Ambiente percebido na formação inicial: investigação com estudantes universitários de educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.18632

Palavras-chave:

Educação Física; Ambiente percebido; Formação Inicial; Estudantes

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar o ambiente de formação inicial percebido por estudantes universitários de Educação Física. Participaram 273 estudantes universitários (Bacharelado n=150; Licenciatura n=123) de uma universidade pública de Santa Catarina (Brasil). Aplicou-se a versão adaptada do Questionário de Avaliação do Ambiente Percebido da Formação Inicial em Educação Física. Realizou-se regressão logística binária para verificar a associação entre as variáveis. Os resultados revelaram que os licenciandos perceberam maior ocorrência de discussões em grupo (OR=2,07), seminários teóricos (OR=1,72), aprendizagem pela prática e desenvolvimento de atitudes reflexivas (OR=1,70) do que os bacharelandos. O ambiente de formação inicial percebido foi similar entre os cursos, mas os licenciandos perceberam mais oportunidades de participação e reflexão.

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Publicado

2021-07-06

Como Citar

Backes, A. F., Lima, A. B., Oliveira, V. P., Arantes, L. C., Salles, W. das N., Moura, W. A. M., & Nascimento, J. V. (2021). Ambiente percebido na formação inicial: investigação com estudantes universitários de educação física. Revista Portuguesa De Educação, 34(1). https://doi.org/10.21814/rpe.18632

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