O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.17731

Palavras-chave:

Professor, Ensino superior, Universidade, Adaptação

Resumo

O docente universitário participa direta e indiretamente da adaptação do estudante ao ensino superior. O presente estudo investigou como o professor compreende a sua influência sobre o processo de adaptação estudantil à universidade. Foram entrevistados 16 docentes de universidades públicas e privadas brasileiras. Realizou-se uma análise qualitativa sobre as transcrições das entrevistas mediante codificação descritiva e criação de categorias. As categorias foram organizadas em três grupos: relação professor-estudante, posturas e disposições do docente, e estilo e didática docente. Na discussão, são abordadas as questões da amizade entre estudantes e docentes, a empatia docente, e a prática reflexiva na docência. Essas questões são abordadas no contexto da influência do professor sobre a adaptação dos estudantes à universidade.

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Biografias Autor

Fabíola de Cássia Reghelin Basso, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Fabíola de Cássia Reghelin Basso é Psicóloga e Mestre em Psicologia. Psicoterapeuta na Clínica Integrada (Santa Maria, RS) e consultora escolar e empresarial.

Luciana Karine de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Luciana Karine de Souza é Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia. Docente-pesquisadora em psicologia do desenvolvimento social e da personalidade, editora-associada de periódico internacional e pós-doutoranda (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS). Bolsista de desenvolvimento institucional para a saúde mental e bem-estar do estudante universitário (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre).

Ana Cristina Garcia Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Ana Cristina Garcia Dias é Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia. Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Bolsista de Produtividade do CNPq. Coordenadora do Serviço de Orientação Profissional e do Núcleo de Apoio ao Estudante da UFRGS.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Basso, F. de C. R., Souza, L. K. de, & Dias, A. C. G. (2021). O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo. Revista Portuguesa De Educação, 34(2), 200–215. https://doi.org/10.21814/rpe.17731

Edição

Secção

Artigos