Economia popular e educação: a experiência de uma cooperativa de reciclagem de lixo no Rio de Janeiro

Autores

  • Ana Maria Marques Santos UFRuralRJ, Brasil
  • Neise Deluiz Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.13970

Resumo

Nesta texto analisamos as práticas de uma Cooperativa de Reciclagem de Lixo situada na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, enfocando a organização e relações de trabalho; os saberes produzidos nos processos de trabalho e as redes de ação coletiva estabelecidas com a comunidade. Os dados foram obtidos através de entrevistas realizadas com os cooperados e suas lideranças e com os técnicos da ONG Autre Terre, que apóia o projeto. Os resultados da pesquisa qualitativa apontam que esta experiência de economia popular e solidária tornou-se uma alternativa de inclusão social, gerando trabalho e renda, além de saberes e valores, na perspectiva de uma educação popular crítica. Nas relações da Cooperativa com a comunidade são estabelecidas redes de ação coletiva, resgatando-se o espaço público, no qual a publicização da diversidade de idéias e concepções pode viabilizar a o exercício da cidadania.

Palavras-chave: Economia solidária; Educação popular; Movimentos sociais; Cooperativismo.

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Publicado

2018-02-27

Como Citar

Santos, A. M. M., & Deluiz, N. (2018). Economia popular e educação: a experiência de uma cooperativa de reciclagem de lixo no Rio de Janeiro. Revista Portuguesa De Educação, 22(2), 159–190. https://doi.org/10.21814/rpe.13970

Edição

Secção

Artigos