Práticas letradas na cibercultura: Possibilidades e reflexões em múltiplos contextos - Recensão

possibilities and reflections in multiple contexts

Autores

  • Mariana Vicentini Universidade Regional de Blumenau
  • Adriana Fischer
  • Linara Mafessolli Xavier

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.28456

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Mariana Vicentini, Universidade Regional de Blumenau

Doutoranda em Educação (FURB). Mestre em Educação (FURB). Desenvolvendo pesquisas em torno da escrita científica em distintas áreas de conhecimento, Gamificação, Tecnologias Digitais, Letramentos, Letramentos acadêmicos e práticas com linguagens. Licenciada em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pela FURB. Durante a graduação participou de diversas atividades institucionais, destacando-se: Bolsista de Iniciação Científica pelo FUMDES ART. 171 nos projetos "A relação Universidade-Sociedade na Universidade regional de Blumenau: percepção da comunidade sobre a Extensão Universitária" e "Letramentos acadêmicos em construção no curso de Letras: interfaces com práticas docentes do PIBID". Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid. Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Brusque - Unifebe.

Adriana Fischer

Doutora e mestre em Linguística pela UFSC, com pós-doutorado na Universidade do Minho. Possui graduação em Letras pela FURB. Desde agosto de 2012 trabalha como docente no Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (Departamento de Letras), e, a partir de abril de 2014, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da FURB - Blumenau. Atuou como docente no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL, Mestrado e Doutorado) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), como Investigadora Auxiliar no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Líder do grupo CNPQ Linguagens e Letramentos na Educação. Investiga a construção de letramentos acadêmicos no Ensino Superior na relação com a Educação Básica. Coopera em projetos interinstitucionais (UNESP - Capes Print, PUCMINAS - CNPQ Universal), projetos na IES de atuação, com financiamento estadual (FAPESC) e nacional (CNPQ-Ciência e Escola) e, também, coordena projeto com financiamento regional(Fundação Fritz Muller). Orienta acadêmicos em nível de doutorado, mestrado e iniciação científica. É parte de comitês científicos de eventos, avaliadora de periódicos e de agência de fomento. Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada e Educação, com enfoques em práticas de letramentos envolvendo tecnologias digitais, literaturas, internacionalização em formação de professores, ensino e aprendizagem na área das linguagens.

Linara Mafessolli Xavier

Mestranda em Educação e graduada em Letras pela Universidade Regional de Blumenau. Atuou como bolsista no Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE) - Licenciaturas por dois anos, sendo o foco dos trabalhos o Novo Ensino Médio. Atuou como bolsista de extensão no Projeto Reflexo na Universidade Regional de Blumenau - FURB no ano de 2019. Atualmente trabalha como professora de Língua Inglesa em duas escolas da Rede Municipal de Educação de Blumenau - SC.

Referências

Gee, J. P. (1999). Linguística social e letramentos: Ideologia nos Discursos. (2.ª Ed.). The Farmer Press.

Ministério da Educação do Brasil. (2019). Base Nacional Comum Curricular. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Monte Mór, W. (2013). Crítica e letramentos críticos: reflexões preliminares. In C. H. Rocha & R. F. Maciel (Eds.), Língua estrangeira e formação cidadã: Por entre discursos e práticas (1.ª Ed., pp. 31-50). Fontes.

Remenche, M. L. R., & Dionísio, M. L. (Eds). (2021). Ler e escrever na Cibercultura: Concepções e práticas (1.ª Ed.). Pontes Editores.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

Vicentini, M., Fischer, A., & Mafessolli Xavier, L. (2023). Práticas letradas na cibercultura: Possibilidades e reflexões em múltiplos contextos - Recensão: possibilities and reflections in multiple contexts. Revista Portuguesa De Educação, 36(2), e23041. https://doi.org/10.21814/rpe.28456