Intervenção em estratégias de aprendizagem: Uma proposta de formação de professores em serviço

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.31405

Palavras-chave:

Ensino Médio, Formação continuada, Estratégias de Aprendizagem, Desenvolvimento Profissional, Autorregulação

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar os efeitos de uma intervenção desenvolvida no formato de uma sobreposição curricular relacionada ao ensino de estratégias de aprendizagem aos professores do Ensino Médio de uma escola pública estadual do Paraná/Brasil. Participaram da pesquisa até à conclusão 14 professores. Os professores participaram da intervenção no formato híbrido que durou 5 meses e foi composta por 17 sessões de intervenção, totalizando 50 horas. A pesquisa seguiu um delineamento quase-experimental cumprindo as etapas de pré-teste, intervenção e pós-teste. Na intervenção foram ensinadas aos professores estratégias de aprendizagem cognitivas, metacognitiva, de recursos internos e contextuais. Os resultados apontaram diferenças estatisticamente significantes ao comparar o pré e pós-teste para as subescalas de autorregulação: cognitiva e metacognitiva, de recursos internos e contextuais e autorregulação total da escala. Ressalta-se a necessidade de mais estudos com professores em formação inicial ou continuada, pois eles desempenham um importante papel na formação de seus alunos, bem como com outros participantes, níveis escolares, culturas e contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Deivid Alex dos Santos, Universidade Estadual de Londrina, Brasil

Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Professor temporário na Universidade Estadual de Londrina. Membo do grupo de Pesquisa Cognitivismo e Educação. Membo do grupo de Pesquisa Cognitivismo e Educação. Sua produção científica aborda os seguintes temas: autorregulação da aprendizagem, estrategias de aprendizagem, percepção, memória e motivação, discutindo a contribuição destas temáticas no diagnóstico e intervenção frente ao processo de aprendizagem em contextos escolares.

Paula Mariza Zedu Alliprandini, Universidade Estadual de Londrina, Brasil

Pós-Doutora junto ao Departamento de Psicologia da "Cornell University" em 1997/1998, Mestrado (1991) e Doutorado (1994) em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente atua como Professor Associado A junto ao Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Lider do grupo de pesquisa Cognitivismo e Educação.Sua produção científica aborda os seguintes temas: autorregulação da aprendizagem, estrategias de aprendizagem, percepção, memória e motivação, discutindo a contribuição destas temáticas no diagnóstico e intervenção frente ao processo de aprendizagem em contextos escolares.

Referências

Andrzejewski, M., Konefal, M., Chmura, P., & Kowalczuk, E. (2016). Match outcome and distances covered at various speeds in match play by elite German soccer players. International Journal of Performance Analysis in Sport, 16(3), 818-829. https://doi.org/10.1080/24748668.2016.11868930

Arcoverde, Â. R. dos R., Boruchovitch, E., Góes, N. M., & Acee, T. W. (2022). Self-regulated learning of Natural Sciences and Mathematics future teachers: Learning strategies, self-efficacy, and socio-demographic factors. Psicologia: Reflexão E Crítica, 35, e1. https://doi.org/10.1186/s41155-021-00203-x

Arslan, S., Mirici, I. H. & Oz, H. (2020). Implementation and evaluation of na EFL teacher training program for non-formal education settings. İlköğretim Online. 19(3). 1337-1370. https://doi.org/10.17051/ilkonline.2020.729666

Azevedo, R., Moos, D. C., Greene, J.A., Winters, F. I., & Cromley, J. G. (2008). Why is Externally-Facilitated Learning more Effective than Self-Regulated Learning with Hypermedia?. Education Technology Research Development, 56, 45-72. https://doi.org/10.1007/s11423-007-9067-0

Baars, M., & Wijnia, L. (2018). The relation between task-specific motivational profiles and training of self-regulated learning skills. Learning and Individual Differences, 64, 125- 137. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2018.05.007

Bakhtiar, A., & Hadwin, A. (2021). Motivation From a Self-Regulated Learning Perspective: Application to School Psychology. Canadian Journal of School Psychology, 37(1), 93-116. https://doi.org/10.1177/08295735211054699

Baliram, N., & Ellis, A. K. (2019). The impact of metacognitive practice and teacher feedback on academic achievement in mathematics. School Science and Mathematics, 119(2), 94-104. https://doi.org/10.1111/ssm.12317

Barrot, J. S, Llenares, I. I., & Del Rosario, L. S. (2021) Students’ online learning challenges during the pandemic and how they cope with them: The case of the Philippines. Education and Information Technologies, 26(6), 7321–7338. https://doi.org/10.1007/s10639-021-10589-x

Beluce, A. C., & Oliveira, K. L. (2018). Learning Strategies Mediated by Technologies: Use and Observation of Teachers. Paideia (Ribeirão Preto), 28, e2809. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2809

Benson, P. (2005). (Auto)biography and learner diversity. In P. Benson & D. Nunan (Eds), Learners’ stories: Differences and diversity in language learning. Cambridge (pp. 4-21). Cambridge University Press.

Berlin, K., & Weavera, K. V. (2022) Teaching Strategies Students Find Helpful in Online Learning Courses. College Teaching, 70(3), 319-327. http://dx.doi.org/10.1080/87567555.2021.1940814

Block, C. C., & Duffy, G. G. (2008). Research on teaching comprehension: Where we’ve been and where we’re going. In C. C. Block, & S. R. Parris (Eds.), Comprehension instruction: Research-based best practices (pp. 19-37). The Guilford Press.

Block, C. C., & Pressley, M. (2007). Best Practices in Teaching Comprehension. In L. B. Gambrell, L. M. Morrow, & M. Pressley (Eds.), Best practices in literacy instruction (pp. 220–242). The Guilford Press.

Boekaerts, M. (2011). Emotions, emotion regulation, and self-regulation of learning. In B. Zimmerman, & D. H. Schunk (Eds.), Educational Psychology Handbook Series: Handbook of Self-Regulation of Learning and Performance (1st Ed., pp. 408-425). Routledge/Taylor & Francis Group.

Boruchovitch, E. (2007). Aprender a aprender: Propostas de Intervenção em Estratégias de Aprendizagem. ETD: Educação Temática Digital, 8(2), 156-167. https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.651

Boruchovitch, E. (2014). Autorregulação da aprendizagem: contribuições da Psicologia educacional para a formação de professores. Psicologia Escolar e Educacional, 18(3), 401-409. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0183759

Boruchovitch, E., & Santos, A. A. A. dos (2015). Psychometric studies of learning strategies scale for college students. Paidéia: Ribeirão Preto, 25(60), 19- 27. https://doi.org/10.1590/1982-43272560201504

Busnello, F. De B., Jou, G. I., & Sperb, T. M. (2012). Desenvolvimento de habilidades metacognitivas: capacitação de professores de Ensino Fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(2), 311-319. https://doi.org/10.1590/S0102-79722012000200013

Buzza, D., & Allinotte, T. (2013). Pre-service Teachers’ Self-Regulated Learning and their Developing Concepts of SRL. Brock Education, 23(1), 58-76. https://doi.org/10.26522/brocked.v23i1.353

Bzuneck, J. A. (2010). Como motivar os alunos: sugestões e práticas. In E. Boruchovitch, J. A. Bzuneck, & S. É. R. Guimarães (Eds.), Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo (2nd Ed., pp. 13-42). Editora Vozes.

Bzuneck, J. A., & Boruchovitch, E. (2020). Autorregulação da motivação e das emoções: inter-relações, implicações e desafios. In L. M. B. Frison & E. Boruchovitch (Eds.). Autorregulação da aprendizagem: cenários, desafios, perspectivas para o contexto educativo (pp. 31-45). Editora Vozes.

Cañabate, D., Nogué, L., Serra, T., & Colomer J. (2019). Supportive Peer Feedback in Tertiary Education: Analysis of Pre-Service Teachers’ Perceptions. Education Sciences, 9(4), 280-291. https://doi.org/10.3390/educsci9040280

Cazan, A. M. (2013). Teaching self-regulated learning strategies for psychology students. Procedia: Social and Behavioral Sciences, 78(1), 743-747. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.04.387

Coelho, C. L. G., & Correa, J. (2017). Compreensão de leitura: Habilidades cognitivas e tipos de texto. Psico, 48(1), 40-49. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-53712017000100005

Costa, E. R., Assis, M. P. de, & Teixeira, I. V. (2022). Estratégias de autorregulação da aprendizagem e formação de professores: revisão sistemática do período 2014-2019. Pro-Posições, 33, e20200070. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0070EN

Cruvinel, M., & Boruchovitch, E. (2019). Como promover a autorregulação emocional de crianças e adolescentes no contexto educacional. In E. Boruchovitch, & M. A M. Gomes (Eds.). Aprendizagem Autorregulada: Como promovê-la no contexto educativo? (pp. 96-121). Editora Vozes.

Cunha, N. De B., & Boruchovitch, E. (2016). Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem. Pro-Posições, 27(3), 31-56. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0008

Darling-Hammond, L., Flook, L., Cook-Harvey, C., Barron, B., & Osher D. (2020). Implications for educational practice of the science of learning and development. Applied Developmental Science, 24(2), 97-140. https://doi.org/10.1080/10888691.2018.1537791

Darroz, L. M., Travisan, T. L., & Rosa, C. T. W. (2018). Estratégias de aprendizagem: caminhos para o sucesso escolar. Amazónia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 14(29), 93-109. https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5473

Dell’Agli, B. A. V. (2008). Aspectos afetivos e cognitivos da conduta em crianças com e sem dificuldades de aprendizagem. [Tese de Doutoramento publicada]. Universidade Estadual de Campinas.https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2008.422759

Dembo, M. H. (2001). Learning to teach is not enough: Future teachers also need to learn to learn. Teacher Education Quarterly, 28(4), 23–35. http://www.jstor.org/stable/23478314

Dias, L. C., & Boruchovitch, E. (2020). Estratégias de aprendizagem autorregulada e formação inicial de professores de Geografia: uma revisão sistemática de literatura. Revista de Educação, 25, e204568. https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/4568

Dignath, C., & Sprenger, L. (2020). Can You Only Diagnose What You Know? The Relation Between Teachers’ Self-Regulation of Learning Concepts and Their Assessment of Students’ Self-Regulation. Frontiers in Education, 5, e585683. https://doi.org/10.3389/feduc.2020.585683

Dignath, C., & Veenman, M. V. J. (2021). The role of direct strategy instruction and indirect activation of self-regulated learning—Evidence from classroom observation studies. Educational Psychology Review, 33(2), 489–533. https://doi.org/10.1007/s10648-020-09534-0

Dörrenbächer, L., & Perels, F. (2016). More is more? Evaluation of interventions to Foster self-regulated learning in college. International Journal of Educational Research, 78, 50-65. https://doi.org/10.1016/j.ijer.2016.05.010

Duhachek, A. (2005). Coping: A multidimensional, hierarchical framework of responses to stressful consumption episodes. Journal of Consumer Research, 32(1), 41-53. https://doi.org/10.1086/426612

Ekrem, C., Bünyamin, E., & Kurtaran, A. (2007). The effects of failure recovery strategies on customer behaviours via complainants’ perceptions of justice dimensions in banks. Banks and Bank Systems, 2(3), 173-196. https://core.ac.uk/download/pdf/141461431.pdf

Fabri, N. B., Oliveira, K. L. de, Inácio, A. L. M., Schiavon, A., & Bzuneck, J. A. (2022). Self-regulation, learning strategies and reading understanding in Fundamental Education I. Revista Brasileira de Educação, 27(1), e270068. https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270069

Fong, C. J., Patall, E. A., Vasquez, A. C., & Stautberg S. (2019). A Meta-Analysis of Negative Feedback on Intrinsic Motivation. Educational Psychology Review, 31, 121-162. https://doi.org/10.1007/s10648-018-9446-6

Fooladvand, M., Yarmohammadian, M. H., & Zirakbash, (2017). A. The effect of cognitive and metacognitive strategies in academic achievement: A systematic review. New Trends and Issues Proceedings on Humanities and Social Sciences, 3(1), 313-322. https://doi.org/10.18844/gjhss.v3i1.1780

Fulmer, S. M., & Frijters, J. C. (2009). A review of self-report and alternative approaches in the measurement of student motivation. Educational Psychology Review, 21, 219-246. https://doi.org/10.1007/s10648-009-9107-x

George, M. L. (2020). Effective Teaching and Examination Strategies for Undergraduate Learning during COVID-19 School Restrictions. Journal of Educational Technology Systems, 49(1), 23-48. https://doi.org/10.1177/0047239520934017

Góes, N. M., & Boruchovitch, E. (2022). Efeitos positivos de um programa de intervenção para o fortalecimento das estratégias de aprendizagem de professores do ensino médio brasileiro. Pro-Posições, 33, e20200100. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0100

Hayat, A. A., Shateri, K. Amini, M., & Shokrpour, N. (2020). Relationships between academic self-efficacy, learning-related emotions, and metacognitive learning strategies with academic performance in medical students: a structural equation model. BMC Medical Education, 20, e76. https://doi.org/10.1186/s12909-020-01995-9

Ismail, S. M., Nikpoo, I., & Prasad, K. D. V. (2023). Promoting self-regulated learning, autonomy, and self-efficacy of EFL learners through authentic assessment in EFL classrooms. Language Testing in Asia, 13, e27. https://doi.org/10.1186/s40468-023-00239-z

Karabenick, S. A., & Berger, J.-L. (2013). Help seeking as a self-regulated learning strategy. In Bembenutty, H., Cleary, T. J., & Kitsantas, A. (Eds.), Applications of self-regulated learning across diverse disciplines: A tribute to Barry J. Zimmerman. (pp. 237-261). IAP Information Age Publishing.

Lodge, J. M., Kennedy, G., Lockyer, L. Arguel, A. & Pachman, M. (2018). Understanding Difficulties and Resulting Confusion in Learning: An Integrative Review. Frontiers in Education, 3(49), 1-10. https://doi.org/10.3389/feduc.2018.00049

Lombardi, N.H. de S., Santos, D. A. dos. (2023). Percepção e conhecimento de professores do ensino fundamental sobre as estratégias de aprendizagem. Humanidades & Tecnologia em revista (FINOM), 42(1), 167-181. https://doi.org/10.47247/1809.1628.42.14

Machado, A. C. T. A., & Boruchovitch, E. (2018). Promovendo a autorregulação da aprendizagem em sala de aula: considerações sobre modelos de intervenção e a formação de professores. Revista de Educação, 23(3), 337-348. https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/4107c

Maieski, S., Oliveira, K. L. De, & Bzuneck, J. A. (2013). Motivação para aprender: o autorrelato de professores brasileiros e chilenos. Psico-USF, 18(1), 53-64. https://doi.org/10.1590/S1413-82712013000100007

Martins, R. M. M., & Santos, A. A. A. Dos. (2018). Intervention in Learning Strategies: Study with New University Students. Paidéia (Ribeirão Preto), 28(1), e2839. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2839

Moreira, A. E. da C. (2014). Relações entre as estratégias de ensino do professor, com as estratégias de aprendizagem e a motivação para aprender de alunos do Ensino Fundamental 1. [Dissertação de Mestrado publicada]. Universidade Estadual de Londrina. https://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/junho2016/pedagogia_dissertacoes/dissertacao_ana_elisa_costa_moreira.pdf

Navarro, J. C. M., & McGrath, B. (2022). Strategies for Effective Online Teaching and Learning: Practices and Techniques With a Proven Track of Success in Online Education. In S. Ramlall, T. Cross, & M. Love (Eds.), Handbook of Research on Future of Work and Education: Implications for Curriculum Delivery and Work Design (p. 495–510). IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-8275-6.ch029

Oliveira, K. L de Boruchovitch, E., & Santos, A. A. A. Dos. (2009). Estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico: evidências de validade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25(4), 531-536. https://doi.org/10.1590/S0102-37722009000400008

Oliveira, K. L de Boruchovitch, E., & Santos, A. A. A. Dos. (2011). Estratégias de aprendizagem no Ensino Fundamental: Análise por gênero, série escolar e idade. Psico, 42(1), 98-105. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/6273

Oliveira, K. L. de, Inácio, A. L. M., Silva, A. O. G. da, Mariano, M. L. S., & Franco, S. A. P. (2019). Intellectual styles, learning strategies and academic adjustment in Brazilian higher education. Revista Portuguesa de Educação, 32(2), 134–149. https://doi.org/10.21814/rpe.14268

Osborne, J. W., & Banjanovic, E. S. (2020). Best Practices in Quantitative Methods. SAS University Edition. https://www.researchgate.net/publication/299519231_Exploratory_factor_analysis_with_SAS

Palitot, M. D., Meireles, J. da S., Brito, F de A. T., Silva, H. M. de L., & Batista, A. T. (2019). A relação entre estratégias de aprendizagem e rendimento escolar no Ensino Médio. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, 2(2), 128-138. https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.456

Patrick, H. (1997). Social self-regulation: Exploring the relations between children's social relationships, academic self-regulation, and school performance. Educational Psychologist, 32(4), 209-220. https://doi.org/10.1207/s15326985ep3204_2

Peeters, J, Backer, F., Reina, V. R., Kindekens, A., Buffel, T., & Lombaerts, K. (2014). The role of teachers’ self-regulatory capacities in the implementation of self-regulated learning practices. Procedia: Social and Behavioral Sciences, 116, 1963-1970. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.01.504

Pekrun, R., Goetz, T., Frenzel, A. C., Barchfeld, P., & Perry, R. P. (2011). Measuring emotions in students’ learning and performance: The Achievement Emotions Questionnaire (AEQ). Contemporary Educational Psychology, 36(1), 36–48. https://doi.org/10.1016/j.cedpsych.2010.10.002

Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e técnica da pesquisa e do trabalho acadêmico (2.ª Ed). Universidade Feevale. https://www.feevale.br/institucional/editora-feevale/metodologia-do-trabalho-cientifico---2-edicao

Puspitasari, K. (2012). The effects of learning strategy intervention and study time management intervention on students’ self-regulated learning, achievement, and course completion in a distance education learning environment. [PhD Thesis published]. Florida State University. http://dx.doi.org/10.13140/RG.2.1.2047.4640

Randi, J. (2004). Teachers as Self-Regulated Learners. Teachers College Record, 106(9), 1825-1853. https://doi.org/10.1111/j.1467-9620.2004.00407.x

Rogers, J. E. (2019). Leading for Change Through Whole-School Social-Emotional Learning: Strategies to Build a Positive School Culture (1.ª Ed.). Sage Publications.

Rosário, P., & Polydoro, S. A. J. (2014). Capitanear o aprender: Promoção da autorregulação da aprendizagem no contexto escolar. Casa do Psicólogo.

Santos, D. A. dos ., & Alliprandini, P. M. Z. (2018a). A promoção do uso de estratégias cognitivas em alunos do Ensino Médio. Psicologia Escolar E Educacional, 22(3), 535–543. https://doi.org/10.1590/2175-35392018033143

Santos, D. A. dos, & Alliprandini, P. M. Z. (2018b). Efeito de uma intervenção em estratégias de aprendizagem por infusão em alunos de biologia do Ensino Médio. Revista De Educación En Biología, 20(2), 52–72. https://doi.org/10.59524/2344-9225.v20.n2.22515

Santos, D. A. dos, & Alliprandini, P. M. Z. (2023). Estratégias de Aprendizagem e Autorregulatórias na Formação Continuada de Professores: uma Revisão de Literatura. Revista De Ensino. Educação E Ciências Humanas, 24(2), 299–307. https://doi.org/10.17921/2447-8733.2023v24n2p299-307

Santos, D. A. dos. (2016). Intervenção no uso de estratégias de aprendizagem autorregulatórias de professores do Ensino Médio. [Dissertação de mestrado publicada]. Universidade Estadual de Londrina. https://www.ppedu.uel.br/pt/mais/dissertacoes-teses/teses/category/23-2021?download=488:santos-deivid-alex

Santos, O. J. X. dos, & Boruchovitch, E. (2011). Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professores. Psicologia: Ciência e Profissão, 31(2), 284-295. https://doi.org/10.1590/S1414-98932011000200007

Scacchetti, F. A. P., Oliveira, K. L. de, & M., A. E. da C. (2015). Estratégias de Aprendizagem no Ensino Técnico Profissional. Psico-USF, 20(3), 433-446. https://doi.org/10.1590/1413-82712015200306

Silva, M. A. R. D., & Alliprandini, P. M. Z. (2020). Efeitos positivos de uma intervenção por integração curricular na promoção da autorregulação da aprendizagem. Educação em Revista, 36, e227164. https://doi.org/10.1590/0102-4698227164

Simpson, M. L. (2002). Program evaluation studies: Strategic learning delivery model suggestions. Journal of Developmental Education, 26(2), 2-11. https://cfder.org/uploads/3/0/4/9/3049955/program_evaluation_studies_strategic_learning_delivery_model_suggestions.pdf

Steinbach, J., & Stoeger, H. (2016). How primary school teachers’ attitudes towards selfregulated learning (SRL) influence instructional behavior and training implementation in classrooms. Teaching and teacher education, 60, 256-269. https://doi.org/10.1016/j.tate.2016.08.017

Terlecki, M. S., & McMahon, A. A. (2018). Call for Metacognitive Intervention: Improvements Due to Curricular Programming in Leadership. The Journal of Leadership Education, 17(4), 130-145. https://doi.org/10.12806/V17/I4/R8

Turner, J., & Husman, J. (2008). Emotional and Cognitive Self-Regulation Following Academic Shame. Journal of Advanced Academics, 20(1), 138-173. https://doi.org/10.4219/jaa-2008-864

Van der Kleij, F. M. (2019). Comparison of teacher and student perceptions of formative assessment feedback practices and association with individual student characteristics. Teaching and Teacher Education, 85, 175-189. https://doi.org/10.1016/j.tate.2019.06.010

Veiga-Simão, A. M., & Frison, L. M. (2013). Autorregulação da aprendizagem: abordagens teóricas e desafios para a prática em contextos educativos. Cadernos de Educação, 45, 2-20. https://doi.org/10.15210/CADUC.V0I45.3814

Wagener, B. (2016). Metacognitive Monitoring and Academic Performance in College. College Teaching, 64(2), 47-54. https://doi.org/10.1080/87567555.2015.1116056

Wang, G., & Han, L. (2020). On the Strategies to Cultivate College Students’ Autonomous English Learning Ability in the New Era. English Language Teaching, 13(11), 94-99. https://doi.org/10.5539/elt.v13n11p94

Wang, L. (2021). The Role of Students’ Self-Regulated Learning, Grit, and Resilience in Second Language Learning. Frontiers in Psychology, 12, e800488. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.800488

Wegner, C., Minnaert, L., & Strehlke, F. (2013). The Importance of Learning Strategies and How the Project "Kolumbus-Kids" Promotes Them Successfully. European Journal of Science and Mathematics Education, 1(3), 137-143. https://doi.org/10.30935/scimath/9393

Winn, A. S., DelSignore, L., Marcus, C., Chiel, L., Freiman, E., Stafford, D., & Newman, L. (2019) Applying Cognitive Learning Strategies to Enhance Learning and Retention in Clinical Teaching Settings. MedEdPORTAL, 15, e10850. https://doi.org/10.15766/mep_2374-8265.10850

Wisniewski, B., Zierer, K., & Hattie, J. (2020). The Power of Feedback Revisited: A Meta-Analysis of Educational Feedback Research. Frontiers in Psychology, 10, e3087. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.03087

Yi, S., & Baumgartner, H. (2004). Coping with negative emotions in purchase‐related situations. Journal of Consumer Psychology, 14(3), 303-317. https://doi.org/10.1207/s15327663jcp1403_11

Zimmerman, B. J. (2013). From Cognitive Modeling to Self-Regulation: A Social Cognitive Career Path. Educational Psychologist, 48(3), 135-147. https://doi.org/10.1080/00461520.2013.794676

Zimmerman, B. J., & Schunk, D. H. (Eds.). (2011). Motivational sources and outcomes of self-regulated learning and performance. In Handbook of Self-Regulation of Learning and Performance (p. 49-64). Routledge.

Downloads

Publicado

2024-01-24

Como Citar

Santos, D. A. dos ., & Alliprandini, P. M. Z. . (2024). Intervenção em estratégias de aprendizagem: Uma proposta de formação de professores em serviço. Revista Portuguesa De Educação, 37(1), e24002. https://doi.org/10.21814/rpe.31405