Estratégias e modelos de avaliação utilizados pelos Centros de Recursos TIC no aconselhamento de produtos de apoio para alunos com Necessidades Educativas Especiais

Autores

  • Simone da Fonte Ferreira Universidade de Aveiro
  • Ana Margarida Almeida Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.7046

Palavras-chave:

Centro de Recursos TIC para Educação Especial, Produtos de Apoio, Necessidades Educativas Especiais, Avaliação

Resumo

Em 2007, o Ministério da Educação criou uma rede de 25 Centros de RecursosTIC para a Educação Especial (CRTIC). Estes centros, entre outras missões,são responsáveis pela avaliação de alunos com Necessidades EducativasEspeciais (NEE) tendo em vista a implementação dos produtos de apoio (PA)na intervenção educativa junto dos mesmos. É neste contexto que surge oestudo cujos principais resultados apresentamos neste artigo e que teve porfinalidade compreender as práticas atualmente em curso nos CRTIC,nomeadamente no que respeita às estratégias e aos modelos aplicados nasavaliações dos alunos com NEE, para efeitos de aconselhamento de PA. Oestudo realizado assentou num paradigma plurimetodológico, tendo-seanalisado dados obtidos através da aplicação de um inquérito por questionárioà totalidade dos centros, bem como os seus relatórios de atividade e algunsinquéritos por entrevista. Sustentada pelas práticas descritas e analisadas,conceptualizámos e prototipámos uma proposta de uma plataforma de apoio,designada por "Rede NEE", que contempla estratégias que poderão facilitar amonitorização dos produtos de apoio atribuídos.

 

Palavras-chave: Centro de Recursos TIC para Educação Especial; Produtos de Apoio;Necessidades Educativas Especiais; Avaliação

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

Ferreira, S. da F., & Almeida, A. M. (2015). Estratégias e modelos de avaliação utilizados pelos Centros de Recursos TIC no aconselhamento de produtos de apoio para alunos com Necessidades Educativas Especiais. Revista Portuguesa De Educação, 28(1), 59–93. https://doi.org/10.21814/rpe.7046

Edição

Secção

Artigos