Grupo reflexivo de professores da educação superior: Estudo sobre seus movimentos construtivos
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.4300Resumo
O foco do estudo centra-se nos movimentos construtivos de um grupo reflexivo na educação superior. Teve por objetivos identificar os movimentos construtivos deste grupo, analisar a dinâmica grupal e a importância da reflexividade na sua constituição. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativo narrativo com características de investigação-formação (Maciel, 2006). Desenvolveu-se apartir de quinze encontros com professores de uma instituição confessional do Rio Grande do Sul, Brasil, tendo como estratégia propulsora da reflexão o diáriode aula e vivências planejadas para os encontros. A análise textual discursiva(Moraes & Galiazzi, 2007) constituiu a escolha para a sistematização dos resultados. A dinâmica grupal permitiu identificar três movimentos construtivos:(1) articulação inicial; (2) aproximações e afastamentos; e (3) continuum reflexivo. O grupo constituiu-se em um processo inter e intrapessoal e interrelacional estabelecido como um lugar de compartilhamento, agente da transformação no sentir, no pensar e no agir dos professores.
Palavras-chave
Grupo reflexivo; Movimentos construtivos; Aprendizagem docente; Educação superior
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