Estratégias e modelos de avaliação utilizados pelos Centros de Recursos TIC no aconselhamento de produtos de apoio para alunos com Necessidades Educativas Especiais
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.7046Palabras clave:
Centro de Recursos TIC para Educação Especial, Produtos de Apoio, Necessidades Educativas Especiais, AvaliaçãoResumen
Em 2007, o Ministério da Educação criou uma rede de 25 Centros de RecursosTIC para a Educação Especial (CRTIC). Estes centros, entre outras missões,são responsáveis pela avaliação de alunos com Necessidades EducativasEspeciais (NEE) tendo em vista a implementação dos produtos de apoio (PA)na intervenção educativa junto dos mesmos. É neste contexto que surge oestudo cujos principais resultados apresentamos neste artigo e que teve porfinalidade compreender as práticas atualmente em curso nos CRTIC,nomeadamente no que respeita às estratégias e aos modelos aplicados nasavaliações dos alunos com NEE, para efeitos de aconselhamento de PA. Oestudo realizado assentou num paradigma plurimetodológico, tendo-seanalisado dados obtidos através da aplicação de um inquérito por questionárioà totalidade dos centros, bem como os seus relatórios de atividade e algunsinquéritos por entrevista. Sustentada pelas práticas descritas e analisadas,conceptualizámos e prototipámos uma proposta de uma plataforma de apoio,designada por "Rede NEE", que contempla estratégias que poderão facilitar amonitorização dos produtos de apoio atribuídos.
Palavras-chave: Centro de Recursos TIC para Educação Especial; Produtos de Apoio;Necessidades Educativas Especiais; Avaliação
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