A supervisão como espaço de transformação - um estudo no contexto do estágio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.19604

Palavras-chave:

formação inicial de professores, estágio, supervisão pedagógica, transformação

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo de caso de natureza interpretativa cuja finalidade foi investigar o papel da supervisão pedagógica na (re)construção da disciplina de Formação Musical, no âmbito do estágio do Mestrado em Ensino de Música do Instituto Politécnico do Porto. Procurou-se compreender em que medida a supervisão em estágio favorece uma visão transformadora da disciplina e do desenvolvimento profissional dos futuros professores. A recolha de dados foi feita através do inquérito (por questionário e entrevista) e da análise seletiva de relatórios de estágio, envolvendo todos os atores do estágio de Formação Musical no ano letivo de 2015/16: 10 estagiários, 10 professores cooperantes das escolas e 2 professores supervisores da instituição de formação. Apresentam-se resultados parciais relativos às suas perceções sobre as competências profissionais desenvolvidas no estágio, os desafios que se colocam à prática pedagógica, o impacto da supervisão e o perfil dos orientadores. Conclui-se que a supervisão neste contexto assume uma orientação tendencialmente transformadora, embora se observem desfasamentos entre conceções ideais e vivências das práticas, assim como entre as perceções dos orientadores e dos estagiários, o que configura o estágio como um espaço de formação complexo que exige uma abordagem reflexiva e dialógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Luísa Pais-Vieira, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Doutorada em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica. Professora no Conservatório de Música da Maia e Assistente convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

Jorge Alexandre Costa, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto

Doutorado em Sociologia da Educação e da Cultura. Professor adjunto da Unidade Técnica Científica de Música da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Investigador do INET – md | CIPEM.

Referências

Alarcão, I. (1996). Ser professor reflexivo. In I. Alarcão (Ed.), Formação reflexiva de professores: Estratégias de supervisão (pp. 171-190). Porto Editora.

Alarcão, I. (2002). Escola reflexiva e desenvolvimento institucional. Que novas funções supervisivas?. In J. Oliveira-Formosinho (Ed.), A supervisão na formação de professores I. Da sala à escola (pp. 217-238). Porto Editora.

Alarcão, I. & Canha, B. (2013). Supervisão e colaboração. Uma relação para o desenvolvimento. Porto Editora.

Arvaja, N. & Sarja, A. (2020). Dialogic tensions in pre-service subject teachers’ identity negotiations. Scandinavian Journal of Educational Research, 65(2), 318-330. https://doi.org/10.1080/00313831.2019.1705895.

Baptista, M., Costa, E. & Almeida, M. (2014). Contributo do trabalho colaborativo para a construção de saberes profissionais docentes. In M. A. Cohen (Ed.), Supervisão, liderança e cultura de escola (pp. 389-395). Edições Pedago.

Bassey, M. (1999). Case study research in educational settings. Open University Press.

BERA-RSA (2014). Research and the teaching profession: Building the capacity for a self-improving education system. BERA. https://www.thersa.org/globalassets/pdfs/bera-rsa-research-teaching-profession-full-report-for-web-2.pdf.

Carroll, M. (2010). Supervision: Critical reflection for transformational learning (Part 2). The Clinical Supervisor, 29(1), 1-19. https://doi.org/10.1080/07325221003730301

Cohen, M. A. (org.) (2014). Supervisão, liderança e cultura. Edições Pedago.

Contreras, J. D. (2003). A autonomia da classe docente. Porto Editora.

ESMAE-ESE (2015). Regulamento da Prática de Ensino Supervisionada. Instituto Politécnico do Porto.

Falender, C. A., Shafranske, E. P. & Ofek, A. (2014). Competent clinical supervision: Emerging effective practices. Counselling Psychology Quarterly, 17(4), 393-408. https://doi.org/10.1080/09515070.2014.934785.

Fortin, M.-F. (2009). O processo de investigação: Da concepção à realização (5.ª ed.). Lusociência.

Flores, M. A., Vieira, F., Silva, J. L. & Almeida, J. (2016). Integrating research into the practicum: Inquiring into inquiry-based professional development in post-Bologna Initial Teacher Education in Portugal. In M. A. Flores & T. Al-Barwani (Eds.), Redefining Teacher Education for the post-2015 Era: Global Challenges and Best Practice (pp. 109-124). Nova Publisher.

Glickman, C., Gordon, S. & Ross-Gordon, J. (2017). SuperVision and instructional leadership - A developmental approach (10.ª ed.). Pearson.

Jacobs, J., Hogarty, K. & Burns, R. W. (2017). Elementary preservice teacher field supervision: A survey of teacher education programs. Action in Teacher Education, 39(2), 172-186. https://doi.org/10.1080/01626620.2016.1248300.

Jiménez Raya, M., Lamb, T. & Vieira, F. (2017). Mapping autonomy in language education – A framework for learner and teacher development. Peter Lang.

Kemmis, S. (1999). La investigación-acción y la política de la reflexión. In A. P. Gomez, J. B. Ruiz & J. F. A. Rasco (Eds.), Desarrollo profesional del docente – Política, investigación y práctica (pp. 95-118). Ediciones Akal.

Loughran, J. (2009). Is teaching a discipline? Implications for teaching and teacher education. Teachers and Teaching: Theory and Practice, 15(2), 189-203. http://dx.doi.org/10.1080/13540600902875290.

Mesquita, E. & Roldão, M. C. (2017). Formação inicial de professores. A Supervisão pedagógica no âmbito do processo de Bolonha. Edições Sílabo.

Mesquita, E., Formosinho, J. & Machado, J. (2012). Supervisão da prática pedagógica e colegialidade docente. A perspetiva dos candidatos a professores. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 12, 59-77. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2012.n12.

Milne, D., Aylott , H., Fitzpatrick, H. & Ellis, M. V. (2008). How does clinical supervision work? Using a “best evidence synthesis” approach to construct a basic model of supervision. The Clinical Supervisor, 27(2), 170-190. https://doi.org/10.1080/07325220802487915.

Moreira, M. A. (2014). A formação inicial de professores na Universidade do Minho: Ruturas e desafios. In M. A. Cohen (Ed.), Supervisão, liderança e cultura (pp. 37-48). Ramada: Edições Pedago.

Moreira, M. A., Paiva, M., Vieira, F., Barbosa, I. & Fernandes, I. S. (2010). A investigação-acção na formação reflexiva de professores-estagiários: Percursos e evidências de um projecto de supervisão. In F. Vieira, M. A. Moreira, I. Barbosa, M. Paiva & I. S. Fernandes (Eds.), No caleidoscópio da supervisão: Imagens da formação e da pedagogia (2.ª ed.) (pp. 47-80). Edições Pedago.

Nóvoa, A. (2017). Firmar a posição do professor como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de pesquisa, 47(166), 1106-1133. https://doi.org/10.1590/198053144843.

Pais-Vieira, L. (2019). Papel da supervisão pedagógica na (re)construção da disciplina de Formação Musical – Um estudo de caso no estágio da formação inicial de professores [Unpublished doctoral thesis]. Universidade do Minho.

Smyth, J. (1989). Developing and sustaining critical reflection in teacher education. Journal of Teacher Education, 40(2), 2-9. https://doi.org/10.1177/002248718904000202.

Sullivan, S. & Glanz, J. (2013). Supervision that improves teaching and learning (4.ª ed.). Corwin.

Tom, A. (1985). Inquiring into inquiry oriented teacher education. Journal of Teacher Education, 36(5), 35-44. https://doi.org/10.1177/002248718503600507.

Vaughan, M., & Burnaford, G. (2016) Action research in graduate teacher education: A review of the literature 2000-2015. Educational Action Research, 24(2), 280-299. https://doi.org/10.1080/09650792.2015.1062408.

Vieira, F. (2009). Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica. Revista Educação e Sociedade, 30(106), 197-217. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302009000100010.

Vieira, F. (2010a). No caleidoscópio da supervisão. In F. Vieira, M. A. Moreira, I. Barbosa, M. Paiva & I. S. Fernandes (Eds.), No caleidoscópio da supervisão: Imagens da formação e da pedagogia (2.ª ed.) (pp. 7-14). Edições Pedago.

Vieira, F. (2010b). Formação reflexiva de professores e pedagogia para a autonomia: Para a constituição de um quadro ético e conceptual da supervisão. In F. Vieira, M. A. Moreira, I. Barbosa, M. Paiva, & I. S. Fernandes (Eds.), No caleidoscópio da supervisão: Imagens da formação e da pedagogia (2.ª ed.) (pp. 15-45). Mangualde: Edições Pedago.

Vieira, F., Flores, M. A., Silva, J. L. & Almeida, M. J. (2019). Understanding and enhancing change in post-Bologna pre-service teacher education: Lessons from experience and research in Portugal. In T. A. Barwani, M. A. Flores & D. Imig (Eds.), Leading change in teacher education. Lessons from countries and education leaders around the globe (pp. 41-57). Routledge.

Vieira, F. & Moreira, M. A. (2011). Supervisão e avaliação do desempenho docente. Para uma abordagem de orientação transformadora. Ministério da Educação – CCAP, http://files.avaliacao-externa.webnode.pt/200000021-b8fb0b9f74/Caderno_CCAP_1-Supervisao.pdf.

Waite, D. (1995). Rethinking instructional supervision. Notes on its language and culture. The Falmer Press.

Waite, D. (1996). Do teachers benefit from supervision? No!. In J. Glanz & R. Neville (Eds.), Educational supervision: Perspectives, issues, and controversies (pp. 56-69). Christopher-Gordon Publishers.

Yin, R. (2014). Case study research. Design and methods (5.ª ed.). Sage Publications.

Yuan, R., Liu, W. & Lee, I. (2019). Confrontation, negotiation and agency: Exploring the inner dynamics of student teacher identity transformation during teaching practicum. Teachers and Teaching. 25(8), 972-993. https://doi.org/10.1080/13540602.2019.1688286

Zeichner, K. (1993). A formação reflexiva de professores: Ideias e práticas. Educa.

Zeichner, K. (2019). The importance of teacher agency and expertise in education reform and policymaking. Revista Portuguesa de Educação, 31(1), 5-15. https://doi.org/10.21814/rpe.17669

Zepeda, S. & Ponticell, J. (2019) (Eds.). The Wiley handbook of educational supervision. Wiley Blackwell.

Downloads

Publicado

2021-07-06

Como Citar

Pais-Vieira, L., Vieira, F., & Costa, J. A. . (2021). A supervisão como espaço de transformação - um estudo no contexto do estágio . Revista Portuguesa De Educação, 34(1). https://doi.org/10.21814/rpe.19604

Edição

Secção

Artigos