Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem

Autores

  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison Universidade Federal de Pelotas, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3008

Resumo

O propósito deste artigo é refletir sobre tutoria, entendida como uma estratégia de ensino e aprendizagem, utilizada para potencializar a aprendizagem colaborativa, realizada através da parceria entre alunos. Explorou-se, historicamente, o desenvolvimento de aspectos conceituais e estabeleceu-se como ponto de referência o estudo da tutoria na atualidade. Com esse suporte teórico, foi realizado trabalho de tutoria entre estudantes de Pedagogia de uma universidade pública. Depois de efetivada a atividade, desenvolvida durante um semestre, aplicou-se instrumento para aquilatar a pertinência da atuação dos alunos com essa proposta de trabalho. Os dados levantados permitem afirmar que esta forma de atuação oportunizou uma aprendizagem colaborativa, ativa, interativa, mediada e autorregulada.

Palavras-chave
Tutoria; Ensino; Aprendizagem entre estudantes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Frison, L. M. B. (2012). Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem. Revista Portuguesa De Educação, 25(2), 217–240. https://doi.org/10.21814/rpe.3008

Edição

Secção

Artigos