Hospitalidade altruísta no ensino superior: Perspetiva de estudantes sobre a hospitabilidade do professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.21271

Palavras-chave:

Ensino superior, Professor, Hospitalidade altruísta, Hospitabilidade, Perceção de estudantes

Resumo

O exercício da hospitalidade apresenta-se como um grande desafio, especialmente, no contexto académico no que tange a relação professor-estudante, sendo um tema essencial para a promoção das melhores práticas pedagógicas e o acolhimento dos estudantes. Este estudo descritivo investigou a hospitalidade altruísta do professor a partir da perceção de estudantes de instituições de ensino superior no Brasil. A literatura sobre hospitalidade no contexto académico, pedagogia da hospitalidade e hospitalidade altruísta formaram os pilares teóricos de sustentação da pesquisa. Com a utilização da Modelagem de Equações Estruturais (SEM), testaram-se as relações entre os construtos formadores da hospitalidade altruísta do professor: Estudante Primeiro, Estudante Especial e Estudante Feliz. A amostra foi constituída por 199 estudantes de instituições brasileiras, com destaque para estudantes do curso de turismo. Encontraram-se evidências que suportam as hipóteses e o modelo teórico adotado, indicando que: o professor apresenta características altruístas e de abertura ao outro, valorizando o estudante como indivíduo (o outro) e respeitando sua alteridade para que este se sinta feliz; o professor prioriza o estudante nas práticas pedagógicas, percebendo necessidades específicas e heterogéneas das turmas e promovendo o bem-estar do estudante; o professor parte da sua característica altruísta para proporcionar o envolvimento do estudante nas práticas pedagógicas. Considera-se que a hospitabilidade de professores pode impactar o sucesso estudantil, assim como o ambiente académico acolhedor pode promover o bem-estar, favorecer a aprendizagem e formar professores e estudantes mais humanizados.

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Biografias Autor

Roberta Sogayar, Universidade Anhembi Morumbi

Doutoranda e Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Master em Administração de Turismo, Parques e Lazer pela Western Illinois University, Especialista em Formação de Educadores Ambientais pela UNESP e Bacharel em Turismo pela Anhembi Morumbi. Possui certificação em coach de aprendizagem de equipes pela Team Academy da Finlândia. Atuou como Coordenadora de Qualidade Acadêmica e docente dos cursos de Turismo, Hotelaria e Eventos na Universidade Anhembi Morumbi. Atua como consultora de projetos educacionais e como avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Tem experiência na área de Ensino Superior, Metodologias Ativas, Taxonomia de Bloom, Aprendizagem em Equipes, Empreendedorismo, Hospitalidade aplicada a Educação e Educação Ambiental para o Turismo. Membro do grupo de pesquisa Dimensões e Contextos da Hospitalidade (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3365221492566200).

 

 

 

 

Diego Santos, Universidade Anhembi Morumbi

Diego Ribeiro Santos, atualmente é Doutorando em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities), é Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities) (2016), é Especialista em Gestão Escolar: Supervisão, Orientação e Coordenação pela Universidade Estácio de Sá (2014), Especialista em Língua Inglesa pela Universidade São Judas (2009), graduado em Letras - Português e Inglês, pela Universidade São Marcos (2007). Atua como Especialista Nacional de Transformação, tendo atuado também como Coordenador Nacional de Qualidade Acadêmica, responsável pela área de Learning & Innovation, das instituições de ensino superior da Laureate Brasil. Foi administrador das disciplinas de Inglês (Laureate English Program) da Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities), onde leciona desde 2012 nos cursos de graduação. Tem experiência como coordenador em escolas de idiomas, no ensino de inglês para negócios in-company e aulas particulares. Atua como professor de idiomas desde 2003.

 

 

Mirian Rejowski, Universidade Anhembi Morumbi

Livre Docente em Teoria do Turismo e do Lazer, Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação e Graduada em Turismo pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Sênior da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Professora Titular da Universidade Anhembi Morumbi, com atuação na graduação e pós-graduação em Turismo e Hospitalidade. Criadora e ex-editora do periódico científico Turismo em Análise da USP, ex-diretora presidente e membro do conselho fiscal da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). Editora fundadora dos periódicos Turismo em Análise e Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Líder do grupo de pesquisa Dimensões e Contextos da Hospitalidade e membro do grupo de pesquisa Centro de Estudos de Turismo e Desenvolvimento Social. Laureada com o prêmio Pesquisador Turístico Destaque 2010 da ANPTUR e Representante da área de Turismo no Comitê Assessor CA-SA do CNPq de 2012 a 2015. Consultora "ad hoc" de agências de fomento e parecerista de periódicos de Turismo e Hospitalidade editados no Brasil e no Exterior. Temas de pesquisa: produção científica em Turismo e Hospitalidade; ensino superior em Turismo e Hospitalidade; Hospitalidade no Turismo.

 

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Leme Sogayar, R., Ribeiro Santos, D., & Rejowski, M. (2021). Hospitalidade altruísta no ensino superior: Perspetiva de estudantes sobre a hospitabilidade do professor. Revista Portuguesa De Educação, 34(2), 216–236. https://doi.org/10.21814/rpe.21271

Edição

Secção

Artigos