Um panorama sobre engajamento escolar: Uma revisão sistemática

An overview of school engagement: A systematic review

  • Lygia Vallo e Campos
  • Juliana Campos Schmitt Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Francis Ricardo dos Reis Justi
Palavras-chave: Engajamento escolar, Envolvimento escolar, Escalas de engajamento

Resumo

 O objetivo desse estudo foi revisar sistematicamente as publicações sobre engajamento escolar nas bases SciELO, PsycINFO e ERIC com os seguintes descritores: “school engagement”, “engajamento escolar” e “envolvimento escolar”. Foram selecionados os estudos que atendiam aos critérios de inclusão: (a) artigos cujos descritores supracitados constavam no título, resumo ou nas palavras-chave; (b) estudos publicados na modalidade artigo científico e (c) no período de 2014 a 2018. Como critérios de exclusão: (a) artigos com foco em outros temas, (b) não disponíveis na íntegra e (c) duplicados. Foram encontrados 410 estudos e 203 selecionados. A maioria dos estudos é correlacional e a produção sobre engajamento se concentra no eixo América do Norte/Europa. O engajamento foi tratado na maioria dos estudos como um constructo tridimensional e foram encontradas 35 escalas que avaliam o engajamento. Faz-se necessário mais estudos experimentais e quasi-experimentais devido à importância destes para a avaliação e desenvolvimento de intervenções que visem melhorar o engajamento escolar e também estudos que avaliem a relação entre o engajamento escolar e outras variáveis pertinentes ao contexto escolar.

Downloads

Dados de downloads ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

Lygia Vallo e Campos

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, Especialista em Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Salgado de Oliveira(2009). Membro do Grupo de Pesquisa Cognição e Linguagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (Psicologia). Na área de Psicologia estuda engajamento escolar em crianças e instrumentos psicométricos (escalas).

Juliana Campos Schmitt, Universidade Federal de Juiz de Fora

Douoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, graduanda em Pedagogia e licenciada em Letras, UFJF. 

 

Francis Ricardo dos Reis Justi

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), mestrado em Psicologia (área de concentração em Psicologia do Desenvolvimento Humano) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorou-se em Psicologia (área de concentração em Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal de Juiz de Fora e exerce a função de Coordenador do curso de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. É Editor Associado da revista Psicologia em Pesquisa e tem experiência na área de Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: reconhecimento visual de palavras, memória, linguagem (oral e escrita) e processos psicológicos básicos de uma forma geral.

Publicado
2020-06-29
Como Citar
Campos, L. V. e, Schmitt, J. C., & Justi, F. R. dos R. (2020). Um panorama sobre engajamento escolar: Uma revisão sistemática: An overview of school engagement: A systematic review. Revista Portuguesa De Educação, 33(1), 221-246. https://doi.org/10.21814/rpe.18145
Secção
Artigos