Perspectivas dos docentes e dos estudantes universitários sobre os fatores que influenciam a aprendizagem do inglês como língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.32405Palavras-chave:
Educaçao superior, Fatores de aprendizagem, Inglês (Língua Estrangeira), PercepçãoResumo
A proficiência em inglês é essencial para alcançar uma carreira académica e profissional bem-sucedida, o que motiva os estudantes universitários a aprimorarem as suas competências linguísticas. No entanto, alguns estudantes buscam apenas cumprir os requisitos exigidos pelas instituições educativas sem desenvolver habilidades linguísticas sólidas. Diante dessa situação, o presente estudo, sob uma abordagem metodológica mista sequencial explicativa, com uma primeira fase quantitativa e uma segunda fase qualitativa, tem como objetivo analisar os fatores que influenciam a aprendizagem do inglês como língua estrangeira durante o período universitário. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma triangulação de dados entre as respostas fornecidas pelos alunos, coletadas por meio de um questionário, e a perspectiva dos professores, obtida por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostram que a titulação, o tempo dedicado e a motivação são fatores-chave no perfil do estudante. Além disso, é um momento oportuno para aumentar as exigências no ensino de línguas estrangeiras, embora seja necessário prestar especial atenção aos cursos de graduação que apresentam um nível mais baixo de proficiência no idioma. Por fim, para melhorar a qualidade da aprendizagem, é imprescindível utilizar as TIC fora da sala de aula, juntamente com metodologias ativas que otimizem o tempo disponível.
Downloads
Referências
Aguirre, M. A., Canals, A., Hidalgo, M., Iniesta, J., & Ramón, D. J. (2021). La docencia en inglés en el Grado en Química: Una perspectiva dual (del estudiantado y del profesorado). In R. Satorre Cuerda (Coord.), Redes de Investigación en Docencia Universitaria, Volumen 2021 (pp. 19-29). Instituto de Ciencias de la Educación de la Universidad de Alicante. http://hdl.handle.net/10045/119437
Ahern, A. K., & Hernando, A. (2020). Los trabajos de fin de grado en español y en inglés. Retos, y un intento de mejora, de la alfabetización académica en formación inicial de profesorado. Tendencias Pedagógicas, 36, 9-24. http://doi.org/10.15366/tp2020.36.02
Azar, A. S., & Tanggaraju, D. (2020). Motivation in second language acquisition among learners in Malaysia. Studies in English Language and Education, 7(2), 323-333. https://doi.org/10.24815/siele.v7i2.16506
Bao, D. (2014). Understanding silence and reticence. Ways of participating in second language acquisition. Bloomsbury.
Basso, F. de C. R., Souza, L. K. de, & Dias, A. C. G. (2021). O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo. Revista Portuguesa de Educação, 34(2), 200–215. https://doi.org/10.21814/rpe.17731
Bazo, P., Centellas, A., Dafouz, E., Fernández, A., González, D., & Pavón, V. (2017). Documento marco de política lingüística para la internacionalización del sistema universitario español. CRUE Universidades Españolas. https://www.crue.org/wp-content/uploads/2020/02/Marco_Final_Documento-de-Politica-Linguistica-reducido.pdf
Council of Europe (2020). Common European Framework of Reference for Languages: Learning, teaching, assessment – Companion volume. Council of Europe. www.coe.int/lang-cefr
Ditual, R. C. (2012). The motivation for and attitude towards learning English. The Asian EFL Journal, 63, 4-21. https://www.asian-efl-journal.com/monthly-editions-new/the-motivation-for-and-attitude-towards-learning-english/index.htm
Dörnyei, Z. (2008). Estrategias de motivación en aulas de lengua. Editorial UOC.
Education First. (2022). EF EPI. Índice EF de nivel de inglés: Una clasificación de 111 países y regiones en función de su nivel de inglés. Education First. https://www.ef.com/assetscdn/WIBIwq6RdJvcD9bc8RMd/cefcom-epi-site/reports/2022/ef-epi-2022-spanish.pdf
Fatimah, A. S., & Santiana, S. (2017). Teaching in 21st century: Students-teachers’ perceptions of technology use in the classroom. Script Journal: Journal of Linguistic and English Teaching, 2(2), 125-135. https://doi.org/10.24903/sj.v2i2.132
Fernández-Viciana, A., & Fernández-Costales, A. (2017). El pensamiento de los futuros maestros de inglés en Educación Primaria: Creencias sobre su autoeficacia docente. Bellaterra Journal of Teaching and Learning Language and Literature, 10(1), 42–60. https://doi.org/10.5565/rev/jtl3.684
Foncubierta, J. M., Herrero, F., & Fonseca-Mora M. C. (2018). La competencia lectora del alumnado universitario en contexto AICLE. Porta Linguarum, Monográfico III, 75-88. https://doi.org/10.30827/Digibug.54302
Gardner, R. C. (1985). The attitude/motivation test battery: Technical report. University of Western Ontario. https://publish.uwo.ca/~gardner/docs/AMTBmanual.pdf
Gardner, R. C., & Lambert, W. E. (1992). Motivation and second language acquisition: Perspectives. Revue de I’CLA.
Gil-Galván, R., & Martín-Espinosa, I. (2021a). ¿Cómo valoran los estudiantes universitarios de Educación su dominio de competencias lingüísticas en lengua extranjera? Revista Complutense de Educación, 32(2), 237-247. http://doi.org/10.5209/rced.68326
Gil-Galván, R., & Martín-Espinosa, I. (2021b). Análisis del perfil motivador y actitudinal sobre el aprendizaje de idiomas de los estudiantes en Educación Superior: aplicación del Attitude/Motivation Test Battery (AMTB). Revista Complutense de Educación, 32(3), 463-476. http://doi.org/10.5209/rced.70598
Gil-Galván, R., & Martín-Espinosa, I. (2023). The influence of the parents’ socio-educational level and parental encouragement on university students’ motivational profile for learning English. Journal of Social Studies Education Research, 14(1), 17-46. https://jsser.org/index.php/jsser/article/view/4515
Gil-Galván, R., Martín-Espinosa, I., & Gil-Galván, F. J. (2021). Percepciones de los estudiantes universitarios sobre las competencias adquiridas mediante el aprendizaje basado en problemas. Educación XX1, 24(1), 271- 295. http://doi.org/10.5944/educXX1.26800
Gushendra, R., & Aprianti, D. (2019). A survey study: The students’ reticence in English classroom at Senior High School in Pekanbaru. IJIELT: Indonesian Journal of English Language Teaching, 5(1), 1-12. https://doi.org/10.24014/ijielt.v5i1.7748
Jiménez, P. K. (2018). Exploring students’ perceptions about English learning in a public university. HOW Journal, 25(1), 69-91. https://doi.org/10.19183/how.25.1.385
Kleij, F., & Adie, L. (2020). Towards effective feedback: An investigation of teachers’ and students’ perceptions of oral feedback in classroom practice. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, 27(3), 252-270. https://doi.org/10.1080/0969594X.2020.1748871
Kung, F. W. (2017). Teaching and learning English as a foreign language in Taiwan: A socio-cultural analysis. The Electronic Journal for English as a Second Language, 21(2), 1-15. https://eric.ed.gov/?id=EJ1153833
Liu, J. (2022). Demotivating factors among undergraduate distance English learners: A Chinese case study. Revista Signos: Estudios de Lingüística, 55(109), 581-604. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-09342022000200581
Marina, N., & Eamoraphan, S. (2020). The relationship between motivation and perceived parental encouragement for learning English as a foreign language with English achievement of Grades 6 to 8 Students at St. John’s Private School, Pathein, Myanmar. Scholar: Human Sciences, 12(1), 279-295. https://core.ac.uk/download/pdf/327112252.pdf
Martín-Espinosa, I., & Gil-Galván, R. (2023). Percepción de los estudiantes sobre el contexto formal de aprendizaje del inglés y el estímulo parental recibido durante la etapa universitaria. Porta Linguarum, 39, 9-28. https://doi.org/10.30827/portalin.vi39.21166
Masgoret, A. M., & Gardner, R. (2003). Attitudes, motivation, and second language learning: A meta-analysis of studies conducted by Gardner and associates. Language Learning, 53(1), 123–163. https://doi.org/10.1111/1467-9922.00212
Mendoza, A. (2021). La implementación de políticas lingüísticas en el contexto universitario: La incongruencia en el uso de los exámenes de certificación de lenguas extranjeras. Perfiles Educativos, 43(171), 138-157. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2021.171.59449
Moskovsky, C., & Alrabai, F. (2009). Intrinsic motivation in Saudi learners of English as a foreign language. The Open Applied Linguistics Journal, 4, 1-10. http://dx.doi.org/10.2174/1874913500902010001
Muslem, A., Yusuf, Y., & Juliana, R. (2018). Perceptions and barriers to ICT use among English teachers in Indonesia. Teaching English with Technology, 18(1), 3–23. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1170638.pdf
Nguyen, C., Le, D., & Ngo, H. (2022). EFL teachers’ perceptions of the individualized learning model: A case at an English language center. International Journal of Instruction, 15(1), 437- 456. https://doi.org/10.29333/iji.2022.15125a
Nicolas, M. O. D., & Annous, S. (2021). The realities of English medium instruction in Lebanon: Teachers’ and students’ perceptions of the place of English communication skills in a cultural studies program. Journal of English as an International Language, 16(1), 10-24. https://eric.ed.gov/?id=EJ1328421
Quadir, M. (2021). EFL students’ and teachers’ perceptions of sources of students’ demotivation: A comparative study. PASAA: Journal of Language Teaching and Learning in Thailand, 61, 203-228. https://www.culi.chula.ac.th/Images/asset/pasaa_journal/file-1-10-91xq3i569967.pdf
Real, S., Ramírez, S., Bermúdez, M., & Pino, A. (2020). Las metodologías empleadas en la innovación educativa. Aula de Encuentro, 22(1), 57-80. https://doi.org/10.17561/ae.v22n1.3
Salaberri-Ramiro, M. S., & Sánchez-Pérez, M. M. (2018). Motivations of higher education students to enrol in bilingual courses. Porta Linguarum, Monográfico III, 61-74. https://digibug.ugr.es/handle/10481/54161
Santana, J. C., García-Santillán, A., & Escalera-Chávez, M. E. (2016). Variables que influyen sobre el aprendizaje del inglés como segunda lengua. Revista Internacional de Lenguas Extranjeras, (5), 79-94. https://doi.org/10.17345/rile5.79-94
Santos, M. A. (2020). La transferencia de conocimiento en educación. Narcea Editores.
Shinge, J., & Kotabagi, S. (2021). Attitude and motivation affects English language proficiency of engineering students: A preliminary survey through adapted Attitude/Motivation Test Battery. Journal of Engineering Education Transformation, 34, (special issue), 477-488. https://doi.org/10.16920/jeet/2021/v34i0/157198
Villafrade, L., & Franco, C. (2016). La familia como red de apoyo social en estudiantes universitarios que ingresan a primer semestre. Espiral: Revista de Docencia e Investigación, 6(2), 79-90. https://doi.org/10.15332/erdi.v6i2.1651
Wu, Y. T., Foong, L. Y. Y., & Alias, N. (2022). Motivation and grit affects undergraduate students’ English language performance. European Journal of Educational Research, 11(2), 781-794. https://doi.org/10.12973/eu-jer.11.2.781
Xie, W., & Curle, S. (2020). Success in English medium instruction in China: significant indicators and implications. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, 25(2), 585-597. https://doi.org/10.1080/13670050.2019.1703898
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Inmaculada Martín-Espinosa, Rosario Gil-Galván
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.
1. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 CC-BY-SA que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição Compartilhamento pela mesma Licença Internacional 4.0