Trabalho docente na educação superior brasileira: mercantilização das relações e heteronomia acadêmica

Autores

  • Deise Mancebo Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.13987

Resumo

O artigo discute a flexibilização das relações contratuais do trabalho docente de instituições de educação superior; as transformações ocorridas na sua produção (ensino, pesquisa e extensão) e as mudanças experimentadas na cultura das instituições de educação superior no Brasil. Para tal, foram consultados os principais dispositivos legais e diversos indicadores oficiais, tomando como eixo básico da análise, a mercantilização da educação superior, no marco das mudanças acontecidas no mundo do trabalho, a partir dos anos 1970 em escala mundial.

Palavras-chave: Trabalho Docente; Educação Superior; Privatização da Educação Superior

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Publicado

2018-02-27

Como Citar

Mancebo, D. (2018). Trabalho docente na educação superior brasileira: mercantilização das relações e heteronomia acadêmica. Revista Portuguesa De Educação, 23(2), 73–91. https://doi.org/10.21814/rpe.13987

Edição

Secção

Artigos