Conhecimento didático-matemático de professores do ensino básico em formação para ensinar probabilidade
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.39849Palavras-chave:
Probabilidade; Conhecimento didático-matemático; Professores em formação; Ensino básico; Avaliação.Resumo
A formação de professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico em probabilidade é fundamental para desenvolver nos seus alunos uma compreensão precoce dos conceitos probabilísticos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento didático-matemático para o ensino de probabilidade dos futuros professores espanhóis do ensino primário. Para tal, foi pedido a 156 futuros professores que preenchessem um questionário com três tarefas, cada uma com quatro secções. A primeira consiste na resolução e justificação da tarefa e avalia o conhecimento comum da probabilidade; na segunda, pede-se para identificar os objetos matemáticos necessários na resolução e avalia a faceta epistémica do conhecimento didático; a terceira requer discriminar as respostas corretas e incorretas de alunos fictícios à tarefa, analisando, assim, a faceta cognitiva; e a quarta consiste em sugerir ações para ultrapassar os erros dos alunos, avaliando, assim, as facetas mediacional e interacional. Os participantes demonstram um bom conhecimento comum do conteúdo e identificam corretamente as respostas corretas e incorretas dos alunos fictícios. O desempenho na identificação dos objetos matemáticos, na explicação dos erros dos alunos e na sugestão de ações didáticas é inferior. Esses resultados sugerem aspetos que precisam de ser reforçados na formação de professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico para o ensino de probabilidade.
Downloads
Referências
Alonso-Castaño, M., Alonso, P., Mellone, M., & Rodríguez-Muñiz, L. (2021). What mathematical knowledge do prospective teachers reveal when creating and solving a probability problem?. Mathematics, 9(24), e3300. https://doi.org/10.3390/math9243300
Alsina, A., & Bosch, E. (2023). Estadística y probabilidad en infantil y primaria: Diez materiales manipulativos esenciales para desarrollar el sentido estocástico. TANGRAM: Revista de Educação Matemática, 6(3), 23-59. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17587
Álvarez-Arroyo, R., Batanero, C., & Gea, M. M. (2024). Probabilistic literacy and reasoning of prospective secondary school teachers when interpreting media news. ZDM Mathematics Education, 56(6), 1045-1058. https://doi.org/10.1007/s11858-024-01586-8
Bargagliotti, A., Franklin, C., Arnold, P., Gould, R., Johnson, S., Perez, L., & Spangler, D. A. (2020). Pre-K-12 Guidelines for Assessment and Instruction in Statistics Education II (GAISE II): A framework for statistics and data science education. American Statistical Association.
Batanero, C., Hernández-Solís, L. A., & Gea, M. M. (2023). Analysing Costa Rican and Spanish students’ comparisons of probabilities and ratios. Statistics Education Research Journal, 22(3), e7. https://doi.org/10.52041/serj.v22i3.659
Burgos, M., López-Martín, M. M., Tizón, N., & Aguayo C. G. (2024). ¿Cómo resuelven futuros maestros tareas de proporcionalidad en el contexto probabilístico? Mirada desde los niveles de razonamiento algebraico. Aula Abierta, 53(2), 199-207. https://doi.org/10.17811/rifie.19972
Cañizares, M. J. (1997). Influencia del razonamiento proporcional y combinatorio y de creencias subjetivas en las intuiciones probabilísticas primarias [Tesis de doctorado publicada]. Universidad de Granada.
Chernoff, E. J., Vashchyshyn, I., & Neufeld, H. (2018). Comparing the relative probabilities of events. In C. Batanero & E. J. Chernoff (Eds.), Teaching and learning stochastics. Advances in probability education research (pp. 277-291). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-72871-1_16
Fernandes, J. A., Gea, M. M., & Diniz, L. N. (2019a). Tarefas propostas por futuros professores dos primeiros anos para ensinar probabilidades. Revista Brasileira de Educação, 24, e240039. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782019240039
Fernandes, J. A., Gea, M. M., & Ferreira, P. (2019b). Conhecimento de estatística bivariada de futuros professores portugueses dos primeiros anos. Revista Portuguesa de Educação, 32(2), 40-56. https://doi.org/10.21814/rpe.16121
Fischbein, E. (1975). The intuitive sources of probabilistic thinking in children. Reidel.
Gal, I. (2005). Towards ‘probability literacy’ for all citizens: Building blocks and instructional dilemmas. In G. Jones (Ed.), Exploring probability in school: Challenges for teaching and learning (pp. 43-71). Springer. https://doi.org/10.1007/0-387-24530-8_3
Godino, J. D. (2009). Categorías de análisis de los conocimientos del profesor de matemáticas. Unión: Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 5(20), 13-31. https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/106320
Godino, J. D, (2024). Enfoque ontosemiótico en educación matemática. Fundamentos, herramientas y aplicaciones. Aula Magna. https://blog.ciaem-redumate.org/wp-content/uploads/2024/08/jdgodino2024_enfoque-ontosemiotico.pdf
Godino, J. D., Batanero, C., & Cañizares, M.J. (1988). Azar y probabilidad. Fundamentos didácticos y propuestas curriculares. Síntesis.
Gómez-Torres, E. (2014). Evaluación y desarrollo del conocimiento matemático para la enseñanza de la probabilidad en futuros profesores de educación primaria [Tesis de doctorado publicada]. Universidad de Granada. http://hdl.handle.net/10481/34020
Green, D. R. (1982). Probability concepts in school pupils aged 11-16 years [Published doctoral thesis]. Loughborough University. https://hdl.handle.net/2134/7409
Hourigan, M., & Leavy, A. M. (2020). Pre-service teachers’ understanding of probabilistic fairness: Analysis of decisions around task design. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 51(7), 997-1019. https://doi.org/10.1080/0020739X.2019.1648891
Ingram, J. (2022). Randomness and probability: Exploring student teachers’ conceptions. Mathematical Thinking and Learning, 26(1), 1-19. https://doi.org/10.1080/10986065.2021.2016029
Konold, C. (1989). Informal conceptions of probability. Cognition and Instruction, 6(1), 59-98. https://doi.org/10.1207/s1532690xci0601_3
Krippendorff, K. (2018). Content analysis: An introduction to its methodology (4th Ed.). Sage.
Lecoutre, M.-P. (1992). Cognitive models and problem spaces in “purely random” situations. Educational Studies in Mathematics, 23(6), 557-568. https://doi.org/10.1007/BF00540060
Llinares, S., & Chapman, O. (Eds.). (2019). International handbook of mathematics teacher education: Tools and processes in mathematics teacher education (2nd Ed., Vol. 2). Brill.
Lo, J.-J., Leatham, K. R., & Van Zoest, L. R. (2014). Research trends in mathematics teacher education. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-02562-9
Pino-Fan, L. R., & Godino, J. (2015). Perspectiva ampliada del conocimiento didáctico-matemático del profesor. Paradigma, 36(1), p. 87-109. https://revistaparadigma.com.br/index.php/paradigma/article/view/552
Real Decreto 157/2022, de 1 de marzo, por el que se establecen la ordenación y las enseñanzas mínimas de la educación primaria. Ministerio de Educación y Formación Profesional, N.º 52.
Roldán, A.F., Batanero, C., & Beltrán-Pellicer, P. (2018). El diagrama de árbol: Un recurso intuitivo en probabilidad y combinatoria. Épsilon: Revista de Educación Matemática, (100), 49-63. https://tierradenumeros.com/publication/201812-epsilon-diagrama-arbol/
Sharma, S. (2015). Teaching probability: A socio-constructivist perspective. Teaching Statistics, 37(3), 78-84. https://doi.org/10.1111/test.12075
Tversky, A., & Kahneman, D. (1974). Judgement under uncertainty: Heuristics and biases. Science, 185(4157), 1124-1131. https://doi.org/10.1126/science.185.4157.1124
Van Dooren, W. (2014). Probabilistic thinking: Analyses from a psychological perspective. In E. J. Chernoff & B. Sriraman (Eds.), Probabilistic thinking (pp. 123-126). Springer. https://doi.org/10.1007/978-94-007-7155-0_7
Vásquez, C., & Alsina, A. (2015a). Conocimiento didáctico-matemático del profesorado de educación primaria sobre probabilidad: Diseño, construcción y validación de un instrumento de evaluación. Bolema, 29(52), 681-703. https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n52a13
Vásquez, C., & Alsina, A. (2015b). El conocimiento del profesorado para enseñar probabilidad: Un análisis global desde el modelo del Conocimiento Didáctico-Matemático. Avances de Investigación en Educación Matemática, (7), 27-48. https://doi.org/10.35763/aiem.v1i7.104
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Carmen Batanero, Osmar D. Vera , Jocelyn D. Pallauta , Silvia M. Valenzuela-Ruiz

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.
1. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 CC-BY-SA que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição Compartilhamento pela mesma Licença Internacional 4.0