graduação e também com turmas de pós-graduação. Nosso desafio tem sido: como fazer um revezamento entre teoria e prática de maneira a que essas instâncias não aconteçam de formas separadas? Para tanto, temos procurado sobrepô-las de modo a que aconteçam concomitantemente. Essas experimentações têm se dado na forma de elaborar os projetos de estágio e nas próprias aulas de estágio curricular supervisionado, onde os professores em formação assumem uma turma na escola ou em outro espaço educativo. Igualmente no que se refere aos procedimentos de fazer pesquisa, procura-se que a dissertação e a tese também sejam operadas a partir deste revezamento e concomitância. Para a realização desta escrita empreendeu-se um estudo teórico-conceitual de cunho bibliográfico em autores filiados nas bases teóricas das filosofias da diferença. Desse modo, buscou-se a despersonalização dos autores para falar de uma vida que é escrita por atravessamentos e encontros, ou seja, pensar a vida como a própria elaboração do texto, uma escrita biografemática, seguindo a proposta de Roland Barthes. Assim fomos compondo, com o vivido, com as leituras, as falas nos encontros e as visualidades, os apontamentos, e a partir dessa materialidade é que ensaiamos esse texto.

Palavras-chave: Filosofias da diferença; Ensino da arte; Biografemática; Educação

 

ABSTRACT

This text will approach some experimentations we have developed in higher education with groups of undergraduate and graduate students. Our challenge has been: how to alternate theory and practice in a way that these instances do not happen apart from each other? To do so, we have sought to overlap them so that they happen concomitantly. These experimentations have occurred as elaborations of practice projects, in the classes of the supervised teaching practice, where teacher candidates are responsible for a school group or other. Equally, as far as research procedures are concerned, Master’s dissertations and PhD theses are also operated through this alternation and concomitance. To the accomplishment of this writing, a theoretical-conceptual bibliographic study has been developed with authors aligned with the theoretical basis of the philosophies of difference. Hence, we sought for the depersonalization of authors to speak of a life written by crossings and encounters, i.e. to think life as the very own elaboration of text, a biographematic writing, as Roland Barthes proposes. This way we started composing, with the experienced, the readings, the speeches in the encounters and the visualities, the notes, and through this materiality we wrote this text.

Keywords: Philosophies of difference; Art teaching; Biographematics; Education

 

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Biografias do Autor

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
Marilda Oliveira de Oliveira – Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. Orientadora de Mestrado e Doutorado na Linha de Pesquisa em Educação e Artes, LP4 do PPGE, da UFSM. Doutora em História da Arte pela Universidad de Barcelona, Espanha. Líder do GEPAEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura da UFSM e Editora Chefe da Revista Digital Laboratório de Artes Visuais.
Vivien Kelling Cardonetti, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa LP4 – Educação e Artes, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil. Pesquisadora do GEPAEC e Editora Adjunta da Revista Digital do LAV. Desenvolve pesquisas na área de Educação e Artes Visuais.
Cláudia Aparecida dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa LP4 – Educação e Artes, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora Membro do GEPAEC.

Francieli Regina Garlet, Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), Linha de Pesquisa LP4 - Educação e Artes, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Professora temporária no curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá (UEM/ PR). Pesquisadora Membro GEPAEC.

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Publicado
2018-06-01
Secção
Artigos