Estratégias e modelos de avaliação utilizados pelos Centros de Recursos TIC no aconselhamento de produtos de apoio para alunos com Necessidades Educativas Especiais

  • Simone da Fonte Ferreira Universidade de Aveiro
  • Ana Margarida Almeida Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Centro de Recursos TIC para Educação Especial, Produtos de Apoio, Necessidades Educativas Especiais, Avaliação

Resumo

Em 2007, o Ministério da Educação criou uma rede de 25 Centros de RecursosTIC para a Educação Especial (CRTIC). Estes centros, entre outras missões,são responsáveis pela avaliação de alunos com Necessidades EducativasEspeciais (NEE) tendo em vista a implementação dos produtos de apoio (PA)na intervenção educativa junto dos mesmos. É neste contexto que surge oestudo cujos principais resultados apresentamos neste artigo e que teve porfinalidade compreender as práticas atualmente em curso nos CRTIC,nomeadamente no que respeita às estratégias e aos modelos aplicados nasavaliações dos alunos com NEE, para efeitos de aconselhamento de PA. Oestudo realizado assentou num paradigma plurimetodológico, tendo-seanalisado dados obtidos através da aplicação de um inquérito por questionárioà totalidade dos centros, bem como os seus relatórios de atividade e algunsinquéritos por entrevista. Sustentada pelas práticas descritas e analisadas,conceptualizámos e prototipámos uma proposta de uma plataforma de apoio,designada por "Rede NEE", que contempla estratégias que poderão facilitar amonitorização dos produtos de apoio atribuídos.

 

Palavras-chave: Centro de Recursos TIC para Educação Especial; Produtos de Apoio;Necessidades Educativas Especiais; Avaliação

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2015-06-30
Como Citar
Ferreira, S., & Almeida, A. (2015). Estratégias e modelos de avaliação utilizados pelos Centros de Recursos TIC no aconselhamento de produtos de apoio para alunos com Necessidades Educativas Especiais. Revista Portuguesa De Educação, 28(1), 59-93. https://doi.org/10.21814/rpe.7046
Secção
Artigos