Critical thinking in the context of clinical practice: The need to reinvent pharmacy education

Autores

  • Erika Lourenço de Freitas Regis University
  • Djenane Ramalho-de-Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.7753

Palavras-chave:

Educação farmacêutica, Prática clínica, Atenção farmacêutica, Pesquisa qualitativa

Resumo

Com o objetivo de compreender como as práticas pedagógicas influenciam o desenvolvimento de competências clínicas em estudantes de farmácia, os autores conduziram uma etnografia crítica utilizando os métodos de observação participante, grupos focais e entrevistas em profundidade com estudantes e professores de uma das dez maiores Faculdades de Farmácia dos Estados Unidos. Os resultados que emergiram de dois semestres de pesquisa de campo mostram que o conhecimento farmacêutico tradicionalmente ensinado não é suficiente para preparar os estudantes para a prática clínica. A incorporação de experiências práticas e da filosofia e arcabouço teórico da atenção farmacêutica no currículo é necessária para preparar os estudantes para o cuidado direto das pessoas. Os resultados deste estudo poderão contribuir para a construção de atividades de ensino que efetivamente desenvolvam competências essenciais nos futuros cuidadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-04

Como Citar

de Freitas, E. L., & Ramalho-de-Oliveira, D. (2015). Critical thinking in the context of clinical practice: The need to reinvent pharmacy education. Revista Portuguesa De Educação, 28(2), 231–250. https://doi.org/10.21814/rpe.7753

Edição

Secção

Artigos