Brincar ao ar livre em educação de infância: Possibilidades de participação das crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.33384

Palavras-chave:

Brincar ao ar livre, Direito a brincar, Direitos de Participação, Sociologia da infância, Educação de infância

Resumo

A investigação que está na origem deste artigo nasce de uma preocupação central relativamente à infância contemporânea quanto às ameaças que têm sido dirigidas ao brincar ao ar livre. A pesquisa tem a sua matriz teórica na sociologia da infância, com tónica nas questões referentes à participação da criança. O objetivo principal é compreender que dimensões de participação da criança estão presentes no brincar ao ar livre em contextos de educação de infância. O trabalho de campo decorreu em dois jardins de infância com práticas pedagógicas que privilegiam o brincar ao ar livre, um deles na Noruega e o outro em Portugal. Para dar resposta à questão de investigação utilizámos a metodologia de estudo de caso de inspiração etnográfica. A partir dos resultados, discutimos temas que emergiram na nossa análise e, relativamente ao jardim de infância em Portugal, distinguimos dois eixos de reflexão. Um dos eixos revela a participação através de decisões das crianças, sobretudo em momentos informais, através da escolha dos espaços onde brincam, dos materiais, bem como dos tempos e atividades. O segundo eixo integra as iniciativas e realizações das crianças, que se referem à sua participação, sobretudo sob a forma de ação, através do corpo e do movimento. Neste artigo, destacamos o brincar com riscos, as explorações e descobertas, as construções e os desafios e problemas. As conclusões do estudo revelam que o ar livre, enquanto lugar do brincar, parece contribuir para um alargamento das dimensões espaço e tempo na experiência das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aasen, W., Grindheim, L. T., & Waters, J. (2009). The outdoor environment as a site for children’ s participation, meaning-making and democratic learning: Examples from Norwegian kindergartens. Education 3-13, 37(1), 5-13. https://doi.org/10.1080/03004270802291749

Alden, C., & Pyle, A. (2019). Multi-sector perspectives on outdoor play in Canada. International Journal of Play, 8(3), 239-254. https://doi.org/10.1080/21594937.2019.1684145

Araújo, M. J. (2017). Brincar no bairro: Descobrir o lazer no tempo livre através da sociabilidade nos espaços de logradouro. In P. Pereira, A. Cardoso, S. Vale, & B. Pereira (Eds.), Educação Física, lazer e saúde: Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado (pp. 78-87). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. http://hdl.handle.net/10400.22/10884

Araújo, M. J., & Monteiro, H. (2020). Para uma definição de tempo livre tendo as crianças por medida e referente: O que diz a língua dos pássaros?. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, (Número Temático – Direitos das crianças: Abordagens críticas a partir das Ciências Sociais), 53-68. https://doi.org/10.21747/08723419/soctem2020a3

Bae, B. (2015). O direito das crianças a participar: Desafios nas interações do quotidiano. Da Investigação às Práticas, 6(1), 7-30. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722016000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en

Beery, T. H. (2013). Nordic in nature: Friluftsliv and environmental connectedness. Environmental Education Research, 19(1), 94-117. https://doi.org/10.1080/13504622.2012.688799

Bento, G. (2019). Espaços exteriores e organização em educação de infância: Políticas, projetos e práticas. [Tese de doutoramento publicada]. Universidade de Aveiro. https://ria.ua.pt/handle/10773/25822

Canning, N. (2019). ‘Just 5 more minutes!’: Power dynamics in outdoor play. International Journal of Play, 8(1), 11-24. https://doi.org/10.1080/21594937.2019.1580332

Fernandes, N., & Marchi, R. de C. (2020). A participação das crianças nas pesquisas: Nuances a partir da etnografia e na investigação participativa. Revista Brasileira de Educação, 25, e250024. https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250024

Ferreira, A. M. de F. (2015). Interação Criança-Espaço Exterior em Jardim de Infância. [Tese de doutoramento publicada]. Universidade de Aveiro. http://hdl.handle.net/10773/14081

Ferreira, M. (2014). “A gente gosta é de brincar com outros meninos!” - Relações sociais entre crianças num Jardim de Infância. Edições Afrontamento.

Fjørtoft, I. (2004). Landscape as playscape: The effects of natural environments on children’s play and motor development. Children, Youth and Environment, 14(2), 21-44. https://www.jstor.org/stable/10.7721/chilyoutenvi.14.2.0021

Gallagher, M., Haywood, S. L., Jones, M. W., & Milne, S. (2010). Negotiating informed consent with children in school-based research : A Critical Review. Children & Society, 24(6), 471-482. https://doi.org/10.1111/j.1099-0860.2009.00240.x

Gill, T. (2010). Sem medo: Crescer numa sociedade com aversão ao risco. Editora Princípia.

Graue, M. E., & Walsh, D. J. (2003). Investigação etnográfica com crianças: Teorias, métodos e ética. Fundação Calouste Gulbenkian.

Lancy, D. F. (2012). Unmasking children’s agency. Sociology, Social Work and Anthropology Faculty Publications, 1(2), e277. https://digitalcommons.usu.edu/sswa_facpubs/277

Liebel, M., Hanson, K., Saadi, I., & Vandenhole, W. (2012). Children’s rights from below: Cross-cultural perspectives. Palgrave MacMillan. https://doi.org/10.1057/9780230361843

Lysklett, O. B., & Berger, H. W. (2017). What are the characteristics of nature preschools in Norway, and how do they organize their daily activities?. Journal of Adventure Education and Outdoor Learning, 17(2), 95-107. https://doi.org/10.1080/14729679.2016.1218782

Marchi, R. C. (2017). A criança como ator social: Críticas, réplicas e desafios teóricos e empíricos. Práxis Educativa, 12(2), 617-637. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0019

Maynard, T., Waters, J., & Clement, J. (2013). Child-initiated learning, the outdoor environment and the “underachieving” child. Early Years, 33(3), 212-225. https://doi.org/10.1080/09575146.2013.771152

Muñoz, L. G. (2018). Los derechos humanos de los niños: Ciudadanía más allá de las “3Ps.” Sociedad e Infancias, 2, 17-37. https://doi.org/10.5209/soci.59491

Neto, C. (2001). A criança e o jogo: perspectivas de investigação. In Pereira, B., A Escola e a Criança Em Risco - Intervir Para Prevenir (pp. 31–51). Edições Asa.

Neto, C. (2020). Brincar, o direito (des)conhecido. Cadernos de Educação de Infância, 120, 37-41. https://apei.pt/produto/linha-editorial/cadernos-de-educacao-de-infancia/cei-120

Nilsen, R. D. (2008). Children in nature: Cultural ideas and social practices in Norway. In A. James & A. L. James (Eds.), European childhoods: Cultures, politics and childhoods in Europe (pp. 38-60). Palgrave Macmillan. https://www.researchgate.net/publication/304703375_Children_in_Nature_Cultural_Ideas_and_Social_Practices_in_Norway

Nilsen, R. D. (2012). Flexible spaces: Flexible subjects in ‘nature’. In A. T. Kjørholt & J. Qvortrup (Eds.), The modern child and the flexible labour market: Early childhood education and care (pp. 203-221). Palgrave Macmillan. http://link.springer.com/chapter/10.1057/9780230314054_12

Piorski, G. (2016). Brinquedos do chão. Editora Peirópolis.

Sandseter, E. B. (2009). Characteristics of risky play. Journal of Adventure Education & Outdoor Learning, 9(1), 3-21. https://doi.org/10.1080/14729670802702762

Sandseter, E. B., Cordovil, R., Hagen, T. L., & Lopes, F. (2020). Barriers for Outdoor Play in Early Childhood Education and Care (ECEC) Institutions: Perception of risk in children’s play among European parents and ECEC practitioners. Child Care in Practice, 26(2), 111-129. https://doi.org/10.1080/13575279.2019.1685461

Sarmento, M. J. (2011). O estudo de caso etnográfico em educação. In N. Zago, M. P. de Carvalho, & R. A. Vilela (Eds.), Itinerários de pesquisa: Perspectivas qualitativas em sociologia da educação (pp. 137-179). Lamparina.

Sarmento, M. J. (2012). A criança cidadã: Vias e encruzilhadas. Imprópria: Política e pensamento crítico, (2), 45-49. https://hdl.handle.net/1822/36755

Sarmento, M. J. (2014). Metodologias visuais em ciências sociais e da educação. In L. Torres & J. A. Palhares (Eds.), Metodologias de investigação em educação e ciências sociais (pp. 1-19). Húmus. https://hdl.handle.net/1822/79683

Sarmento, M. J. (2018). Infância e cidade: Restrições e possibilidades. Educação, 41(2), 232-240. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.31317

Sarmento, M. J., Fernandes, N., & Tomás, C. (2007). Políticas públicas e participação infantil. Educação, Sociedade & Cultura, (25), 183-206. https://hdl.handle.net/1822/36753

Simoncini, K., & Lasen, M. (2021). Pop-up loose parts playgrounds: Learning opportunities for early childhood preservice teachers. International Journal of Play, 10(1), 93-108. https://doi.org/10.1080/21594937.2021.1878775

Soares, N. F., Sarmento, M. J., & Tomás, C. (2005). Investigação da infância e crianças como investigadoras: Metodologias participativas dos mundos sociais das crianças. Nuances: Estudos sobre Educação, 12(13), 49-64. https://doi.org/10.14572/nuances.v12i13.1678

Tomás, C. (2017). Para além de uma visão dominante sobre as crianças pequenas: Gramáticas críticas na educação de infância. Humanidades & Inovação, 4(1), 13-20. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/279

Tomás, C., & Ferreira, M. (2019). O brincar nas políticas educativas e na formação de profissionais para a educação de infância – Portugal (1997-2017). Eccos: Revista Científica, (50), e14109. https://doi.org/10.5585/eccos.n50.14109

Waller, T., Ärlemalm-Hagsér, E., Sandseter, E., Lee-Hammond, L., Lekies, K., & Wyver, S. (2017). The SAGE handbook of outdoor play and learning. Sage Publications. https://doi.org/10.4135/9781526402028

Whitebread, D. (2018). Play: The new renaissance. International Journal of Play, 7(3), 237-243. https://doi.org/10.1080/21594937.2018.1532952

Wood, E. (2014). The play-pedagogy interface in contemporary debates. In L. Brooker, M. Blaise & S. Edwards (Eds.), The SAGE handbook of play and learning in early childhood (pp. 145-157). Sage Publications.

Downloads

Publicado

2025-02-13

Como Citar

da Silva Pinto, J. (2025). Brincar ao ar livre em educação de infância: Possibilidades de participação das crianças. Revista Portuguesa De Educação, 38(1), e25008. https://doi.org/10.21814/rpe.33384