IImpacto da dinâmica emocional na aprendizagem em cursos a distância no ensino superior

O papel da presença emocional e das microlideranças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.14331

Palavras-chave:

Emoções online, Ambientes virtuais de aprendizagem, Envolvimento emocional, social e cognitivo

Resumo

Este artigo analisa a problemática das emoções online em contextos de aprendizagem online, apresentando um novo modelo para a lábil identificação emocional. Trata-se duma investigação sobre a vinculação do docente-estudante, baseada no design de experiências de aprendizagem decorrentes das necessidades emergentes no contexto online, reforçadoras da interação afetiva e motivacional.  Pretende-se melhorar o bem-estar e a qualidade na aprendizagem, envolvendo os estudantes integrados em ambientes digitais formais e não formais, no ensino superior. Recorre à metodologia Design-Based-Research, num estudo multi-casos: cenário “fechado”: LMS+Licenciatura e cenário “misto”: LMS +Twitter+Mestrado. A caracterização do bem-estar emocional e envolvimento cognitivo advém da análise daqueles cenários, produzindo princípios de design e soluções baseadas em estratégias de proximidade: Fóruns temáticos, Feedbacks, Acompanhamento Online e Fórum Café-Lounge.  Os dados foram recolhidos com base em: Escala de Emoções (90 emoções positivas e negativas); questionário e entrevista semi-estruturada; análise das interações no discurso online. Os resultados obtidos no cenário 1 apontam para a importância do reforço da presença emocional do Professor e das micro-lideranças estudantis. Apesar de não corresponder a uma participação massiva, beneficiou a aprendizagem e bem-estar do grupo, criando-lhe o desejo da replicação desta experiência. Considera-se necessário que as estratégias de classificação e presença emocional sejam aperfeiçoadas noutras investigações.

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Biografias Autor

Teresa Oliveira, LE@D,Universidade Aberta

Teresa Oliveira é licenciada em Psicologia Educacional (ISPA) e Mestre em Informática Educacional (UCP). Encontra-se a realizar doutoramento em Educação, na especialidade de Educação a Distância e Elearning na Universidade Aberta. É docente do ensino superior em cursos a distância. É investigadora no Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) onde desenvolve investigação relacionada com a dinâmica emocional nos cursos a distância na linha de investigação Educação Aberta e a Distância na Sociedade em Rede.

Lina Morgado, LE@D,Universidade Aberta

Lina Morgado é doutorada em Educação. É especialista em Educação Aberta e a Distância, desenvolvendo investigação a nível nacional e internacional nesta área. É coordenadora do mestrado em Pedagogia do Elearning e membro da Comissão Científica da especialidade Educação a Distância e Elearning no Doutoramento em Educação da UAb. Coordena o grupo Transferência do Conhecimento + Inovação do Departamento de Educação e Ensino a Distância. Foi responsável pelo Programa de Formação de Docentes do Ensino Superior em Elearning entre 2007-2011.  É investigadora fundadora do Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) onde coordena a linha de investigação Educação Aberta e a Distância na Sociedade em Rede.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Oliveira, T., & Morgado, L. (2020). IImpacto da dinâmica emocional na aprendizagem em cursos a distância no ensino superior: O papel da presença emocional e das microlideranças. Revista Portuguesa De Educação, 33(2), 177–199. https://doi.org/10.21814/rpe.14331

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