A supervisão de estágio como analisador da articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital

Autores

  • Ana Paula Macedo Universidade do Minho, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3030

Resumo

Este estudo, que reflecte sobre a supervisão de estágios, não constitui uma questão nova no âmbito da Enfermagem. No entanto, a questão como objecto de investigação organizacional aparece no contexto português com alguma novidade. O texto debruça-se sobre as orientações e as práticas de supervisão de estágios em Enfermagem como analisador dos fenómenos de articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital. O percurso desta investigação foi de entrelace entre algumas mudanças na supervisão de estágios e algumas mudanças sociais e políticas das organizações em estudo — Escola de Enfermagem e Hospital —, estabelecendo-se relações sociologicamente pertinentes entre ambas. O valor heurístico deste percurso propiciou a (re)construção de um modelo teórico de análise da articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital, onde se elegeram duas vertentes de análise para a sua compreensão. Será aqui apresentado o ensaio teórico-metodológico deste estudo de caso, que nos permitiu realizar a leitura dos discursos e das práticas em contexto de supervisão de estágio, no Plano da Acção/Sistema da Acção.

Palavras-chave
Supervisão de estágios; Articulação Escola de Enfermagem e Hospital; Configurações de articulação

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Como Citar

Macedo, A. P. (2011). A supervisão de estágio como analisador da articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital. Revista Portuguesa De Educação, 24(2), 81–110. https://doi.org/10.21814/rpe.3030

Edição

Secção

Artigos