Expansão da Educação a Distância no ensino superior: Trajetórias na Argentina, Brasil, Chile e Colômbia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.24298

Palavras-chave:

Ensino Superior, Educação a Distância, América do Sul, Educação Comparada, Políticas Educacionais

Resumo

Ao longo das duas primeiras décadas do século XXI, o ensino superior teve um acentuado crescimento na América do Sul. Para dar conta dessa expansão da demanda, organismos internacionais têm estimulado os países da região a recorrer à educação a distância. Assim, torna-se importante compreender como essa modalidade de ensino tem sido incorporada nas políticas de ensino superior de diferentes países da América do Sul. O objetivo deste artigo é comparar a realidade de quatro países da América do Sul quanto à participação da educação a distância no ensino superior: Argentina, Brasil, Chile e Colômbia. Metodologicamente, analisaram-se dados oficiais e de pesquisas sobre a evolução mais recente da educação a distância no ensino superior nos quatro países estudados. A análise revela que a educação a distância apresenta um crescimento mais significativo nesses países a partir de 2010, com a maior evolução ocorrendo no Brasil. Conclui-se que, apesar de as forças externas serem convergentes em favor da educação a distância, o ambiente interno de cada país interfere na forma e no ritmo com que essa pressão se materializa nas suas respectivas políticas de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alcántara, A., Llomovatte, S., & Romão, J. E. (2013). Resisting neoliberal common sense in higher education: Experiences from Latin America. International Studies in Sociology of Education, 23(2), 127-151. https://doi.org/10.1080/09620214.2013.790661

Altbach, P. G. (2008). The complex roles of universities in the period of globalization. In Global University Network for Innovation (GUNI), Higher education in the world – 3. Higher education: New challenges and emerging roles for human and social development (pp. 5-14). Palgrave Macmillan. https://www.researchgate.net/publication/277128834

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Edições 70.

Barros, C. M. (2007). Ensino superior e sociedade brasileira: Análise histórica e sociológica dos determinantes da expansão do ensino superior no Brasil (décadas de 1960/70) [Dissertação de mestrado, Universidade Metodista de São Paulo]. TEDE – Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações da Universidade Metodista de São Paulo. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1094

Bernasconi, A., & Celis, S. (2017). Higher education reforms: Latin America in comparative perspective. Education Policy Analysis Archives, 25(67). https://doi.org/10.14507/epaa.25.3240

Bielschowsky, C. E. (2018). Qualidade na educação superior a distância no Brasil: Onde estamos, para onde vamos? EAD em Foco, 8(1), e709. https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.709

Brunner, J. J. (2013). The rationale for higher education investment in Ibero-America. OECD Development Centre working papers. https://doi.org/10.1787/5k40d67l7l8x-en

Calderon, A. J. (2018). Massification of higher education revisited. RMIT University. https://www.researchgate.net/publication/331521091

Carvalho, C. H. A. (2013). A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas. Revista Brasileira de Educação, 18(54), 761-801. https://doi.org/10.1590/S1413-24782013000300013

Cortés, A. M. L. (2016). Tendencias de la educación superior en Argentina, Chile y México. Revista CIFE, 18(28), 43-70. https://doi.org/10.15332/s0124-3551.2016.0028.02

Costa, E. G. (2016). Tendências contemporâneas em educação superior a distância no mundo e no Brasil. Espacio Abierto, 25(3), 265-289. https://www.redalyc.org/pdf/122/12249678020.pdf

Endo, A. C. B., & Farias, L. A. de. (2019). Ensino superior no Brasil: privatização e transformação. In Proceedings. Iberian Conference on Information Systems and Technologies – CISTI. Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002980519.pdf

Freddy, J. G., & Galindo, C. A. (2019). El sistema de educación superior en Colombia: ¿La educación como derecho o mercancía? CADMT. https://www.cadtm.org/El-sistema-de-Educacion-Superior-en-Colombia-La-educacion-como-derecho-o

González, L. E., & Espinoza, O. (2011). El rol del Estado frente a las universidades públicas y privadas. In J. J. Brunner & C. Pena (Eds.), El conflicto de las universidades: Entre lo público y lo privado (pp. 335-361). Ediciones Universidad Diego Portales. https://www.researchgate.net/publication/309493001

Gomes, A. F., & Moraes, K. N. (2012). Educação superior no Brasil contemporâneo: Transição para um sistema de massa. Educação & Sociedade, 33(118), 171-190. https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000100011

Haas, C. M., Neves, L. M., & Stander, M. D. P. (2019). Las políticas para la educación superior a distancia brasileña: Desafíos de la expansión. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, 21(32), 193-225. https://doi.org/10.19053/01227238.9482

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2019). Censo da educação superior 2018: Notas estatísticas. INEP/MEC. http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf

Ley n.° 20.845, de 8 de junio de 2015 de Ministerio de Educación de Chile (2015). Ministerio de Educación de Chile. https://especial.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/31/2016/08/LEY-20845_08-JUN-2015.pdf

Ley n.º 21.094, de 5 de junio de 2018 (2018). Diario Oficial de la República de Chile. https://www.diariooficial.interior.gob.cl/publicaciones/2018/06/05/42074/01/1409135.pdf

Lima, K. R. S. (2011a). A política de ensino superior a distância no Brasil nos anos de neoliberalismo. Perspectiva, 29(1), 19-47. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n1p19

Lima, K. R. S. (2011b). O Banco Mundial e a educação superior brasileira na primeira década do novo século. Revista Katálysis, 14(1), 86-94. https://dx.doi.org/10.1590/S1414-49802011000100010

Mancebo, D., Vale, A. A., & Martins, T. B. (2015). Políticas de expansão da educação superior no Brasil 1995-2010. Revista Brasileira de Educação, 20(60), 31-50. https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206003

Martinez, J. (2019). Educación superior en línea: ¿Qué tan atrasado está Chile? AmericaEconomia. https://mba.americaeconomia.com/articulos/reportajes/educacion-superior-en-linea-que-tan-atrasado-esta-chile

Mill, D., Lima, D. A., Lima, V. S., & Tancredi, R. M. S. P. (2008). O desafio de uma interação de qualidade na educação a distância: O tutor e sua importância nesse processo. Cadernos da Pedagogia, 2(4), 112-127. https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/106

Ministerio de Educación de Chile. (2016). Informe matrícula 2016 educación superior en Chile. https://www.mifuturo.cl/wp-content/uploads/2018/SIES/informes_anuales/matricula/informe%20de%20matricula%202016_sies.pdf

Ministerio de Educación de Chile. (2018). Matrícula en Educación Superior en Chile. https://www.mifuturo.cl/informes-de-matricula

Ministerio de Educación de Chile. (2019). Universidades. https://www.mifuturo.cl/universidades/

Ministerio de Educación Nacional (2017). Anuario estadístico de la educación superior colombiana. https://ole.mineducacion.gov.co/1769/articles-380420_recurso_1.pdf

Moreira, J. F. C. (2013). As políticas de expansão e privatização do ensino superior no Brasil e na Argentina (1989-2009) [Tese de Doutoramento, Universidade de São Paulo]. https://doi.org/10.11606/T.48.2013.tde-22012014-144933

National Center for Education Statistics. (2018). Table 303.70. Total undergraduate fall enrollment in degree-granting postsecondary institutions, by attendance status, sex of student, and control and level of institution: Selected years, 1970 through 2028. https://nces.ed.gov/programs/digest/d18/tables/dt18_303.70.asp

Neves, C. (2018). A regulação das políticas de educação na União Europeia e os desafios para a educação a distância no ensino superior: Uma perspectiva crítica e uma proposta de investigação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 34(1), 35-52. https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82463

Organisation for Economic Co-operation and Development. (2015). E-learning in higher education in Latin America. http://dx.doi.org/10.1787/9789264209992-en

Organisation for Economic Co-operation and Development. (2019). Education at a glance 2019: OECD indicators. https://doi.org/10.1787/f8d7880d-en

Oliveira, T. R. D. (2009). Diferenças e convergências dos processos de avaliação da educação superior na Argentina, Brasil e Uruguai: Uma perspectiva comparada. In Anais do IX Colóquio Internacional Sobre Gestão Universitária na América do Sul. UFSC. Florianópolis. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/35848

Olssen, M., & Peters, M. A. (2005). Neoliberalism, higher education and the knowledge economy: From the free market to knowledge capitalism. Journal of Education Policy, 20(3), 313-345. https://doi.org/10.1080/02680930500108718

República Argentina. (2016). Síntesis de información. Estadísticas universitarias, 2014-2015. Departamento de Información Universitaria, Secretaría de Políticas Universitarias, Ministerio de Educación. http://www2.mdp.edu.ar/images/subacademica/Sintesis_completa-1.pdf

República Argentina. (2017). Síntesis de información. Estadísticas universitarias, 2016-2017. Departamento de Información Universitaria, Secretaría de Políticas Universitarias, Ministerio de Educación. https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/sintesis_2016-2017.pdf

República Argentina. (2018). Síntesis de información. Estadísticas universitárias, 2017-2018. Departamento de Información Universitaria, Secretaría de Políticas Universitarias, Ministerio de Educación. https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/sintesis_2017_-_2018_0.pdf

Santander, W., Schalk A., Zavando, S., & Durán, J. (2011). Leyes, normas y reglamentos que regulan la educación superior a distancia y en línea en Chile. In A. Camacho (Ed.), Leyes, normas y reglamentos que regulan la educación superior a distancia y en línea en América Latina y el Caribe (pp. 67-82). Universidad Técnica Particular de Loja.

Schofer, E., & Meyer, J. (2005). The worldwide expansion of higher education in the twentieth century. American Sociological Review, 70(6), 898-920. https://doi.org/10.1177/000312240507000602

Schwartzman, S. (2015). Demanda e políticas públicas para o ensino superior nos BRICS. Caderno CRH, 28(74), 267-290. https://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792015000200003

Segenreich, S. C. D., & Castro, A. M. D. A. (2012). A inserção da educação a distância no ensino superior do Brasil: Diretrizes e marcos regulatórios. Revista Educação em Questão, 42(28), 89-118. https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4054

Segrera, F. L. (2016). Educación superior comparada: Tendencias mundiales y de América Latina y Caribe. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 21(1), 13-32. https://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772016000100002

Ventura, L., & Cruz, D. M. (2019). Ensino superior a distância no Brasil: Ausência nos marcos legais e expansão da apropriação privada. Revista Educação e Emancipação, 12(1), 250-271. http://dx.doi.org/10.18764/2358-4319.v12n1p250-271

Yong, E., Nagles, N., Mejía, C., & Chaparro, C. (2017). Evolución de la educación superior a distancia: Desafíos y oportunidades para su gestión. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, 50, 81-105. https://revistavirtual.ucn.edu.co/index.php/RevistaUCN/article/view/814

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

KUNZLER, J., Jacobus, A. ., Storck, J. B. ., & Marques da Rocha, M. A. . (2022). Expansão da Educação a Distância no ensino superior: Trajetórias na Argentina, Brasil, Chile e Colômbia. Revista Portuguesa De Educação, 35(2), 61–82. https://doi.org/10.21814/rpe.24298

Edição

Secção

Artigos