Investigação biográfica com adultos não escolarizados

A relação investigador-sujeito participante

Autores

  • Carmen Cavaco Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.19730

Palavras-chave:

Investigação biográfica, Adultos não escolarizados, Relação investigador-sujeito da investigação

Resumo

O texto visa analisar a relação entre o investigador e os sujeitos participantes, no âmbito de uma investigação biográfica, centrada no processo de formação de adultos não escolarizados. A investigação consistiu na realização de entrevistas biográficas, com oito adultos não escolarizados, em Portugal. Partiu-se do pressuposto de que os adultos não escolarizados têm saberes, adquiridos ao longo da vida, através da experiência, que podem ser explicitados e socializados, com a entrevista biográfica. A investigação permitiu compreender a importância da formação experiencial na vida dos adultos não escolarizados e do uso da entrevista biográfica para aceder aos seus percursos de vida e saberes. A relação gerada no momento da entrevista biográfica revelou-se específica e complexa, colocando a investigadora face a dificuldades e a desafios. Verificou-se que a tomada de consciência da especificidade e da complexidade da relação investigador-sujeitos participantes na entrevista biográfica são essenciais para o investigador superar as dificuldades e os desafios, assim como para assegurar a coconstrução do conhecimento científico, a partir de relações humanas significativas. Os elementos apresentados revelam a dimensão formativa da investigação biográfica para a investigadora.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Cavaco, C. (2020). Investigação biográfica com adultos não escolarizados: A relação investigador-sujeito participante. Revista Portuguesa De Educação, 33(2), 261–278. https://doi.org/10.21814/rpe.19730

Edição

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Núcleo temático