O IDEB e a construção de um modelo de accountability na educação básica brasileira

Autores

  • Marilda Pasqual Schneider Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Elton Luiz Nardi Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.4295

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o Índice de Desenvolvimento da EducaçãoBásica (IDEB), enquanto uma medida do governo brasileiro para aferir odesempenho educacional dos estudantes. A análise toma como referência oconceito de accountability, tal como proposto por alguns autores, e procura verificar quais variáveis das que integram um sistema completo estão mais presentes na política encampada pela via do IDEB, como elas se relacionam e em que medida o índice, criado em 2007 para aferir a qualidade da educação básica brasileira, permite avançar em relação às concepções predominantes de accountability, nomeadamente as que integram avaliações externas, prestação de contas e responsabilização como elementos de uma política educacional de qualidade. Com base no tensionamento entre as variáveis que compõem um sistema abrangente e complexo, assinala potencialidades do IDEB considerando condições de superação de visões reducionistas e conservadoras de accountability educacional.

 

Palavras-chave: IDEB; Accountability educacional; Educação básica brasileira; Qualidade da educação

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Como Citar

Schneider, M. P., & Nardi, E. L. (2014). O IDEB e a construção de um modelo de accountability na educação básica brasileira. Revista Portuguesa De Educação, 27(1), 07–28. https://doi.org/10.21814/rpe.4295

Edição

Secção

Artigos