O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar

Autores

  • Helena Reis Politecnico de Leiria
  • Andreia Simão Henriques Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal.
  • Cláudia Sofia Góis Ribeiro Silva Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.20764

Palavras-chave:

Processamento Sensorial, Desempenho Escolar, Crianças

Resumo

O estudo pretende verificar se existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar. Constituiu-se uma amostra de 47 sujeitos que frequentavam o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aplicou-se a Sensory Processing Measure (SPM) - Forma Casa e Forma Sala de Aula e a Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar (BAPAE), relacionando-as com as avaliações escolares. Observaram-se mais problemas no “Planeamento e Ideias” no contexto sala de aula do que em casa. Os resultados nas dimensões da BAPAE foram superiores, comparativamente com os valores de referência. Verifica-se uma correlação significativa, para p < 0,05, negativa entre a “Visão” da SPM - Forma Sala de Aula e os “Conceitos Quantitativos” da BAPAE (RPearson = 0,301, p = 0,039), o que significa que quanto maiores os resultados no item “Visão”, o que corresponde a um pior resultado, menores são os desempenhos na BAPAE. Confirma-se que existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar, verificando-se que quanto maior é o score nas dimensões da SPM descritas, mais baixas são as notas nas disciplinas.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Reis, H., Henriques, A. S. ., & Ribeiro Silva, C. S. G. . (2022). O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar. Revista Portuguesa De Educação, 35(1), 150–166. https://doi.org/10.21814/rpe.20764

Edição

Secção

Artigos