Identidade sociomoral, modelos sociais e socialização dos valores

Autores

  • Susana Gonçalves Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.2982

Resumo

Neste artigo apresenta-se um estudo sobre o impacte das experiências educativas formais e informais sobre a identidade psicossocial dos estudantes do Ensino Superior. O estudo, baseado num inquérito psicossocial, conta com uma amostra de 860 sujeitos (estudantes do Ensino Superior) e está centrado na esfera não-comportamental da moralidade, nomeadamente nas crenças acerca do self e na representação de bem e excelência. Os estudantes foram inquiridos acerca dos seus modelos sociais de excelência, i.e., pessoas que consideram exemplares devido às suas palavras e ações. A metodologia da análise de conteúdo permitiu catalogar as características consideradas como critério para que uma pessoa seja considerada exemplar e um modelo de excelência a seguir; a partir destes critérios inferimos os valores dos estudantes. Os resultados permitem-nos concluir que os padrões de excelência sociomoral não são influenciados pela experiência académica no Ensino Superior. Fatores demográficos, como o sexo e a experiência no contexto familiar, assim como também o estilo educativo parental, são mais influentes na determinação dos valores e crenças sociais e morais dos estudantes do Ensino Superior.

Palavras-chave
Identidade; Moralidade; Valores sociomorais; Estudante do Ensino Superior


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Como Citar

Gonçalves, S. (2013). Identidade sociomoral, modelos sociais e socialização dos valores. Revista Portuguesa De Educação, 26(1), 7–36. https://doi.org/10.21814/rpe.2982

Edição

Secção

Artigos