O mito da ausência de preconceito racial na educação infantil no Brasil

The myth of the absence of racial prejudice in Early Childhood Education in Brazil

Autores

  • Circe Mara Marques Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)
  • Leni Vieira Dornelles Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.12270

Resumo

Este artigo trata do preconceito racial na Educação Infantil. Resultou de uma pesquisa qualitativa, realizada em escolas infantis da região metropolitana de Porto Alegre, em 2013. Teve o propósito de investigar o modo como as culturas africanas são apresentadas às crianças de 0-3 anos no sentido de implantar o Art. 7º, inciso V, das Diretrizes CurricularesNacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Segundo esse documento, as propostas pedagógicas devem estar comprometidas com o rompimento das relações de dominação diversas, inclusive étnico-racial. A coleta de dados ocorreu através de observações e conversas com gestores e professores que atuam em escolas infantis. Os resultados mostraram que a maioria dos profissionais desconhece as DCNEI. Estes afirmaram que nãoocorrem problemas raciais na Educação Infantil e justificaram que as crianças de 0-3 anos são pequenas e não percebem tais diferenças. Praticamente, não há materiais didáticos e imagens de pessoas negras nos espaços das escolas pesquisadas. É preciso não só dar visibilidade às crianças de 0-3 anos como também desconstruir o mito da ausência de preconceito racial para que as histórias e culturas africanas adentrem nos tempos e espaços destas escolas.

Palavras-chave: Educação Infantil; Diretrizes CurricularesNacionais para a Educação Infantil; Preconceito racial

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Publicado

2019-06-08

Como Citar

Marques, C. M., & Dornelles, L. V. (2019). O mito da ausência de preconceito racial na educação infantil no Brasil: The myth of the absence of racial prejudice in Early Childhood Education in Brazil. Revista Portuguesa De Educação, 32(1), 91–107. https://doi.org/10.21814/rpe.12270

Edição

Secção

Artigos