Evocando elementos extramusicais do Minho na aula de piano: Repertório contemporâneo português em contexto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.22282

Palavras-chave:

Repertório contemporâneo português, Referências extramusicais, Significado cultural, Currículo contextualizado, Metáfora no ensino

Resumo

O projeto que se apresenta propôs-se a explorar os efeitos do recurso a elementos extramusicais do Minho na abordagem pedagógica de repertório contemporâneo português, numa escola de música de ensino artístico especializado localizada nessa região. A fim de evitar a descontextualização da escola de música, alheia ao seu local e ao seu tempo, o projeto procurou aliar o europeu, o nacional e, sobretudo, o local, por entre sonoridades vanguardistas contextualizadas pelos significados extramusicais que lhes serviram de inspiração. Combinando metodologias de investigação-ação e estudo de caso, o projeto envolveu a observação detalhada do processo de aprendizagem de peças evocativas de elementos extramusicais minhotos do compositor contemporâneo português Amílcar Vasques-Dias, por dois alunos de piano do ensino secundário. A metodologia incluiu (1) a análise musical das peças focada nos elementos extramusicais, para a fase do planeamento; e (2) aulas centradas no cruzamento entre o musical e o extramusical e ainda um concerto final, para a fase da intervenção. Os resultados indicaram que os elementos extramusicais promoveram a ‘compreensão’ (ou apreciação) da linguagem musical contemporânea por parte dos alunos intervencionados, desempenhando assim uma função de mediação técnica, interpretada segundo Albèra (2007). Ademais, contribuíram para a melhoria de aspetos técnicos, interpretativos e expressivos. Por outro lado, o recurso a estes elementos ajudou a promover a valorização da cultura regional, tendo ocorrido inclusivamente um caso de contextualização curricular, em que os elementos minhotos se aproximaram das vivências pessoais da aluna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Albèra, P. (2007). Le Son et le sens: Essais sur la musique de notre temps. Nova edição (online). Edições Contrechamp. http://10.4000/books.contrechamps.1451

Bates, V. C. (2014). Rethinking Cosmopolitanism in Music Education. Action, Criticism & Theory for Music Education, 13(1). https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/37762544/ACT_Mar2014_310to327.pdf?ASAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1559085406&Signature=UZohjxYto7tj54JJfXYwGL4oc%3D&responsecontentdisposition=inline%3Bfilename%3DRethinking_Cosmopolitanism_in_Music_Educ.pdf

Bernardo, A. (2010). O Ciclo do Linho. https://www.saberfazer.org/research/2010/07/11/o-linhal.

Brito, H. & Vieira, M. H. (2014). Sargaceiros de Apúlia e orquestra de cordas: contributos para uma etnopedagogia musical. Revista Música Hodie, GoiâNia, 14(2), 99–110. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/52429.

Carvalho, M. (2010). Fernando Lopes Graça. In S. Castelo-Branco (Ed.), Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Círculo de Leitores.

Cruz, C. (1998). Sobre Kodály e o seu conceito de educação musical: Abordagem geral e indicações bibliográficas. Revista Associação Portuguesa de Educação Musical, 98. https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/1458/1/kodaly_1998.pdf.

Clarke, V. & Braun, V. (2015). Thematic Analysis. In E. Lyons & A. Coyle (Eds.), Analysing qualitative data in Psychology. SAGE Publications.

Dias, A. (2019). Lume de chão: Tecido de memórias e afectos. Edições mpmp.

Dillon, S. (2007). Music, Meaning and transformation. Cambridge Scholars Publishing.

Fernandes, P., Leite, C., Mouraz, A. & Figueiredo, C. (2013). Curricular contextualization: Tracking the meanings of a concept. The Asia-Pacific Educational Researcher, 22(4). https://doi.org/10.1007/s40299-012-0041-1.

Freire, P. (1986). Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra.

Foucault, M., Boulez, P. & Rahn, J. (1985). Contemporary music and the public. Perspectives of New Music, 24(1), 6–12. http://www.jstor.org/stable/832749.

Graça, F. L. (1989). Decadência?; A crise da música portuguesa; Necessidade e capricho na música portuguesa contemporânea. In F. L. Graça, A música portuguesa e os seus problemas, vol. 2. Caminho.

Green, L. (2002). How popular musicians learn: A way ahead for music education. Ashgate.

Grout, D. & Palisca, C. (1988). História da Música Ocidental (Trad.: Ana Luísa Faria). Gradiva.

Lobos, H. (2010). Educação musical: presença de Villa-Lobos. A formação da consciência musical brasileira. In M. Carvalho (Ed.), Heitor Villa-Lobos. MEC/ Fundação Joaquim Nabuco/ Editora Massangana.

Moreira, C. (2006). O entendimento do Património no contexto local. Oppidum, 1, 127–140. https://www.cm-lousada.pt/cmlousada/uploads/document/file/246/23_original.pdf.

Palheiros, G. (1999). Investigação em educação musical: Perspetivas para o seu desenvolvimento em Portugal. Revista Música, Psicologia E Educação, 1. https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i1.2392

Ribeiro, A. (2017). pareSeres da terra e a música popular portuguesa no Conservatório do Vale do Sousa. Revista Vórtex, 5(3), 1–20.

Ruiz, J. & Vieira, M. H. (2017). Cantem como se estivessem num prado verde, com ar fresco no rosto... - Imagética e metáfora na pedagogia coral infantil. Revista E-Psi, 7(Suplm.1), 3–17. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/52332/1/Ruiz e Vieira_Revista E-Psi 2017.pdf

Santos, B. (1993). Modernidade, identidade e a cultura de fronteira. Revista Sociologia USP, 5(1–2), 31–52. http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/Modernidade Identidade Fronteira_TempoSocial1994.pdf.

Schippers, H. (2006). ‘As if a little bird is sitting on your finger…’: metaphor as a key instrument in training. International Journal of Music Education, 24(3), 209–217. https://www.researchgate.net/publication/29464684_'As_if_a_little_bird_is_sitting_on_your_finger'_Metaphor_as_a_key_instrument_in_training_professional_musicians.

Spring, J. (2016). The Power of Metaphor in Rural Music Education Research. Action, Criticism, and Theory for Music Education, 15(4), 76–103. https://doi.org/10.22176/act15.4.76

Vargas, A. (2007). A ausência da música portuguesa no contexto europeu : Uma investigação em curso. Revista Crítica de Ciências Sociais, 78, 47–69. https://doi.org/10.4000/rccs.754.

Wade, J. (2017). Metaphor and the shaping of educational thinking. In F. Ervas, E. Gola & M. G. Rossi (Eds.), Metaphor in Communication, Science and Education (pp. 305–319). De Gruyter Mouton. https://doi.org/10.1515/9783110549928-001

Winter, R. (2003). Global media, cultural change and the transformation of the local: The contribution of cultural studies to a sociology of hybrid formations. In U. Beck, N. Sznaider & R. Winter (Eds.), Global America? – The cultural consequences of globalization. Liverpool University Press.

Wolfe, J. (2019). An investigation into the nature and function of metaphor in advanced music instruction. Research Studies in Music Education, 41(3), 280–292. https://doi.org/10.1177/1321103X18773113

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Romero, I., Fonte, V., & Pipa, L. (2021). Evocando elementos extramusicais do Minho na aula de piano: Repertório contemporâneo português em contexto. Revista Portuguesa De Educação, 34(2), 144–160. https://doi.org/10.21814/rpe.22282

Edição

Secção

Artigos