IImpacto da dinâmica emocional na aprendizagem em cursos a distância no ensino superior

O papel da presença emocional e das microlideranças

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.21814/rpe.14331

Mots-clés :

Emoções online, Ambientes virtuais de aprendizagem, Envolvimento emocional, social e cognitivo

Résumé

Este artigo analisa a problemática das emoções online em contextos de aprendizagem online, apresentando um novo modelo para a lábil identificação emocional. Trata-se duma investigação sobre a vinculação do docente-estudante, baseada no design de experiências de aprendizagem decorrentes das necessidades emergentes no contexto online, reforçadoras da interação afetiva e motivacional.  Pretende-se melhorar o bem-estar e a qualidade na aprendizagem, envolvendo os estudantes integrados em ambientes digitais formais e não formais, no ensino superior. Recorre à metodologia Design-Based-Research, num estudo multi-casos: cenário “fechado”: LMS+Licenciatura e cenário “misto”: LMS +Twitter+Mestrado. A caracterização do bem-estar emocional e envolvimento cognitivo advém da análise daqueles cenários, produzindo princípios de design e soluções baseadas em estratégias de proximidade: Fóruns temáticos, Feedbacks, Acompanhamento Online e Fórum Café-Lounge.  Os dados foram recolhidos com base em: Escala de Emoções (90 emoções positivas e negativas); questionário e entrevista semi-estruturada; análise das interações no discurso online. Os resultados obtidos no cenário 1 apontam para a importância do reforço da presença emocional do Professor e das micro-lideranças estudantis. Apesar de não corresponder a uma participação massiva, beneficiou a aprendizagem e bem-estar do grupo, criando-lhe o desejo da replicação desta experiência. Considera-se necessário que as estratégias de classificação e presença emocional sejam aperfeiçoadas noutras investigações.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Teresa Oliveira, LE@D,Universidade Aberta

Teresa Oliveira é licenciada em Psicologia Educacional (ISPA) e Mestre em Informática Educacional (UCP). Encontra-se a realizar doutoramento em Educação, na especialidade de Educação a Distância e Elearning na Universidade Aberta. É docente do ensino superior em cursos a distância. É investigadora no Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) onde desenvolve investigação relacionada com a dinâmica emocional nos cursos a distância na linha de investigação Educação Aberta e a Distância na Sociedade em Rede.

Lina Morgado, LE@D,Universidade Aberta

Lina Morgado é doutorada em Educação. É especialista em Educação Aberta e a Distância, desenvolvendo investigação a nível nacional e internacional nesta área. É coordenadora do mestrado em Pedagogia do Elearning e membro da Comissão Científica da especialidade Educação a Distância e Elearning no Doutoramento em Educação da UAb. Coordena o grupo Transferência do Conhecimento + Inovação do Departamento de Educação e Ensino a Distância. Foi responsável pelo Programa de Formação de Docentes do Ensino Superior em Elearning entre 2007-2011.  É investigadora fundadora do Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) onde coordena a linha de investigação Educação Aberta e a Distância na Sociedade em Rede.

Références

Artino, A. (2012). Emotions in online learning environements: Introdution to the especial Issue, The Internet and Higher Education, 15, 131-140.

Artino, A., Kenneth, J. (2012). Exploring the complex relations between achievement emotions and self-regulated learning behaviors in online learning. Internet and Higher Education. 15, 170-175.

Castro, E., et al (2018). Afetividade e motivação na docência online: um estudo de caso, RIED, 21 (1), 281-301.

Costa, A., Morgado, L. (2014). Cenários de futuro na Educação a Distância e Elearning no ensino superior em Portugal. estudo exploratório. Indagatio Didactica, 6 (1), 60-79.

Dias, O. E. (2008). A teoria winnicottiana do amadurecimento como guia da pratica clinica. Natureza Humana, 10, 1, 29-46.

Efklides, S. (2005). Emotional experiences during learning: Multiple, situated, and dynamic, Learning and Instruction, 15, 377-380.

Efkiles, A. (2006). Metacognition anda afect: What can metacognitive experiences tell us about the learning process? Educational Research Review, 1, 3-14.

Etchevers, N. (2005). Donde estan las emociones en el ciberspacio? Analisis de la situation actual. Revista Textos de la Cibersociedade, 5.

Etchevers, N. (2006). Los nuevos códigos de la comunicación emocional utilizados en internet. Revista Electrónica Teoría de la Educación. 7. 2, 92-106.

Graesser, A., D’Mello, S. (2012). Emotions during the learning of difficult material. Psychology of Learning and Motivation, 57, 183-225.

Gross J.J. (1998).The Emerging Field of Emotion Regulation: An Integrative Review. Review of General Psychology, 2, 3, 271-299

Gross, J., Munoz R. (1995). Emotion regulation and mental health. Clinical Psychology: Science and Practice, 2,151-164.

Gross J., Thompson (2007). Emotion Regulation: conceptual foundations. In Handbook of emotion regulation, 3-24.

Lagarto, J. (2015). Aprender com tecnologias digitais no ensino superior: um modelo de Elearning em contexto de sala de aula, Atas da Conferência Challenges, Braga.

Lehman, B., D'Mello, S., Graesser, A. (2012). Confusion and complex learning during interactions with computer learning environments, Internet and Higher Education, 15,184-194.

Linnenbrink, L, Pekrun, R. (2011). Students'emotions and academic engagement, Contemporary Educational Psychology, 36,1–3.

Marchand, A. P. (2012). The role of emotion in the learning process, Internet and Higher Education, 15(5),150-160.

Matos, A.C. (2016). Nova Relação, Climepsi Editores.

Morgado, L. (2014). Microbloguing e aprendizagem ubíqua, Conferência TIC Educa, Lisboa.

Morgado, L., Neves, A., Teixeira, A. (2016). Acolhimento e Integração como Valor Estratégico: Análise do sistema institucional de apoio ao estudante virtual da UAb, Benzán, M. C. & Sánchez-Elvira, A. (Orgs). Claves Innovadoras para la Prevención del Abandono en Instituciones de Educación Abierta y a Distancia, 27 – 55, Santiago de los Caballeros: UAPA-AIESAD.

Morgado, L. (2011). The network class: Personalization and Openness Through Social Media, Wankel. C. (Ed.). Educating Educators with Social Media, 135-152, Emerald Group Publishing, doi:10.1108/S2044-9968(2011)0000001009

Neves, A., Morgado, L. (2015). Emoção e experiência nos primeiros dias online: contributos para uma psicologia do estudante online, Conferência Inclusão Digital.

Panksepp, J. (2014). The science of emotions, TEDx Rainier

Pereira, A., et al. (2007). Modelo Pedagógico Virtual, Lisboa: Universidade Aberta.

Pekrun, R. (2005). Progress and open problems in educational emotion research, Learning and Instruction, 15, 497-506.

Pekrun, R., Goetz, R., P. Perry (2005). Achievement Emotions Questionnaire (AEQ): User's Manual. University of Munich, Department of Psychology, Munich.

Pekrun, R. (2006). The Control-Value Theory of Achievement Emotions: Assumptions, Corollaries, and Implications for educational research and practice. Educational Psychology Review. 18,315-341.

Ponte, J. (1994). O estudo de caso na investigação educação matemática. Quadrante 3. (1) 3-18.

Rebollo, Mª A., et al. (2008). Las emociones en el aprendizage online. Relieve, 14, 1,1-23.

Rebollo, Mª et al. (2014). Las emociones en el aprendizage universitário apoyado en entornos virtuales: diferencias según actividad de aprendizaje y motivación del alumnado,

Regan, K. et al. (2012). Experiences of instructors in online learning environments: Identifying and regulating emotions, The Internet and Higher Education, 15, 204-212.

Risquez, A., Sanchez-Garcia, M. (2012). The jury is still out: Psychoemotional support in peer e-mentoring for transition to university, Internet and Higher Education, 15, 213-221.

Runa, I., Miranda, G. (2015). Psicologia do comportamento online, 107-147, Lisboa: Relógio.

Sansone, C., et al. (2012). Regulating interest when learning online: Potential motivation and performance trade-offs. Internet and Higher Education, 15, 141-149.

Tempelaar, D., et al. (2012). How achievement emotions impact students' decisions for online learning, and what precedes those emotions, Internet and Higher Education, 15,161-169.

Wang, F., Hannafin, M, J. (2005). Design-based research and techonology-enhanced learning environments, Educational Technology Research and Development, 53(4), 5-23.

Téléchargements

Publiée

2020-12-30

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice