O desenvolvimento da competência comunicativa oral

Uma revisão sistemática de programas de intervenção didática

Autores

  • Carla Fernandes Monteiro Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.18912

Palavras-chave:

Competência Comunicativa Oral, Programa de intervenção didática, Adolescentes

Resumo

A presente revisão sistemática da literatura incide sobre o efeito de intervenções pedagógicas junto de crianças de 11 a 14 anos, com o objetivo de aperfeiçoar a competência comunicativa oral (CCO). Com base nas questões de investigação, foram pesquisados, na base de dados SCOPUS, artigos publicados entre 2009 e 2019. Cumprindo os critérios de seleção estabelecidos, foram incluídos artigos científicos completos e disponíveis gratuitamente; artigos de pesquisa original ou de revisão de literatura, que relatam intervenção no domínio da oralidade, em língua materna e não materna. Os estudos utilizaram pelo menos um instrumento padronizado. A análise dos dados foi realizada por meio da leitura crítica e da seleção dos resultados, tendo dois artigos cumprido os critérios de inclusão. Ambos apresentam resultados positivos na expressão oral dos alunos, associados à utilização de programas de intervenção que combinam a promoção de variáveis envolvidas na CCO. Os dois estudos almejaram a melhoria dos resultados ao nível da expressão oral dos alunos, mas também da leitura e da escrita, com base na prática de estratégias de metacognição e metacomunicação em sala de aula. Os estudos com enfoque no exercício e avaliação da CCO são residuais, sendo urgente que se realize investigação no domínio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

August, D., & Shanahan, T. (2006). Developing literacy in second-language learners: Report of the national literacy panel on language-minority children and youth: Executive summary. Mahwah, NJ: Erlbaum. https://doi.org/10.4324/9780203937600
Babayiğit, S. (2015). The relations between word reading, oral language, and reading comprehension in children who speak English as a first (L1) and second language (L2): A multigroup structural analysis. Reading & Writing, 28(4), 527-544. https://doi.org/10.1007/s11145-014-9536-x
Bagarić, V., & Djigunović, J. M. (2007). Defining communicative competence. Metodika, 8(1), 94-103.
Ballard, & Tighe. (2019). IPT inservice training. Recuperado de: http://www.ballardtighetraining.com/iptinservice/default.html
Broch, S. J. (1994). Enseñar lengua en educación primaria. Textos de Didáctica de La Lengua y La Literatura, 1, 18-26.
Buescu, H., Morais, J., Rocha, M. R., & Magalhães, V. F. (2015). Programa e Metas Curriculares do Português do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação - DGE.
Calsamiglia, H. (1994). El estudio del discurso oral. Signos: Teoría y Práctica de La Educación, 12, 18-28.
Canale, M., & Swain, M. (1980). Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing. Applied Linguistics, 1, 1-47. https://doi.org/10.1093/applin/1.1.1
Coseriu, E. (1992). Competencia lingüística: elementos de la teoría del hablar. Madrid: Editorial Gredos.
Fisher, D., & Frei, N. (2018). Developing oral language skills in middle school english learners. Reading & Writing Quarterly, 34(1), 29-46. https://doi.org/10.1080/10573569.2017.1318428
Francis, D. J., Rivera, M., Lesaux, N., Kieffer, M., & Rivera. (2006). Practical guidelines for the education of English language learners: Research-based recommendations for instruction and academic interventions. Portsmouth, NH: RMC Research, Center on Instruction.
Fricke, S., Bowyer‐Crane, C., Haley, A. J., Hulme, C., & J., S. M. (2013). Efficacy of language intervention in the early years. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 54, 280-290. https://doi.org/10.1111/jcpp.12010
Fricke, S., Bowyer‐Crane, C., Snowling, M. J., Duff, F., Fieldsend, E., Carroll, J., & Hulme, C. (2008). The efficacy of early language intervention in mainstream school settings: a randomized controlled trial. Journal of Child Psychology and Psychiatry and Allied Disciplines, 49, 422-432. https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2007.01849.x
García-Madruga, J. A., Vila, J. O., Gómez-Veiga, I., Duque, G., & Elosúa, M. R. (2014). Executive processes, reading comprehension and academic achievement in 3th grade primary students. Learning and Individual Differences, 35, 41-48. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2014.07.013
Haley, A., Hulme, C., Bowyer-Crane, C., Snowling, M. J., & Fricke, S. (2017). Oral language skills intervention in pre-school – a cautionary tale. International Journal of Language and Communication Disorders, 52(1), 71-79. https://doi.org/10.1111/1460-6984.12257
Halliday, M. A. K. (1976). The form of a functional grammar. In G. Kress (Ed.), Halliday: System and Function in Language (pp. 7-25). Oxford: Oxford University Press.
Hymes, D. H. (1964). Directions in (ethno-) linguistic theory. In R. G. Romney, A.K., & D’Andrade (Ed.), Transcultural studies in cognition (pp. 6-56). Washington D. C. https://doi.org/10.1525/aa.1964.66.3.02a00820
Hymes, D. H. (1972). On communicative competence. In J. Pride & J. Holmes (Eds.), Sociolinguistics (pp. 269-293). London: Penguin.
Hymes, D. H. (1982). Toward Linguistic Competence. Philadelphia: Graduate School of Education, University of Pennsylvania.
Lado, R. (1961). Language testing. New York: McGraw-Hill.
Luoma, S. (2004). Assessing speaking. Cambridge: Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9780511733017
Martinez, R. D. (1998). Assessment development guidebook for teachers of English language learners. Portland, OR: Northwest Regional Educational Laboratory.
Mendoza, A. (1996). La coherencia conversacional: aspecto clave en la didáctica de la expresión oral. Lenguaje y Textos, 9, 163-183.
Ministério da Educação [DGE]. (2018). Aprendizagens Essenciais – 3.o ciclo, 7.o ano, Português. Recuperado de: http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/3_ciclo/portugues_3c_7a_ff.pdf
Ministério da Educação [DGEBS]. (1991). Programa de Língua Portuguesa - Plano de organização do ensino-aprendizagem. Ensino Básico, Vol II. Lisboa: Ministério da Educação.
Ministério da Educação [DGIDC]. (2001). Currículo Nacional do Ensino Básico. Competências Essenciais. Lisboa: Ministério da Educação - DGIDC.
Monteiro, C., Viana, F., Moreira, E., & Bastos, A. (2013). Avaliação da competência comunicativa oral no ensino básico : Um estudo exploratório. Revista Portuguesa de Educação, 26(2), 111-138. https://doi.org/10.21814/rpe.3248
Neu, R. A. (2013). An exploration of oral language development in spanish-speaking preschool students. Early Childhood Education Journal, 41(3), 211-218. https://doi.org/10.1007/s10643-012-0545-6
Núñez, M. P. (2002). Un modelo didáctico para el desarrollo de la competencia discursiva oral. Lenguaje y Textos, 19, 161-199.
Núñez, M. P. (2003a). Didáctica de la comunicación oral: Bases teóricas y orientaciones metodológicas para el desarrollo de la competencia discursiva Oral en la educación obligatoria. Granada: Editorial Universidad de Granada.
Núñez, M. P. (2003b). Investigación en didáctica de la lengua e innovación curricular. Validación de um programa de intervención didáctica para el desarrollo de la competencia discursiva oral. Granada: Editorial Universidad de Granada.
Nussbaum, L. (1994). Tradición y innovación en la enseñanza de las lenguas segundas y extranjeras. Textos de Didáctica de La Lengua y La Literatura, 1, 85-93.
Nussbaum, L. (1995). Observación de los usos orales en el aula y reflexión metacognitiva. Textos, 3, 33-41.
Ordóñez, G. (1995). La lingüística del habla: de la retórica a la pragmática. Textos de Didáctica de La Lengua y La Literatura, 3, 7-16.
Reis, C. (2009). Programas de Português do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação - DGIDC.
Ribeiro, I., & Campos, A. (2005). Influência das competências de compreensão leitora no desempenho académico. Psicologia e Educação, 4(1), 39-48.
Rondal, J. A. (1992). La enseñanza de la lengua materna. Lenguaje y Textos, 2, 39-48.
Rosales, C. (1992). Metodología de investigación de la comunicación oral. Lenguaje y Textos, 2, 55-71.
Santos, A. A. A. dos. (2004). O Cloze como técnica de diagnóstico e remediação da compreensão em leitura. Interação Em Psicologia, 2004, 8(2), 217-226. https://doi.org/10.5380/psi.v8i2.3257
Santos, A. A. A. dos, & Fernandes, E. S. de O. (2016). Habilidade de escrita e compreensão de leitura como preditores de desempenho escolar. Psicologia Escolar e Educacional, 20, 465-473. https://doi.org/10.1590/2175-3539201502031013
Savignon, S. J. (1983). Communicative competence: Theory and classroom practice. Texts and contexts in second language learning. Reading, Massachusetts: Addison-Wesley.
Turkan, S., De Oliveira, L. C., Lee, O., & Phelps, G. (2014). Proposing a knowledge base for teaching academic content to English language learners: Disciplinary linguistic knowledge. Teachers College Record, 116(3), 1-30.
van der Veen, C., de Mey, L., van Kruistum, C., & van Oers, B. (2017). The effect of productive classroom talk and metacommunication on young children’s oral communicative competence and subject matter knowledge: An intervention study in early childhood education. Learning and Instruction, 48, 14-22. https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2016.06.001
van Dijk, T. A. (1977). Text and context: Explorations in the semantics and pragmatics of discourse. London: Longman.
Widdowson, H. G. (1983). Learning purpose and language use. London: Oxford University Press.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Monteiro, C. F. (2020). O desenvolvimento da competência comunicativa oral: Uma revisão sistemática de programas de intervenção didática. Revista Portuguesa De Educação, 33(2), 95–115. https://doi.org/10.21814/rpe.18912

Edição

Secção

Artigos