Crenças de autoeficácia em professores referentes aos saberes docentes para a educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.20839

Palavras-chave:

Alunos com necessidades especiais, Educação inclusiva, Autoeficácia docente

Resumo

Crenças de autoeficácia em professores se referem ao quanto eles se julgam capazes de implementar ações em sala de aula com o objetivo de afetar a autoeficácia, a motivação e o desempenho dos alunos. Tendo em vista a importância deste constructo motivacional em professores, esta pesquisa teve por objetivo: investigar as crenças de autoeficácia em professores regentes de classe comum do Ensino Fundamental I para a execução de ações pedagógicas relacionadas aos saberes procedimentais indicados pela literatura para favorecer o processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O método adotado foi a pesquisa de levantamento. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e os dados foram organizados em uma categoria e 10 subcategorias. Como resultados identificamos que as professoras participantes do estudo apresentaram crenças de autoeficácia mais positivas para: desenvolver um clima emocional e afetivo positivo em sala de aula em relação aos alunos com NEE; atuar de forma colaborativa com outros profissionais; avaliar e organizar o espaço físico da sala de aula; e identificar as dificuldades dos alunos com NEE. E apresentaram crenças de autoeficácia insuficientes para avaliar a aprendizagem dos alunos com NEE e organizar atividades pedagógicas inclusivas. Os resultados apontam que o domínio de saberes procedimentais para a educação inclusiva interfere na crença de autoeficácia de professores para trabalhar com alunos com NEE e que a crença da autoeficácia dos professores influencia no modo como eles organizam a prática pedagógica junto aos alunos com NEE.

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Biografia Autor

CELIA REGINA VITALIANO, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Psicologia (1986), Mestre em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) (1993), Doutora em Educação (2002). Professora Sênior do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Nozi, G. S., & VITALIANO, C. R. (2022). Crenças de autoeficácia em professores referentes aos saberes docentes para a educação inclusiva. Revista Portuguesa De Educação, 35(2), 356–377. https://doi.org/10.21814/rpe.20839

Edição

Secção

Artigos