Avaliação neuropsicológica e afetiva de professores com mais de 50 anos antes e depois de uma formação focada nas TIC: Aumento da satisfação profissional e relação com fatores afetivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.21925

Palavras-chave:

Envelhecimento Ativo, Professores, Funções Executivas, Neuropsicologia, Satisfação Profissional

Resumo

O envelhecimento da população levanta várias questões sociais e relacionadas com a saúde, sendo que este fenómeno é particularmente acentuado na Europa, onde políticas de promoção do Envelhecimento Ativo estão a ser desenvolvidas. Na Educação, o envelhecimento dos professores coloca desafios significativos à profissão. O projeto REKINDLE+50 desenvolveu um programa de formação sobre o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para professores com o intuito paralelo de promover as capacidades e motivação de professores com mais de 50 anos. Aqui reportamos sobre a avaliação, pré e pós-formação, de capacidades neuropsicológicas (funções executivas “cool” e “hot”), autorrelatos afetivos e satisfação profissional. Verificámos que a formação estava associada a um aumento da satisfação com a natureza do próprio trabalho de professor e com as condições materiais de trabalho. Não houve alterações significativas nas medidas neuropsicológicas nem afetivas antes e depois da formação. Também verificámos que a satisfação profissional estava positivamente associada com funções executivas “hot” e negativamente associada a sintomas afetivos (ansiedade e depressão subclínicas). Estes resultados, embora provisórios, sugerem que a formação teve um impacto positivo na satisfação profissional dos professores e que pode ter implicações para a promoção do envelhecimento ativo destes profissionais. No geral, o envelhecimento dos professores permanece um desafio para o futuro. As políticas de promoção do Envelhecimento Ativo oferecem uma visão estratégica sobre como lidar com esta questão, mas uma compreensão mais detalhada das alterações cognitivas e afetivas relacionadas com a idade é provavelmente necessária para a criação de medidas efetivas.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Ferreira-Santos, F. (2022). Avaliação neuropsicológica e afetiva de professores com mais de 50 anos antes e depois de uma formação focada nas TIC: Aumento da satisfação profissional e relação com fatores afetivos. Revista Portuguesa De Educação, 35(1), 471–490. https://doi.org/10.21814/rpe.21925

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