Factores decisivos para a escolha do binómio curso/instituição: o caso do ensino superior agrário português

Authors

  • Isabel Ribeiro Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.13926

Abstract

Este estudo tem como objectivo identificar os determinantes da escolha educacional e apoia-se em dados primários obtidos através da aplicação de um questionário ao universo dos alunos que se inscreveram, pela primeira vez, no ano 2004, em cursos leccionados em instituições vocacionadas para o ensino superior das ciências agrárias (909 alunos). Através da estimação de modelos logit, foram identificados como determinantes da escolha educacional factores pessoais, particularmente o facto do indivíduo estar ou não bem informado sobre os cursos e as instituições a que se pode candidatar; factores de desempenho e académicos, nomeadamente a nota de acesso, motivos de candidatura ao ensino superior e atitudes perante o trabalho e os estudos; factores contextuais, designadamente o facto do indivíduo se encontrar em situação de deslocado, os meios de subsistência, a preparação generalista que o curso proporciona, o prestigio do curso, a existência de maior número de vagas no curso e na instituição, a tradição familiar; e, finalmente, factores sócio-económicos, como o nível de rendimento do agregado familiar e a escolaridade dos progenitores.

 

Palavras-chave: Ensino Superior Português; Ciências Agrárias; Logit; Escolha educacional

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Published

2018-02-27

How to Cite

Ribeiro, I. (2018). Factores decisivos para a escolha do binómio curso/instituição: o caso do ensino superior agrário português. Portuguese Journal of Education, 21(2), 69–89. https://doi.org/10.21814/rpe.13926

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Section

Artigos