Repertórios de protesto dos professores em três países da OCDE: Um estudo comparativo em educação
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.32048Palavras-chave:
Sindicalismo docente, Associacionismo, Participação política, lutas do professor, ativismo de professoresResumo
Em todo o mundo, as associações de professores têm desempenhado um papel fundamental na participação política dos professores. No entanto, existem, atualmente, vários desafios à ação política dos professores organizados, devido à crise das associações tradicionais, ao impacto dos novos movimentos sociais e a um contexto neoliberal que favorece a ação individual. Neste contexto, realiza-se uma análise de casos comparativa mediante uma abordagem autoetnográfica com o objetivo de resgatar os repertórios de protesto criados pelos professores organizados no Chile, Espanha e Portugal. Os resultados revelam elementos comuns que estão ligados à identificação de uma agenda neoliberal que permeia as manifestações docentes. Consequentemente, o discurso baseado em dados constitui um ponto crítico para o mal-estar e para a resistência dos professores. Além disso, existem diferenças entre estes contextos, relacionadas com a história associativa e com outros movimentos sociais. No Chile, a estética dos movimentos feministas e, em Portugal, o símbolo do cravo vermelho representam novidades para a participação dos professores nas suas associações. Em Espanha, por outro lado, há uma maior influência sindical e, por isso, um quadrado da sua ação em relação à visibilidade do sindicalismo nas manifestações. Discutimos as repercussões desses repertórios sobre os desafios da unidade associativa sindical, que marcaram a história dos sindicatos de professores espanhóis.
Downloads
Referências
Aguirre, J., & Porta, L. (2019). Sentidos y potencialidades del registro (auto)etnográfico en la investigación biográfico-narrativa. Linhas Críticas, 25, e20077. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.20077
Aiziczon, F. (2009). La Revuelta de los corpiños: Performance, activismo feminista y lucha sindical docente en Neuquén, abril de 2007. Mora, 15(1), 17-33. http://repositorio.filo.uba.ar/handle/filodigital/17892
Aravena Castillo, F., & Quiroga Lobos, M. (2018). Autoetnografía y directivos docentes: Una aproximación experiencial a las reformas educativas en Chile. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 20(2), 113-125. https://doi.org/10.24320/redie.2018.20.2.1600
Bartlett, L., & Vavrus, F. (2017). Rethinking case study research: A comparative approach. Routledge.
Bellido de Luna Mayea, D. (2021). Despolitización del movimiento laboral chileno: Análisis desde la perspectiva de acción política como estrategia de revitalización sindical. Sociología del Trabajo, 98, 85-96. https://doi.org/10.5209/stra.70000
Bonvillani, A. (2015). Habitar la Marcha: Notas etnográficas sobre una experiencia de protesta juvenil. Universitas Psychologica, 14 (5), 1599-1612 https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsy14-5.hmne
Bringel, B., & Pleyers, G. (Eds.). (2017). Protesta e indignación global: Los movimientos sociales en el nuevo orden mundial. FAPERJ; CLACSO. https://www.clacso.org.ar/libreria-latinoamericana/contador/sumar_pdf.php?id_libro=1321
Carvajal Diaz, L. M. (2019). Sindicalismo docente y Movimientos de Renovación Pedagógica frente al neoliberalismo educativo: Los casos de España, Argentina y Chile. Foro de Educación, 17(26), 115-134. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7137464
Carrasco-Aguilar, C., & López, V. (2022). Contrahegemonía en el profesorado chileno: Estudio de casos en los niveles escolar y de la organización reivindicativa. Revista Izquierdas, 51, 1-23. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8361355
Collado, P. A., & Roitman, S. E. (2015). Más allá de la revitalización sindical: La subjetivación política de los trabajadores. In M. Delfini & J. Montes Cató (Eds.), Recomposición del capital y respuestas sindicales en Argentina: ¿Hacia nuevas respuestas laborales? (pp. 147-176). Ediciones UNGS.
Coley, J. S., & Schachle, J. L. (2023). Occupational activism and the new labor activism: Illustrations from the education sector and an agenda for future research. Work and Occupations, 50(3), 420-427. https://doi.org/10.1177/07308884231162935
Feria Vázquez, P. (2019). Del Mediterráneo al cono sur: Las transiciones a la democracia de Chile, Portugal y España en perspectiva comparada. Revista de Historia Social y de Las Mentalidades, 22(2), 103-135. https://www.revistas.usach.cl/ojs/index.php/historiasocial/article/view/3644
Gariglio, L. (2017). L'autoetnografia nel campo etnografico. Etnografia e Ricerca Qualitativa, (3), 487-504 https://iris.unito.it/handle/2318/1679658
Gavin, M. (2022). Raising teachers’ voices: How teacher unions build grassroots intellectualism to resist neoliberal education reform. In K. Heggart & S. Kolber (Eds.), Empowering teachers and democratising schooling: Perspectives from Australia (pp. 159-172). Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-19-4464-2_11
Guerrero Serón, A. (2015). ¿Por qué el profesorado no se sindica?. In S. Dal Rosso & M. O. Vieira (Orgs.), Sindicalismo em educação e relações de trabalho: Uma visão internacional (Vol. 3, pp. 17-44). Paralelo 15.
Guzmán-Utreras, E., Acuña Moscoso, Y., Cáceres Soumastre, C., & Domínguez Pérez, M. (2023). Cidadania, educação cívica e participação cidadã como significados emergentes nos estudantes do ensino secundário que participam em movimentos estudantis. Revista Portuguesa de Educação, 36(1), e23016. https://doi.org/10.21814/rpe.24343
Kaplan, C., & Santos, J. (2020). Imagens e narrativas de movimentos docentes no Rio de Janeiro e Argentina e a necessidade de pensarmos enquanto latino-americanos. REMEA: Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, 37(2), 107-126. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11346
Luque Balbona, D., & González Begega, S. (2017). Declive de las huelgas y cambios en el repertorio de protesta en España. ARXIUS, (36-37), 97-110. http://hdl.handle.net/10550/66751
Maguire, M., Braun, A., & Ball, S. (2018). Discomforts, opposition and resistance in schools: The perspectives of union representatives. British Journal of Sociology of Education, 39(7), 1060-1073. https://doi.org/10.1080/01425692.2018.1443431
Marco, J. (2008). La multitud invadió las calles: Experiencias, repertorios y marcos simbólicos de la protesta (1931-1936). In M. E. Nicolás Marín & C. González Martínez (Coords.), Ayeres en discusión: Temas clave de historia contemporánea hoy (pp. 33-38). Universidad de Murcia.
Matamoros Fernández, C. (2020). La investigación sobre sindicalismo docente en Chile: Avances y vacíos en su consolidación. Revista Divergencia, 14(9), 83-114. https://www.revistadivergencia.cl/articulos/la-investigacion-sobre-sindicalismo-docente-en-chile-avances-y-vacios-en-su-consolidacion/
Movimiento por la Unidad Docente. (2023, may 1). 1 de Mayo en la calle, junto a nuestra clase [Images attached] [Status update]. Facebook. https://www.facebook.com/MUDNacional/posts/pfbid02JLArKRGFyzDutLMgV6VTZzY2sppKCFRxYL8HUg9dAir9wm3FrpEZenavuk5cVjWdl
Neto Kappel, M., & Monteiro Sousa, N. R. (2019). Experiencias del sindicalismo docente en Brasil y en Portugal en contextos de transición política y social. In F. Tálamo & M. Rosado (Eds.), Política educativa, sindicalismo y trabajo docente: Hacia la resignificación de los debates políticos y académicos en torno a las prácticas pedagógicas y sindicales para una educación popular y socialmente emancipadora (pp. 279-292). AGMER Editora. http://biblioteca.clacso.edu.ar/Argentina/iie-agmer/20191128095146/Politica-Educativa.pdf
Normand, R., Liu, M., Carvalho, L. M., Oliveira, D. A., & LeVasseur, L. (2018). Education policies and the restructuring of the educational profession: Global and comparative perspectives. Springer. https://opech.cl/wp-content/uploads/2020/10/LibroReestructuraciondelaprofesion.pdf
Oldham, S. (2020). Teaching labor unionism in schools: Towards economic and social justice. Critical Education, 11(6), 1-16. https://doi.org/10.14288/ce.v11i6.186477
Oliveira, D. A., Gonçalves, G. B., & Melo, S. D. (2004). Cambios en la organización del trabajo docente: Consecuencias para los profesores. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 9(20), 183-197. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=930035
Ortiz-Mallegas, S., Carrasco-Aguilar, C., & Lamas-Aicón, M. (2022). Luchando por lo colectivo: Significados de profesores organizados. Revista Brasileira de Educação, 27, e270040. https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270040
Ortiz-Mallegas, S., & Torres-Sánchez, M. (2023). Participación política y militancia docente: Tensiones desde nuevos asociacionismos del profesorado chileno. Educação & Sociedade, 44, e268925. https://doi.org/10.1590/ES.268925
Parcerisa Marmi, L., & Collet-Sabé, J. (2021). Privatización educativa y nuevas formas de acción colectiva: Un análisis de la Marea Verde y el ciclo de luchas por la educación pública (2011-2021). In G. Betancor Nuez & A. Razquin (Eds.). Diez años construyendo ciudadanía en movimiento(s): El 15M y otras luchas hermanas (pp. 93-103). Bellaterra.
Ramos, F. F. (2023). Teacher activists’ praxis in the movement against privatization and school closures in Oakland. Critical Studies in Education, 64(2), 118-133. https://doi.org/10.1080/17508487.2022.2039737
Reichert, F., Torney-Purta, J., & Liang, W. (2020). Teachers’ organizational participation: Profiles in 12 countries and correlates in teaching-related practices. Theory & Research in Social Education, 48(4), 552-582. https://doi.org/10.1080/00933104.2020.1795764
Reyes Jedlicki, L. (2014). La escuela en nuestras manos: Las experiencias educativas de la Asociación General de Profesores y la Federación Obrera de Chile (1921-1932). Editorial Quimantú. https://repositorio.uchile.cl/handle/2250/196608
Rivera-Vargas, P., Miño-Puigcercós, R., Passeron, E., & Jacovkis, J. (2022). Movimientos sociales, activismos y resistencias desde la escuela. Revista Izquierdas, 51, 1-12. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8361350
Santana Soriano, E. (2020). Activismo sindical en la profesión docente. Revista de Investigación y Evaluación Educativa, 7(2), 60-73. https://doi.org/10.47554/revie2020.7.5
Sisto, V., Núñez-Parra, L., López-Barraza, A., & Ramírez-Casas del Valle, L. (2022). The rebellion of the bases against the standardization of pedagogical work: The case of the mobilization against the Teaching Career Law in Chile. Education Policy Analysis Archives, 30(138), 1-25. https://doi.org/10.14507/epaa.30.6460
Symeonidis, V., & Stromquist, N. (2020). Teacher status and the role of teacher unions in the context of new professionalism. Studia Paedagogica, 25(2), 23-45. https://doi.org/10.5817/SP2020-2-2
Tavares, M. (2014). Contribuições para a história do sindicalismo docente, em Portugal: Dos Grupos de Estudo, à afirmação e crise do movimento sindical docente. Education Policy Analysis Archives, 22(2), 1-24. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v22n37.2014
Tapia, C., Singh, P., Whatman, S., & Bargallie, D.(2023). Teacher activism: Struggles over public education in Chile. British Journal of Sociology of Education, 44(6), 963-977. https://doi.org/10.1080/01425692.2023.2219404
Terrón Bañuelos, A. (2014). Coordenadas del asociacionismo profesional de los docentes: Estado de la cuestión en España. Historia y Memoria de la Educación, 1(1), 93-130. https://doi.org/10.5944/hme.1.2015.13281
Terrón Bañuelos, A., & Viñao, A. (2018). Educación, movimiento obrero y sindicalismo (España, siglo XX). Historia De La Educación, 37, 69-114. https://doi.org/10.14201/hedu20183769114
Tusini, S. (2021). Spostare il confine più in là: Autoetnografia come genere scientifico? Sociologia e Ricerca Sociale, (125), 27-46. https://doi.org/10.3280/SR2021-125002
Voisin, A., & Dumay, X. (2022). How do educational systems regulate the teaching profession and teachers’ work? A typological approach to institutional foundations and models of regulation. Teaching and Teacher Education, 96, e103144. https://doi.org/10.1016/j.tate.2020.103144
Weinstein, J., & Zettelmeier, W. (2022). Les syndicats d’enseignants: In acteur éducatif et sociopolitique en recul ou en renouveau?. Revue Internationale d’Éducation de Sèvres, 91, 45-54. https://doi.org/10.4000/ries.13311
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Sebastián Ortiz-Mallegas, Claudia Carrasco-Aguilar, Mónica Torres-Sánchez

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.
1. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 CC-BY-SA que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição Compartilhamento pela mesma Licença Internacional 4.0