Mapas cognitivos na avaliação da Aprendizagem Baseada em Problemas

Autores

  • Adriana Casale Universidade de São Paulo, Brasil
  • Nídia P. Kuri Universidade de São Paulo, Brasil
  • Antônio N. R. da Silva Universidade de São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3036

Resumo

Este estudo tem por objetivo investigar o aproveitamento dos estudantes do Curso de Engenharia Civil em que foi aplicado o método Aprendizagem Baseada em Problemas – Problem Based Learning (PBL) como parte de inovações pedagógicas implementadas em uma disciplina de Engenharia de Transportes. Para analisar o aproveitamento da amostra submetida às alternativas instrucionais foram utilizadas as respostas dos estudantes a um questionário para avaliação do aprendizado, elaborado pelo professor. Este instrumento contribuiu para avaliar e comparar o aprendizado da amostra com uma turma de alunos submetida ao modelo tradicional de ensino. As respostas foram agrupadas e analisadas por meio de mapas cognitivos, contribuindo para a investigação dos efeitos do método PBL e da ocorrência de aproveitamentos diferenciados entre os alunos. Os resultados indicam que os estudantes obtiveram maior envolvimento, desenvolvimento de comportamentos e atitudes, comprometimento com a própria aprendizagem e um aproveitamento significativamente melhor com o novo desenho da disciplina.

Palavras-chave
Aprendizagem Baseada em Problemas; Mapas cognitivos; Ensino; Avaliação

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Como Citar

Casale, A., P. Kuri, N., & da Silva, A. N. R. (2011). Mapas cognitivos na avaliação da Aprendizagem Baseada em Problemas. Revista Portuguesa De Educação, 24(2), 243–263. https://doi.org/10.21814/rpe.3036

Edição

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Artigos