Tempos anormais e novas fantasias. Novas tendências em direitos humanos, justiça e educação

Autores

  • Carlos Vilar Estêvão Instituto de Educação da Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.7730

Palavras-chave:

Mercado, Direitos Humanos, Justiça, Educação

Resumo

Depois de caraterizar os tempos atuais como tempos anormais, com a criação, pela ideologia mercantil, de novas fantasias, que prometem o céu na terra em termos de bem-estar, realização pessoal e de justiça, o autor percorre o terreno dos direitos humanos, da justiça, da educação e da escola,no sentido de desocultar novas interpretações, novos mitos, novas anormalidades que estão emergindo no seu interior, congruentes com o metabolismo do mercado, entendido este como metonímia do capitalismo global. Dentro desta visão, os direitos são encarados numa perspetiva de"multiuso", que os torna reorganizáveis a bel-prazer das exigências e das racionalidades dominantes da economia; do mesmo modo, a justiça tende a ser interpretada numa linha individualista e eficientista, ou seja, como um fator que contribui eficientemente para o equilíbrio das trocas comerciais e para a manutenção do equilíbrio da balança social. Por fim, a educação deve constituir-se num subsetor da economia, com uma formatação funcionalista ao serviço das necessidades sociais e económicas originárias do mundo mercantil.

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Publicado

2015-12-04

Como Citar

Estêvão, C. V. (2015). Tempos anormais e novas fantasias. Novas tendências em direitos humanos, justiça e educação. Revista Portuguesa De Educação, 28(2), 7–29. https://doi.org/10.21814/rpe.7730

Edição

Secção

Artigos