Crenças de autoeficácia em professores referentes aos saberes docentes para a educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.20839Palavras-chave:
Alunos com necessidades especiais, Educação inclusiva, Autoeficácia docenteResumo
Crenças de autoeficácia em professores se referem ao quanto eles se julgam capazes de implementar ações em sala de aula com o objetivo de afetar a autoeficácia, a motivação e o desempenho dos alunos. Tendo em vista a importância deste constructo motivacional em professores, esta pesquisa teve por objetivo: investigar as crenças de autoeficácia em professores regentes de classe comum do Ensino Fundamental I para a execução de ações pedagógicas relacionadas aos saberes procedimentais indicados pela literatura para favorecer o processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O método adotado foi a pesquisa de levantamento. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e os dados foram organizados em uma categoria e 10 subcategorias. Como resultados identificamos que as professoras participantes do estudo apresentaram crenças de autoeficácia mais positivas para: desenvolver um clima emocional e afetivo positivo em sala de aula em relação aos alunos com NEE; atuar de forma colaborativa com outros profissionais; avaliar e organizar o espaço físico da sala de aula; e identificar as dificuldades dos alunos com NEE. E apresentaram crenças de autoeficácia insuficientes para avaliar a aprendizagem dos alunos com NEE e organizar atividades pedagógicas inclusivas. Os resultados apontam que o domínio de saberes procedimentais para a educação inclusiva interfere na crença de autoeficácia de professores para trabalhar com alunos com NEE e que a crença da autoeficácia dos professores influencia no modo como eles organizam a prática pedagógica junto aos alunos com NEE.
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