Formação docente em processos de mudança: Análise de uma proposta de inovação curricular em cursos de licenciatura

Teacher development changing processes: Analysis of a curriculum innovation proposal in initial teacher education courses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.14592

Resumo

A recorrente denúncia de que a formação inicial não tem respondido às novas exigências do trabalho dos professores na sociedade contemporânea coloca em questão a revisão dos currículos que formam esses profissionais. Nesse contexto, o presente estudo tem como foco a análise crítica de uma organização curricular alternativa desenvolvida em cursos de licenciatura de uma universidade pública brasileira. Escolheu-se como questão orientadora investigar em que medida a proposta que vem sendo implementada nesses cursos traz referentes para inovação curricular na formação inicial de professores. Adota-se como caminho metodológico a abordagem qualitativa de pesquisa. Para obtenção dos dados privilegiou-se a análise documental. A análise dos dados compreendeu três  etapas: pré-análise; exploração do material; tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Os dados indicam que a inovação curricular em andamento se manifesta com movimentos de mudança em um conjunto de elementos centrais e relevantes, tais como concepção e organização curricular, saberes docentes, modelos de formação, atividades práticas/estágio e metodologia de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Formação inicial de professores; Inovação curricular; Licenciaturas

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Publicado

2018-12-06

Como Citar

Keller-franco, E., & Masetto, M. T. (2018). Formação docente em processos de mudança: Análise de uma proposta de inovação curricular em cursos de licenciatura: Teacher development changing processes: Analysis of a curriculum innovation proposal in initial teacher education courses. Revista Portuguesa De Educação, 31(2), 153–174. https://doi.org/10.21814/rpe.14592

Edição

Secção

Artigos